segunda-feira, 29 de março de 2010

ESPERO QUE ESTE SILÊNCIO LEVE ALGUMA AUTORIDADE A SE SENSIBILIZAR E PROVIDENCIE UMA FORMA MAIS EFICAZ DE RESOLVER ESSAS ILEGALIDADES QUE SE ALASTRA EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS.

     
  FELIZ PÁSCOA!!!
 
                                                                                                                                           
Os professores e a Instituição calaram-se.

De qualquer forma o "movimento" provocou ATITUDES por parte da categoria, em que vários ajuizaram Rescisão indireta.  Percebi que continuam a ministrar aulas, só aguardando o deslinde das ações judiciais. Outros corajosamente negaram-se a determinada carga horária em troca de trabalhar em Instituições que estão cumprindo com suas obrigações.Todos estão em busca de outros desafios e a tendência é que haja até o final do ano de 2010, uma retirada em massa de excelentes professores com titularidade e competência.

Como será que estão as denúncias realizadas ao Ministério Público? O que se tem  de Notícia  está no site do SINPRO. O Deputado Paulo Ramos está providenciando a criação de uma CPI para apurar as ilegalidades e arbitrariedades dos gestores das Instituições de Ensino. Precisamos para ontem, porque o hoje já foi consumado pela descrença e desânimo por parte da categoria.

Vejam abaixo:
Deputado Paulo Ramos pede CPI do Ensino Superior Privado

O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Ramos (PDT), apresentou, no dia 23 de fevereiro, requerimento para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias relativas às graves irregularidades que ocorrem nas entidades particulares do Ensino Superior. A investigação deve ser composta por sete membros, com prazo de duração de 90 dias prorrogáveis.
Após a realização de diversas audiências públicas, constatou-se que havia irregularidades em diversas universidades da rede particular. As primeiras plenárias foram a respeito da Candido Mendes, Unig e UniverCidade. Entretanto, Ramos pediu à representante do MEC que faça um levantamento de quanto foi repassado para as instituições educacionais do estado credenciadas no Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2009, a fim de verificar os gastos.
Além disso, também vão ser apuradas as denúncias relativas à gestão fraudulenta, enriquecimento ilícito, desvio de recursos públicos, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, propaganda enganosa, precarização das relações de trabalho, inclusive com assédio moral, extinção arbitrária de Conselhos Universitários, manipulação e repressão às representações de professores, alunos e outros servidores, criação de monopólios e deterioração da qualidade do ensino nas entidades particulares de Ensino Superior.
"Não posso ser professor  se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo". Paulo Freire 


Saudações,

Professor Brasileiro
MENSAGEM ANTERIOR
PUBLICAÇÃO NO JORNAL "O GLOBO" - 01/01/2010
ENTREVISTA - CBN - 26.01.2010