segunda-feira, 12 de abril de 2010

PROFESSORES. POR QUE NÃO SE MANIFESTAM? 20% DO SALÁRIO DE MARÇO ATÉ AGORA? RETOMANDO O "MOVIMENTO".FOI REALIZADA A AUDIÊNCIA PÚBLICA DE HOJE,DIA 12 DE ABRIL, AS 11 HORAS.Sr. Reitor. Honre o patrono da Instituição. São Paulo Apóstolo é um símbolo de retidão! Os salários continuam a atrasar??? 20% do salário de março pago em 14 de abril???PARTICIPAÇÃO DO SINPRO-RJ NA "ABI",DIA 14 AS 18:30 H - DISCUSSÃO SOBRE AS DEMISSÕES ARBITRÁRIAS E A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO.OS PROFESSORES DEMITIDOS DA ASDUC COMPARECERÃO.

ATENÇÃO!

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRO DE IMPRENSA - ABI
DISCUSSÃO SOBRE OS PROBLEMAS DAS UNIVERSIDADES E SOBRE AS DEMISSÕES ARBITRÁRIAS. OCORREU DIA 14 DE ABRIL AS 18:30 HORAS.Compareceram o diretor Paulo Cesar Ribeiro do SINPRO-RJ, membros do Ministério Público,  o Deputado Paulo Ramos e alguns professores.

É interessante observar que a realidade vivida pelas universidades privadas são idênticas. Salários atrasados, FGTS não depositado, retaliações por fazer parte de ASSOCIAÇÕES, enfim a infringência à Constituição da República é latente.

Estamos em um Estado Democrático de Direito, porém vivemos numa ditadura camuflada, uma vez que temos um pequeno grupo que aponta e mandam à guilhotina.


Um conhecido professor do ramo jurídico Miguel Baldez foi demitido pelo Sr. Cândido Mendes, depois de 42 anos de serviços à universidade, com 80 anos de idade. É um lutador em prol dos direitos dos professores e participava ativamente nas Assembléias, Audiências Públicas, enfim é um exemplo para todos.


A presidente da ASSOCIAÇÃO constituída da Gama Filho Mônica Figueiredo também foi dispensada e está em processo de reintegração.


Os membros de nossa ASSOCIAÇÃO DOCENTE – ASDUC também, exceto dois que têm estabilidade sindical.


Assim, senhores, vivemos em tempo de hipocrisias em que aqueles que dizem “liberdade de expressão” são os mesmos que mandam cortar as nossas cabeças.


A Constituição da República vige, mas não é aplicada, assim sendo temos que fazer com que os líderes do governo e do judiciário saibam de nossos problemas. Se todos calarem NUNCA atingiremos ao objetivo e aqueles que virão depois de nós sentirão o desânimo e aí nada poderão fazer. Vamos plantar com sementes sadias para que nós também possamos usufruir dessa vitória.


O passado repercute no futuro.

VAMOS DENUNCIAR e continuar a cuidadosamente a LUTAR!

Clique: SINPRO-RIO

                                                  Amigos,

Estive hoje na AUDIÊNCIA PÚBLICA do dia 12 de abril na ALERJ com o Deputado Paulo Ramos e deparei-me com diversos casos de  DEMISSÕES ARBITRÁRIAS. Isso está acontecendo em diversos ramos de empresa, além das Instituições de Ensino. Até mesmo nas empresas de economia mista e pública os  gestores estão decapitando todos os líderes sindicais, dirigentes, e aqueles simpatizantes, pois entendem ser de vital importância para preservar as ilegalidades e continuarem a obter lucro sem nenhum retorno aos trabalhadores.

O SINPRO-RIO esteve presente nas pessoas da Profª Magna Correa,Profª Viviane Siqueira, Profª Olney da Silva, Prof. Marcio Fialho e o advogado Dr.  Marcio Cordeiro, bem como os líderes da ASDUC, ASSOCIAÇÃO DOS DOCENTE DA UNIVERCIDADE. Além disso um representante do Ministério Público do Trabalho e o Superintendente Regional do Trabalho Eliezer Ferreira dos Santos compareceram dando seus pareceres favoráveis as investigações pleiteadas.

 Clique:  SINPRO-RIO

Os líderes da ASDUC,  denunciaram  mais uma vez perante a ALERJ todas as arbitrariedades e ilegalidades realizadas pelos gestores da Instituição, mencionando sobre o ambiente de pressão e assédio que os professores estão vivendo.                                                    

Com relação as Instituições de Ensino como UniverCidade, Suesc, Gama Filho,Candido Mendes, etc... todas estão passando por problemas análogos. Porém, vejo a UniverCidade em situação um pouco diferente, uma vez que seu administrador goza de pleno sucesso financeiro e certamente poderia acertar toda a situação dos professores, inclusive contratando uma Assessoria empresarial para organizar a atividade, transformando-a em um dos tipos de Sociedades existente na nossa legislação.

A inadimplência que o Sr. RGL alega,pelos depoimentos dos próprios alunos, não existe. Pode existir um número mínimo,mas controlável.
                                                          
Assim sendo, como já mencionei, atualmente os professores são denominados  impropriamente de "colaboradores". Este seria o profissional que exerce a produção numa empresa de forma que atingisse uma meta. Contudo, PROFESSOR é uma categoria "diferenciada" e não se presta a esse objetivo uma vez que a finalidade é ENSINAR.                           
        
Colaborador no Direito Empresarial é um empreendedor e está implícito a produção,circulação de bens e serviços. ENSINAR é uma arte e não um negócio.
A Mercantilização está clara, e todo esse assédio é medo que os gestores têm de que o "movimento" controle a situação.O negócio é obtenção de lucro .

Um professor me repassou um email enviado por RGL que descreveu o seguinte:

"O presidente da ASSESPA alega culpa do governo e menciona que o Sindicato dos professores sabe muito bem que o que está em jogo é o emprego, antes de mais nada. Diz que também quer preservar os empregos dos nossos mais de 1.000 professores".
E disse  mais ... : 
"Atrasamos, mas pagamos. Os alunos atrasam e muitas vezes não nos pagam...  Disse mais... Mas a UniverCidade, não é culpada pela Lei do Calote ,que colocou a todos nós na situação que teremos que enfrentar com calma, planejamento e muito trabalho.  Sabemos que será resolvido. Nenhum governo deixará acontecer com outras instituições o que se passou com a Universidade Santa Úrsula. Sabiamente, o Congresso derrubou aquele absurdo legislativo, mas ficou um saldo de negatividades que só o Governo pode resolver. O  preço médio das mensalidades no Rio de Janeiro, mal cobre o custo do ensino e administração universitária.  Disse...   O diálogo é o melhor caminho.Eu não conheço um único membro de seu sindicato e ilegalidade,desculpe escrever, quem pratica é o próprio Governo".
De acordo com as alegações através do email RGL, a Santa Ursula está em situação precária em determinadas áreas por que a direção só desenvolve a área de Biologia e outras de maior interesse. Eles não desenvolvem área que não sejam de seu interesse.

Quanto a descobrir quem é o culpado ou não só quando houver uma investigação e o Ministério Público já está de posse dos dossiês apresentados pelo Deputado Paulo Ramos. Se o reitor mencionou em seu email que o DIÁLOGO é o melhor caminho, por que não aplica o que escreveu?

Exmo. Sr. reitor da UniverCidade. Por que V.Exa. fica sempre atrás dos bastidores? Só sairei de cena quando houver uma definição na situação dos professores, pois como V.Exa. sugeriu "o DIÁLOGO é o melhor caminho". Convido-o para conversarmos  junto ao SINPRO-RIO sobre um planejamento inicial de salários até a resolução definitiva sobre o problema. V.Exa. alegou em seu email que é  presidente de uma Instituição filantrópica entendo que o amor ao seu próximo o torna realmente o único líder  que poderá dar um fim nas ilegalidades. O mais sério que tem um nome religioso.

Respeitemos o patrono da Instituição, São Paulo, biblicamente conhecido como Paulo de Tarso, cujo nome original era Sha'ul ("Saulo") (Tarso, c. 9 — Roma, c. 64) é considerado por muitos cristãos como o mais importante discípulo de Jesus ("Yeshua") e, depois de Jesus, a figura mais importante no desenvolvimento do Cristianismo nascente. Paulo de Tarso foi um apóstolo diferente dos demais, por ter dado maior ênfase aos irmãos gentios, pois seu chamado era destinado a eles que estavam espalhados pelo mundo (Atos 13:47).

CONCLAMO A TODOS OS PROFESSORES A DENUNCIAREM OS ASSÉDIOS E AS OPRESSÕES VIVENCIADAS. NÃO DESISTAM,POIS NÓS ESTAMOS VELANDO POR TODOS. NÃO PENSEM QUE IREMOS LHES ABANDONAR,POIS O SINPRO-RIO ESTÁ RETOMANDO AS NEGOCIAÇÕES E TAMBÉM JÁ ESTÁ TOMANDO DETERMINADAS PROVIDÊNCIAS PARA O DESLINDE DO PROBLEMA.  ELE SILENCIOU ESTRATÉGICAMENTE. AGUARDEM...

O Deputado Paulo Ramos está ouvindo nossas reivindicações, inclusive os senhores podem ver que nossa voz está no twiter, orkut e agora no facebook, além da folha "o globo" online, que todas as vezes que é possível estou denunciando e atualizando a denúncia.

O que os senhores vêem na parte direita do blog e está escrito #narua e #doisgritando (TWITER) são códigos que vão para o setor denúncia do globo on line. Sempre que posso atualizo.

Sei que todos estão receiosos pela opressão que vivenciam,mas não se deixem influenciar.DENUNCIEM!
Está chegando o grande momento em que os gestores terão obrigatoriamente que depor e se não comparecerem  terão graves penalidades.

OUTRAS NOTÍCIAS:

14/04- Participação do Sinpro no ato promovido pelo IBDH (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos) na ABI ,18h, contra a mercantilização da educação superior e homenagem ao Prof. Baldez,liderança histórica da UCAM e ex-presidente da PROCAM(associaçao docente), demitido, a exemplo de inúmeras outras lideranças de IES do Rio de Janeiro e de outros estados.


Contamos com a participação de todos os integrantes da ASDUC(Associação Docente da UniverCidade),como também a presença da professora Mônica Figueiredo, presidente da ADGF(Gama Filho), igualmente demitida, com ação de reintegração em trâmite. Já foi realizada a primeira audiência e a Gama Filho propôs pagamento de indenização, prontamente recusada pela Mônica.
 

18/04- Caminhada na orla de Ipanema em defesa da saúde e condições de trabalho dos professores.

29/04- Fórum Permanente da Educação Superior(sede,auditório,14 h).


OBS: nos dias 12 e 26 serão enviadas newsleters de divulgação do fórum.



19 a 23/04- Retomada do trabalho de base no Centro Universitário da Cidade (realização de ato público na unidade Ipanema, panfletagens).
MENSAGEM IMPORTANTE - CLIQUEM NOS LINKS.

Fraternalmente,

Professor Brasileiro


domingo, 11 de abril de 2010

DIA 12 DE ABRIL - AUDIÊNCIA PÚBLICA DE ÚLTIMA HORA A SER REALIZADA NA "ALERJ" - SALA 316 , SOBRE AS DEMISSÕES DE LIDERANÇAS DE ASSOCIAÇÕES DOCENTES NAS IES - Rio de Janeiro - OUTRAS NOTÍCIAS DO SINPRO-RJ


Acabei de ser informado sobre a realização de uma AUDIÊNCIA PÚBLICA sobre as demissões de lideranças de ASSOCIAÇÕES DOCENTES das IES, que será realizada no dia 12 de abril as 11 horas, na ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA.
Realmente foi resolvida de última hora e diante da urgência, vamos ver como será o procedimento.
Informarei neste mesmo dia quais as deliberações que tomaram na Audiência.

OUTRAS NOTÍCIAS:

14/04- Participação do Sinpro no ato promovido pelo IBDH (Instituto Brasileiro de Direitos Humanos) na ABI ,18h, contra a mercantilização da educação superior e homenagem ao Prof. Baldez,liderança histórica da UCAM e ex-presidente da PROCAM(associaçao docente), demitido, a exemplo de inúmeras outras lideranças de IES do Rio de Janeiro e de outros estados.

Contamos com a participação de todos os integrantes da ASDUC(Associação Docente da UniverCidade),como também a presença da professora Mônica Figueiredo, presidente da ADGF(Gama Filho), igualmente demitida, com ação de reintegração em trâmite. Já foi realizada a primeira audiência e a Gama Filho propôs pagamento de indenização, prontamente recusada pela Mônica.

18/04- Caminhada na orla de Ipanema em defesa da saúde e condições de trabalho dos professores.

29/04- Fórum Permanente da Educação Superior(sede,auditório,14 h).

Pauta: campanha salarial;

Internacionalização da educação;

Desmonte das Associações Docentes: terror institucional;

A questão do IUPERJ;dicotomia público/privado;

Informes.

OBS: nos dias 12 e 26 serão enviadas newsleters de divulgação do fórum.

19 a 23/04- Retomada do trabalho de base no Centro Universitário da Cidade (realização de ato público na unidade Ipanema, panfletagens).
MENSAGEM ANTERIOR - FATOS MARCANTES - VEJAM
         Continuem conosco!


           Saudações,


Professor Brasileiro