sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Mensagem à Imprensa do Ministério Público do Trabalho e resposta da Assessoria de Comunicação que remeteu a Denúncia para o órgão competente e Nº DO PROTOCOLO NO MPT


RESPOSTA DO ANALISTA PROCESSUAL DO MPT
27/10/2009

---------- Forwarded message ----------
From: Denuncias PRT1 <denuncia@prt1.mpt.gov.br>
Date: 2009/10/27
Subject: Fw: Re: professor universitário


Sr(a),

Sua denúncia foi recebida e protocolada sob o nº 4066/09.O andamento de
procedimentos instaurados na sede desta Procuradoria pode ser acompanhado
por telefone, nº 3212-2006, ou pessoalmente, na Av. Churchill, 94, 7º Andar,
Centro – Rio de Janeiro.

Atenciosamente,
Cleber Tavares Neto
Analista Processual.


RESPOSTA DA ASSESSORA DE IMPRENSA DO MPT
23.10.2009


- Forwarded message ----------
From: Assessoria de Comunicação <ascom@prt1.mpt.gov.br>

Date: 2009/10/23
Subject: Re: professor universitário
To: Professor Carioca <professor.brasileiro@gmail.com>, Denuncias PRT1 <denuncia@prt1.mpt.gov.br>

Prezado Professor,

O conteúdo desta mensagem será encaminhado ao setor responsável pelo recebimento de denúncias do Ministério Público do Trabalho, conforme email copiado nesta mensagem.

Att

Flávia Arbache
Assessora de Comunicação



DENÚNCIA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO
22.10.2009

Professor Carioca escreveu:

---------- Forwarded message ----------
From: Professor Carioca
Date: 2009/10/22
Subject: professor universitário
To: ascom@prt1.mpt.gov.br


Prezada Sra Flávia Arbache,

Sou professor universitário e junto com todos do Centro Universitário da Cidade, estamos passando por sérios problemas de inadimplência por parte da Instituição.

 A UNIVERCIDADE paga aos poucos aos professores , deve 13º salário, FGTS, INSS, e não sabemos mais o que fazer.

Eu tenho outros meios de subsistência , mas muitos têm somente essa atividade e de qualquer forma é um desrespeito o que estão fazendo.

 Assim , o que estamos passando , por mais que eu cientifique ao Pró reitor que é responsável pela parte financeira , não existe nenhuma manifestação e o silêncio continua. Enviei mensagem   ao mesmo e nada. O SINPRO determinou um prazo para que ele resolvesse o problema ou fizesse um planejamento de pagamentos mensais e nada foi feito. Assim , existe um grande descaso e todos os professores continuam a cumprir sua missão , pois os alunos não têm culpa.

 Contudo , tenho conhecimento de alguns fatos e gostaria que conhecesse o BLOG que estou desenvolvendo que está dando início a informações que parece que são causadores desta inadimplência.  Até a presente data a Instituição pagou 50% do salário, desconta todos os encargos do salário conforme os demonstram os contracheques , mas não repassam - FGTS, INSS, 13º SALÁRIO.

Os professores não rebem seus salário, trabalham corretamente , são descontados quando esquecem de bater o ponto e não têm FGTS,13º e INSS para sua aposentadoria.

O SINPRO ajuizou Ações referente ao FGTS e 13º salário , mas é demorado e não se sabe quando vai ser resolvido.Estou fazendo o que posso para dar publicidade, pois entendo ser um instrumento imprescindível.

 Vivo isto todos os dias com os colegas e cada vez que converso com um fico arrasado.Hoje mesmo a tarde vi um desânimo geral.

 Por isso gostaria de saber qual a melhor forma de denunciar essa ilegalidade junto ao Ministério Público do Trabalho  e inclusive com isso certamente haveria publicidade junto aos senhores.  Posso fazer por email?

Envio para o email:



Ou seria bom ir pessoalmente?

O BLOG traz informações importantes e  seria de bom termo que fossem esclarecidas pelos dirigentes da Instituição.
professorbrasileiro.blogspot.com/>

Agradeço-lhe sinceramente a atenção que puder dispensar sobre o assunto.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SEIS ANOS DE ATRASO

Amigos,


Comecem a conhecer o que se passa . Cliquem no link abaixo:


 UNIVERCIDADE TRUST RECEBÍVEIS S/A


Cliquem em cada ítem e leiam o SITE DA TRUST:
 
SITE DA TRUST


                Vocês sabiam que muitos professores do Centro Universitário da Cidade,UniverCidade, estão com suas cargas horárias zeradas? O FGTS e INSS estão sendo descontados e não repassam devidamente?

E o 13º salário que é um direito do trabalhador para as festas natalinas , onde foi parar?

Os contracheques estão sendo fornecidos e nós fingimos que não estamos vendo e a Instituição finge que paga em dia!

Todos os meses recebemos salários em partes e cada vez está piorando mais. Até o dia 21 de outubro recebemos 50% , e o restante quando vem?

Cientifico aos senhores que o SINPRO-Rio já ajuizou as respectivas Ações Judiciais na Justiça do Trabalho com relação ao 13º salário e o FGTS. Vejam os números:

1) 01890.2003.039.01.00-1
2) 00141.2009.002.01.00-6

Foi enviada mensagem ao pró-reitor Bruno Guerra para se manifestar sobre estas ilegalidades e até hoje não obtivemos resposta.

Na verdade , vou lhes dizer onde "parece" que foi parar os nossos direitos!

A Associação Educacional São Paulo Apóstolo - ASSESPA, mantenedora do Centro Universitário da Cidade, UniverCidade, adquiriu debêntures da Univercidade Trust Recebíveis S/A(CNPJ nº 06.027.566/001-93).

Vocês conhecem?

Aparentemente a UniverCidade só vai se restabelecer após o término da aplicação em Debêntures que será no dia 08 de dezembro de 2009, "isto se não renovarem o Contrato de Cessão de direitos creditícios da ASESPA para a TRUST".

A aplicação foi realizada em 01 de fevereiro de 2003 e coincidentemente os problemas começaram nesta época.

Debêntures é um Contrato de Empréstimo que foi a prazo determinado e em contrapartida a "Trust" retribuirá o valor principal com os acréscimos estabelecidos por escrito.

Imaginem quanto tempo estamos pagando por isso e todos os recebíveis da prestação de serviços que nós realizamos para a Instituição sem fins lucrativos beneficia uma Empresa vinculada a esta!

A ASSESPA adquiriu debêntures em 2003 e aplicou uma fábula através de recebíveis dos alunos e até hoje permanece. Por que a Instituição se cala ?

Aplicação é através de importâncias extras e pelo visto não é isto que está acontecendo.

São direitos creditícios provenientes dos serviços educacionais,firmados através de contrato padrão entre a ASSESPA e seus alunos, contratos esses que definem seu fluxo de caixa futuro, objeto da transação levada a termo entre a ASSESPA e a UniverCidade Trust Recebíveis S/A.

Para pagar aos professores e funcionários administrativos a Instituição vive de empréstimos bancários durante esses 6 (seis) anos.

O que está sendo relatado é público e notório e está na INTERNET , assim sendo lembremos que todos os atos que são registrados têm publicidade e nada temos a temer. É só pesquisar!

Comecem a conhecer o que se passa . Cliquem no link abaixo:


Mudança de denominação social a Associação 
Reflitam e comentem , mesmo de forma anônima.

Lembrem-se : O importante é não desistir.

Saudações,

Professor Brasileiro

MENSAGEM AOS PROFESSORES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE

Caros colegas,

Abaixo está à mensagem que enviei para o Pró-reitor Bruno Guerra.
Somos professores que cumprimos nossa missão junto a UniverCidade, pois temos consciência de que o aluno não tem culpa do que está sucedendo. Porém, não importa se necessitemos ou não do salário da UniverCidade, de qualquer forma é um desrespeito e ilegalidade deixar de pagar o salário em dia, além do 13º salário, Férias, INSS e FGTS que nos descontam e não recolhem.
No momento de sua aposentadoria os valores não recolhidos do INSS poderão fazer falta. Se você for demitido não terá indenização. O que está se passando realmente? Alegam problemas financeiros o que parece uma inverdade , ou se é , por que não esclarecem? Podem alegar que nada temos com a administração da faculdade, mas só não teríamos a partir do momento que não atingisse a todos nós.
Qual o motivo desse silêncio que subestima a todos os professores?
São os professores que exercem a atividade fim da Instituição, isto é, dão a produção para a Entidade Educacional enquanto que os dirigentes exigem tudo de nós e até mesmo descontam falta quando se esquece de marcar o ponto e o apoio docente por mais que justifique não há reversão. Pagam 30% e todos se acomodam.  Não queremos receber migalhas!
Colegas. Por que essa passividade se todos têm direitos a reivindicar?
Temos que partir para o trabalho em equipe e não fingir que nada está acontecendo, pois existem meios legais para se conseguir um resultado mais eficaz. Eu tenho a certeza de que os alunos vão entender.
Os dirigentes continuam a agir dessa forma por culpa dos próprios professores que se omitem, estão inertes, adormecidos e continuam a brincar sorrir, muitos com dívidas, com problemas financeiros, e é como se não houvesse nada!                   
TEMOS DIREITOS COMO PROFISSIONAIS E ESTÁ NA HORA DE LEVANTAR E DAR AS MÃOS. Conversem entre si nas manhãs, nas tardes, nas noites e decidam pela paralisação. Seu Sindicato tem conhecimento do acontecido e aceitem a intervenção dele.  Aguardem que ele estará lhe procurando nos locais de trabalho. Se ele te chama vá até ele. Estejam abertos para lutar. Caso contrário o desrespeito e o abuso continuarão.
Existe uma célebre frase que muito me impressiona: ”O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons”. Martin Luther King
Sinto muito. Enquanto não houver uma manifestação da direção da UNVERCIDADE eu continuarei a tornar público essas ilegalidades, mas seria melhor se houvesse união.
Saudações.

PRIMEIRA MENSAGEM AO EXMO. PRÓ-REITOR BRUNO GUERRA


--------- Forwarded message ----------
From: Professor Brasileiro
Date: 2009/10/8
Subject: Desabafo de mestres
To:

Exmo.sr. Pró-Reitor Administrativo
Bruno Guerra

Sou professor da UNIVERCIDADE  e estou perplexo diante da situação atual.

Diversos professores estão com sérios problemas em virtude do atraso dos seus salários. Muitos estão com os seus nomes na Serasa, SPC e até mesmo no CCF.
Eu particularmente tenho outros meios de subsistência, mas conheço vários que vivem somente do salário da Univercidade ou necessitam desta complementação. Estes se dedicam há muitos anos a ensinar por amor a profissão e inclusive à Instituição.
Nos dias em que ministro aulas todos estão a postos, com sorriso nos lábios, brincando e animados em estar com seus alunos, tratando-os com todo o amor e dedicação. Continuam seus trabalhos, cumprindo com sua obrigação, gastando sua gasolina, passagem, roupa, enfim, pagando para realizar um trabalho que se transformou num sacerdócio. Em troca têm sua contraprestação de gota em gota, tornando impossível o pagamento de seus débitos.
Eu presencio depoimentos de muitos que já perderam bens, contraíram empréstimos para cobrir outros, formando uma grande bola de neve que será quase impossível degelá-la, pois tudo que está dentro dela já está com defeito ou deteriorado. Não quero dizer com isso que a Univercidade é culpada de todos os problemas dos professores e funcionários administrativos, mas está sendo em parte.
Assim, é de bom termo que a Univercidade tome uma iniciativa e apresente um remédio para que comece a resolver esta situação que parece ser irreversível.
Temos profissionais gabaritados na Univercidade, excelentes intelectuais, especialistas, mestres, doutores, e não podem ficar a margem do que está realmente acontecendo na Instituição. Essa omissão traz descontentamentos, desânimos, depressões, e é o que estou assistindo.
Precisamos saber se é possível ou viável a continuação da Instituição, qual o futuro da Instituição, qual a previsão de resolução de todo o passivo. Sei que pode ser mais complicado do que imaginamos, mas não podemos continuar a deriva.
Se reivindicarmos nossos direitos dirão: “cuidado vai perder seu emprego”; se calarmos : “você está certo, é melhor este do que nenhum”. Ou mesmo: “se estão insatisfeitos se retirem”. É muito cômodo. Esta é a cultura brasileira que precisa acabar.
É de bom termo que trabalhemos em equipe, pois este é o lema do sucesso. Entendo que deveria ter uma manifestação da direção e expor realmente os problemas, pois se fosse empresa já estaria no momento de uma Recuperação Judicial. Este é o melhor método para preservar a atividade, o ativo e inclusive os empregos que tem importância primordial na sociedade e, inclusive encontrar meios para sanar o passivo através dos próprios credores que desejam o restabelecimento da Instituição.
Contudo, mesmo sendo Instituição Sem Fins Lucrativos não impede que possamos dialogar sobre o problema e encontrar uma solução.
Não é a crise mundial, mas algo que já está se arrastando há alguns anos.
Esse silêncio da direção e o aparente descaso é um desrespeito aos professores. São seres humanos que raciocinam, pensam, sonham, sofrem, ao contrário do que faz parecer os dirigentes, pois esta omissão transparece que somos seres inanimados ao dispor da Instituição.
Em princípio, proponho a V.Exa. uma manifestação a todos os professores do que está ocorrendo e do que está por vir, no prazo de 20 dias a partir desta, pois aqueles que lidam com a parte financeira têm uma previsão do futuro.
Posteriormente, teremos que partir para outro meio legal, mas que seja eficaz.
Atenciosamente,