sábado, 5 de janeiro de 2013

MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES CONTRA O GRUPO GALILEO – DIA 16 DE JANEIRO AS 18:30 , NA RUA SETE DE SETEMBRO, 66 – CENTRO - RJ. O Governo Federal aprovou o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que visa assegurar condições para a continuidade das atividades de entidades mantenedoras de ensino superior com dificuldades financeiras.GRUPO GALILEO AFIRMA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE HONRAR EM DIA OS PAGAMENTOS. DEMISSÃO EM MASSA NA UNIVERSIDADE GAMA FILHO E NA UNIVERCIDADE - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE.

MANIFESTAÇÃO DOS ESTUDANTES CONTRA O GRUPO GALILEO – DIA 16 DE JANEIRO AS 18:30 , NA RUA SETE DE SETEMBRO, 66 – CENTRO - RJ

-Fechamento das Unidades do Méier, Freguesia, Praça XI e Carioca (em definitivo);
-Decisões arbitrárias e irregulares que prejudicarão todo o corpo discente;
-Falta de pagamento dos professores e funcionários
-Demissões em massa;

Diante desses e outros absurdos o DCE está convocando TODOS os alunos da UniverCidade e Gama Filho para irmos as ruas e exigir que a Galileo Educacional nos receba e que nos dê uma explicação sobre todos os acontecimentos do início desse ano.

O DCE está convocando TODOS os alunos da UniverCidade e Gama Filho para irmos as ruas e EXIGIR que o Grupo Galileo Educacional nos receba e nos dê uma explicação sobre todos esses absurdos!!

NÃO PODEMOS NOS CALAR, NÃO PODEMOS FICAR EM CASA E ACEITAR TODO ESSE DESRESPEITO, NÃO PODEMOS ACEITAR QUE ELES NOS DIGAM O QUE FAZER!!! PRECISAMOS DA UNIÃO DE TODOS PARA QUE MAIS UMA VEZ POSSAMOS FAZER A DIFERENÇA E LUTAR!!




PEDIDO DE PARCELAMENTO DE DÍVIDA DO GRUPO GALILEO (GAMA FILHO e UNIVERCIDADE) BASEADO NA LEI 12.688/2012 QUE PERMITE A REESTRUTURAÇÃO DE "IES".
 
O Governo Federal aprovou o Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies), que visa assegurar condições para a continuidade das atividades de entidades mantenedoras de ensino superior com dificuldades financeiras.



Em 2013.1 funcionarão as seguintes unidades da UGF: Piedade, Engenhão, Barra (O2) e Centro (Candelária).


Funcionarão, segundo a Galileo, as seguintes unidades da UC: Sete de Setembro, Gonçalves Dias, Madureira e Ipanema.



INDIGNAÇÃO DA ADGF


Nova Informação do 13º adiado: Notas da reunião com a direção da Galileo

Rio, 4 de janeiro de 2013.

A diretoria da ADGF foi recebida pela direção executiva da Galileo Educacional nas pessoas de seu diretor presidente, Dr. Alex Porto, diretor de finanças, Prof. Samuel Dionizio e diretor de operações futuras, Prof. Wanderley Cantieri.

As questões que interessam aos docentes da UGF são de natureza acadêmica, tanto relativas à excelência da condução acadêmica, quanto relativas às condições de trabalho e assalariamento. As notas aqui expressas são o conteúdo das informações prestadas pela direção da Galileo à comunidade acadêmica. Coube à direção da ADGF expressar nossa insatisfação e indignação com os procedimentos que se apresentaram até o momento, bem como negociar soluções exequíveis. A direção da ADGF entende que é de interesse da comunidade acadêmica o restabelecimento dos direitos, o investimento em qualidade acadêmica e a demonstração de atitudes que expressem essas duas diretrizes por parte da mantenedora. No que segue, registramos as explicações e promessas da Galileo ante a demanda dos docentes.

I. Da indignação dos docentes com os repetidos atrasos de datas e falta de coerência dos discurso da Galileo

Os diretores da ADGF expressaram a indignação dos professores com as sucessivas mudanças de datas aprazadas para os pagamentos, em especial com a do 13º salário, que sofrera, até 4/1/2013, três alterações. Ademais, destacaram que há por parte dos docentes apreensão relativa à condução acadêmica do ano de 2013, conquanto não existam ainda informações sobre vestibular, alocação das unidades em funcionamento, processos de participação da comunidade docente na condução da vida acadêmica. Além disso, também manifestaram que os docentes estão preocupados com os pagamentos referentes aos 1/3 de férias dos anos de 2011 e 2012. Enfim, a ADGF manifestou à direção da Galileo as preocupações e a indignação dos docentes, também com relação ao conjunto de pendências que foi apresentado às sucessivas gestões da mantenedora.

II. Das explicações e propostas gerais da Galileo
Em resposta a essas demandas a direção da Galileo informou que a situação econômica e financeira das instituições é muito grave. O atual quadro inspira cuidado, dado a diferença entre custo e ingresso de recursos. O atual acionista majoritário exigiu um plano de negócios que assegurasse exequibilidade da instituição. Nesse sentido, a direção da Galileo operou três esforços concomitantes: (a) conclusão do plano de acesso ao PROIES (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior); (b) ações de reestruturação para redução de custos; (c) ações prospectivas para melhoria da qualidade acadêmica (convênios, planos pedagógicos, etc).

Em relação ao primeiro empenho, o prazo para a conclusão do balanço e plano de recuperação das duas instituições (UC e UGF) constitui em uma moratória de 15 anos. O prazo para entrega do PROIES era 31/12. No entanto, a Receita Federal não funcionava na data aprazada. Isso implicou impetração de recurso de tutela antecipada para que  o plano apresentado pela Galileo fosse aceito e entregue no prazo, o que finalmente ocorreu aos 2/1/2013.

O plano de reestruturação implicou na revisão da exiquibilidade do funcionamento de unidades da UC. Os campi Carioca, Praça XI, Méier e Freguesia demonstraram-se, na avaliação da Galileo, inviáveis financeiramente. Isso conduziu ao encerramento das unidades junto ao MEC. Gerou, também, a necessidade de equacionar o contingente docente daqueles campi. O resultado foi a demissão de 64 docentes da UC e 24 da UGF, referentes aquelas unidades, além de 12 funcionários administrativos da UGF. Além desses, segundo a Galileo, por determinação da pró-reitoria de Saúde, foram demitidos 22 docentes médicos anteriormente vinculados ao Hospital São Bernardo. A Galileo informou que negociará a homologação dessas 110 demissões com o Sinpro-Rio, segunda-feira, 7/1/2013.


Finalmente, em relação à melhoria da qualidade acadêmica, a Galileo informa que está constituindo um plano para recuperação das marcas UC e UGF no mercado

Em 2013.1 funcionarão as seguintes unidades da UGF: Piedade, Engenhão, Barra (O2) e Centro (Candelária).

[Funcionarão, segundo a Galileo, as seguintes unidades da UC: Sete de Setembro, Gonçalves Dias, Madureira e Ipanema]

A UGF será a única IES a dispor de três hospitais universitários com aproximadamente 400 leitos. No S. Bernardo funcionarão duas unidades hospitalares (Geral e Trauma) e em Jacarepaguá uma unidade hospitalar especializada em transplantes. Será mantido o convênio com a Santa Casa de Misericórdia. Haverá em Ipanema, na unidade da rua Sadoc de Sá, o curso de Odontologia.

Segundo a Galileo, há novos contratos com terceirizadas para segurança e limpeza para todas as unidades. Também haverá plenas condições de trabalho, havendo material higiênico nos sanitários e material didático para atividade docente.

Eles também informaram que há convênios firmados com a EMERJ e com o Sintraconst-Rio (Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil) para que os filhos dos magistrados e dos sindicalizados tenham bolsas nos cursos da UGF. Ainda em relação ao que tange às questões acadêmicas informaram que a Profa. Vera Salvador deverá fazer oficinas com as coordenações no início de 2013.1 visando o aperfeiçoamento acadêmico dos cursos - a profa. Vera Salvador é responsável por avaliação em curso sobre a eficiência e o enquadramento dos cursos.

Os vestibulares estão em curso. O primeiro foi o ENEM, e segue com os vestibulares em janeiro, os quais contarão com campanhas de propaganda.

III. Das explicações e dos encaminhamentos propostos em relação ao ciclo de pagamentos

A direção da Galileo indicou que não houve condições para honrar com a data de 4/1/2013, na qual se efetivaria o pagamento da integralidade do 13º devido as injunções para a conclusão do PROIES. Afirmou, porém, que este pagamento será realizado aos 10/01/2013.

Em relação ao pagamento do salário de dezembro, foi informado que será pago em duas parcelas, sendo a primeira aos 15/01/2013 e a segunda aos 30/01/2013. Informaram ainda que O PAGAMENTO DO SALÁRIO DE DEZEMBRO FICA CONDICIONADO AO RECADASTRAMENTO DOS DOCENTES (SOBRE RECADASTRAMENTO DOS DOCENTES HÁ INFORMAÇÕES NO SITE DA UGF).

Em relação aos 1/3 de férias de 2011 e aos 1/3 de férias de 2012, foi informado que até quarta-feira, 11/01/2013 a direção da Galileo informará à direção da ADGF o fluxo para o pagamento deste direito dos docentes.

A negociação para a homologação das demissões efetuadas neste momento, dos 110 docentes da UC e UGF, será realizada no Sinpro-Rio, aos 7/1/2013.

Na próxima segunda-feira, 7/1/2013, será, também, avaliado no Sinpro-Rio o pagamento da 5ª cota do 13º devido, do ano de 2009.

A atual dívida do FGTS está, segundo a Galileo, sendo negociada com a CEF, para ser parcelada.

O conjunto das demais pendências da UGF com os docentes, que foi apresentada à diretoria da Galileo, será negociada na primeira semana de março. 



O SINPRO-RIO solicita aos professores DEMITIDOS que encaminhem  cópias dos telegramas para juntá-las no processo do Ministério Público, pois haverá AUDIÊNCIA dia 17 de janeiro.





quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

AUDIÊNCIA DO PROCESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA O GRUPO GALILEO, CONFORME ATA ABAIXO. NOVA AUDIÊNCIA DIA 17 DE JANEIRO. DEMISSÕES EM MASSA. BARBÁRIE DOS GESTORES DO GRUPO GALILEO E DESCUMPRIMENTO DE TODOS OS ACORDOS FIRMADOS * SINPRO-RIO CONCLAMA AOS PROFESSORES DEMITIDOS PARA ENTREGAREM NO SINPRO-RIO CÓPIAS DOS TELEGRAMAS DE DEMISSÕES, PARA COMPROVAR ESSA CALAMIDADE E ILUSTRAR O PROCESSO ABAIXO.



Através de informação da diretoria do  SINPRO-RIO, a entidade sindical enviou um ofício aos gestores da UniverCidade para uma explicação sobre a demissão de aproximadamente 80 funcionários, administrativos e professores do Centro Universitário da Cidade - Univer Cidade. A instituição não enviou a lista dos demitidos  para o Sindicato embora seja obrigação da instituição.

O SINPRO-RIO solicita aos professores DEMITIDOS que encaminhem  cópias dos telegramas para juntá-las no processo do Ministério Público, pois haverá AUDIÊNCIA dia 17 de janeiro.

Locais de contato:

SEDE: Rua Pedro Lessa, 35 - 2º, 3º, 5º e 6º andares

Centro - CEP: 20030-030  (próximo ao metrô Cinelândia)

Tel: (21) 3262-3400

Atendimento todos os dias úteis das 9h30 às 12h e das 14 às 17h30 , na Sede do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35 - 2º andar - Castelo) - Tel.: 3262-3410

Ou nas Subsedes:

Campo Grande (Rua Manaí, 180)
Tel.: 2415-4686

Barra (Av. da Américas, 5.777 - salas 202 e 208 a 211)
Tel.: (21) 2438-2457 / 2497-3710 / 2438-4109

Madureira (Rua Carolina Machado, 530 - salas 210, 211 e 212)
Tel.: (21) 3350-6233 / 3350-6255 / 3350-6149

Ou pelo endereço eletrônico: plantao@sinpro-rio.org.br


ATA DA AUDIÊNCIA DO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2012


DEMISSÃO DO PROFESSOR:

CONVENÇÃO COLETIVA que, entre si, fazem, de um lado, o SINDICATO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO - SINPRO-RIO, CNPJ n° 33.654.237/0001-45, e, de outro lado, o SINDICATO DAS ENTIDADES MANTENEDORAS DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEMERJ, CNPJ n° 42.586.511/0001-87, mediante as seguintes cláusulas, para a data-base de 1/4/2012:

CL. 23ª – NOTIFICAÇÃO DA DISPENSA DO PROFESSOR:

23.1 – Os estabelecimentos de ensino, quando não desejarem manter o contrato de trabalho do professor no início do ano letivo seguinte, deverão notificá-lo até 31 de dezembro, desde que não seja legalmente prorrogado o respectivo período escolar, da data a partir da qual correrá o aviso prévio legal, sob pena de pagar ao professor uma multa correspondente aos salários dos dois últimos meses, sem prejuízo dos direitos assegurados na presente Convenção, na CLT e na Legislação Complementar.



Comunicado do Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade - facebook

O Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade vem expor seu repúdio e revolta em relação aos últimos acontecimentos em nossa Instituição.

- Demissão de mais de 50, entre professores e funcionários do administrativo;

- Possibilidade de fechamento de duas unidades;

- Descumprimento do acordo da Galileo Educacional;

- Troca administrativa das Unidades de Madureira e Freguesia, entre outras.

Nós desprezamos todas as ações enganosas e toda a quebra de acordo promovida pela Galileo Educacional para com seus docentes e funcionários, bem como a todo o corpo discente que também está sendo afetado.

Não aceitamos a forma com que são tratados os docentes e funcionários, sendo demitidos e não pagos, quebrando assim as promessas feitas em 2012 de pagamentos e não demissão dos funcionários e professores. E também não acataremos nenhum prejuízo causado aos discentes. Entendemos que a Galileo Educacional não sabe administrar as Instituições de ensino das quais é a mantenedora e como alunos, temos vergonha da forma em que estão sendo conduzidas a UniverCidade e Gama Filho.

Até quando as “promessas” feitas serão descumpridas? Até quando professores e funcionários serão demitidos em massa? Até quando os que restaram ficarão sem receber seus salários? Até quando os alunos serão tratados sem o mínimo de respeito?

NÃO vamos admitir sermos tratados desrespeitosamente pela Galileo Educacional!

PRECISAMOS DA UNIÃO, PARTICIPAÇÃO E DO INTERESSE DE TODOS!!! Pois, assim como no início do ano passado estamos dispostos a lutar, mais uma vez, para que não sejamos mais prejudicados. Até quando os alunos ficaram de braços cruzados?

ALUNOS: Iremos solicitar uma reunião entre o DCE e o Sr. Alex Porto Farias, presidente da Galileo Educacional afim de levarmos todas as questões que sempre divulgamos aqui e de obter respostas satisfatórias. Não iremos aceitar mais nenhuma decisão arbitrária e sem fundamento desta empresa.

Convocaremos todos a uma manifestação em frente à Reitoria, na primeira semana de aula se não conseguirmos uma reunião com a Galileo.Tentaremos até que nos recebam, assim como fizemos com a Reitoria da UC durante a greve!!!

Saudações a quem tem coragem!!!!