quarta-feira, 30 de abril de 2014

INFORMAÇÃO AOS ALUNOS - DCE - Justiça do Rio determina ordem de despejo ao grupo Galileo - Diretório Estudantil divulga lista com nomes dos alunos cujos documentos foram achados no lixo da unidade Madureira - CRIAÇÃO DO BLOG DESDE 2009 - FATOS ANTIGOS - VALEU A PENA A LUTA? OS CULPADOS FICARAM IMPUNES. TEMOS QUE CONSEGUIR UM GRUPO COESO PARA RESOLVER ISSO, MAS SEMPRE DENTRO DA LEI. VOCÊS PODEM ME PERGUNTAR. TEM JEITO? EU RESPONDO QUE É POSSÍVEL, MAS TEM QUE SE ESCOLHER UM LADO. FICAR EM CIMA DO MURO NÃO ADIANTA!


Justiça do Rio determina ordem de despejo ao grupo Galileo - 12/05/2014 - CLIQUEM AQUI

No dia 31 de Abril, a aluna Tatiana Martins encontrou no lixo em frente à UniverCidade, Unidade Madureira, dezessete (17) pastas com Históricos e Certificados de discentes. O assunto repercutiu pela imprensa como Globo News, RJTV e Opinólogo.

 
UniverCidade: Diretório Estudantil divulga lista com nomes dos alunos cujos documentos foram achados no lixo da unidade Madureira - CLIQUEM AQUI





 
 *** 
Documentos de alunos da UniverCidade são encontrados no lixo, diz estudante - CLIQUEM AQUI 
 
Documentos de universidade descredenciada pelo MEC no Rio de Janeiro são encontrados no lixo -- Estudante achou históricos escolares e certificados de conclusão de curso em sacos deixados diante do prédio onde funcionava a instituição, em Madureira - CLIQUEM AQUI.


 ACONTECIMENTOS INUSITADOS

O motivo da criação deste BLOG em 2009 foi conclamar os professores da UNIVERCIDADE a lutarem por seus direitos, pois desde 2003 estavam com seus salários atrasados, o FGTS não estava sendo depositado, bem como o INSS não recolhido.  

BLOG ANTIGO - PROFESSOR BRASILEIRO - SALVEI UMAS POSTAGENS DO BLOG ANTIGO: 


RELEMBREM OU CONHEÇAM - LINKS INTERESSANTES DESDE O COMEÇO DO BLOG - 2009/2010
2. 22 DE OUTUBRO - SEIS ANOS DE ATRASO
5. 14 DE NOVEMBRO DE 2009 - ASSEMBLÉIA DE 14 DENOVEMBRO DE 2009
Estou organizando o resumo de abril de 2010 a dezembro de 2010, e, de 2011, pois os fatos ocorridos de 2012 a 2014 estão nos links abaixo:

De 2012 a 2013:

1.  http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/p/fatos-marcantes-desde-janeiro-de-2012.html

De janeiro de 2014 em diante - está sendo organizado:

2.  http://professorbrasileiro.blogspot.com.br/p/blog-page_6.html


Conseguimos em 2009 reunir em ASSEMBLEIAS no SINPRO-RIO mais de 150 professores, o que começou a surtir efeitos. Só que no momento em que começavam a pagar alguns atrasados, os professores recuavam e tudo voltava como antes. Com outros atrasos marcava-se outras ASSEMBLEIAS e assim sucessivamente.

Com o tempo houve um desanimo geral entre os professores, e mesmo assim o SINPRO-RIO conclama aos professores e o BLOG ia em frente com suas críticas e alertas sobre a situação. Realizava discussões, críticas, com mensagens para os gestores e recebia até ameaças nas mensagens no BLOG, o que foi obrigado a moderar.

O Professor Brasileiro foi demitido em 2009 por motivos óbvios, e tem processo judicial até hoje, em que está no momento do recebimento de suas verbas rescisórias não pagas na época, como sempre faziam.

Em 2011/2012 apareceu o Grupo Galileo que passou a ser mantenedor da UNIVERCIDADE e GAMA FILHO, que prometeu muito e nada cumpriu. Piorou a situação... Porém, o problema sempre foi o salário não pago dos PROFESSORES que passou também a ser extensivo aos funcionários administrativos, piorando significativamente a situação de todos os funcionários do magistério. Com as diversas greves acontecidas desde 2009, pelos atrasos de salários, houve insatisfação dos alunos que acabaram por ficarem prejudicados, e houve um grande impasse: Professores sem salários e alunos sem aulas.  Mas... o que fazer?

Diversas CPIs foram realizadas, o SINPRO-RIO se manifestou, os deputados também, culminando com denúncias feitas ao MEC sobre a situação.

Acontece que em princípio, o problema não era quanto aos cursos, educação, em si, mas "era a questão de salários não pagos", que nunca foi da alçada do MEC. Claro que com a situação tudo teria um efeito dominó, mas a questão era "trabalhista".

O desespero foi tanto, que já não se sabia qual o fio da meada, e como fatalidade as Instituições mantidas  pelo Grupo Galileo - Gama Filho e UniverCidade - foram DESCREDENCIADAS sem ao menos se obter uma decisão judicial de se tentar reerguer-las e PUNIR aos culpados. 

Na UniverCidade tínhamos o reitor Ronald Levinshon, tínhamos Wanderley Mardini Cantieri e outros, no Grupo Galileo, Marcio Mendes, Alex Porto, Adenor Gonçalves, e outros...




 


Quem ficou prejudicado? 

O professor!

Não receberam seus salários, seus direitos, e ficou por isso mesmo.

Alguns professores tiveram suas transferências assistidas para a Unesa, Veiga de Almeida, mas somente um pequeno grupo. Contudo, estes também não receberam nada.

E os verdadeiros culpados?

Quem é que vai pleitear os direitos dos professores que ficaram sem seus empregos, sem seus salários, seus FGTS, INSS, etc...

O MEC pode descredenciar uma Instituição por problemas trabalhistas? 

Sinceramente, "NÃO"...

Ao descredenciar o silêncio imperou e não se ouve mais falar em lutar.

Juridicamente o que deveriam ter feito: 


1. Requerer ao juiz trabalhista uma INTERVENÇÃO para que fosse nomeado um INTERVENTOR e tentasse reerguer as Instituições para fins de pagar direitos trabalhistas! 





2. Não procurar o MEC para fins de não cumprimento de CONTRATO DO TRABALHADOR, pois não cabe ao MEC analisar direitos trabalhistas.



A orientação foi errada e insensata, pois o MEC nunca deveria ter sido procurado em primeiro lugar, e sim, o Ministério Público do Trabalho.

As atribuições do MEC tem a ver com Educação, mas com relação a salário de professores é seara "trabalhista", e, por sua vez "judicial". 

Isso estou sugerindo desde o começo do Blog. Determinadas pessoas sabem disso! Mas ... QUEM SOU EU?  Um simples professor!!!
Contudo, conheço leis, e não é de hoje...

O que realmente houve?  Por que os professores não foram pagos? Por que tudo silenciou? Por que não atingem os bens dos gestores para pagar as dívidas uma vez que a lei dá esse direito?


AQUI VAI O MEU PROTESTO CONTRA A ATITUDE DO "MEC" E CONTRA A "IMPUNIDADE DOS GESTORES" QUE ESTÃO TRANQUILOS EM SEU CANTO GOZANDO DE ESTABILIDADE E DANDO GARGALHADAS PELA SITUAÇÃO.


OS CULPADOS NÃO PODEM CONTINUAR IMPUNES. O QUE ACHAM DE REUNIR UM GRUPO COM OS MESMOS IDEAIS E OBJETIVOS E ENCONTRAR UMA SAÍDA?

EXISTE SAÍDA A PARTIR DO MOMENTO QUE HAJA SOLIDARIEDADE, E, EXISTE SAÍDA JUDICIAL, SIM!