quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

AUDIÊNCIA DO PROCESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO CONTRA O GRUPO GALILEO, CONFORME ATA ABAIXO. NOVA AUDIÊNCIA DIA 17 DE JANEIRO. DEMISSÕES EM MASSA. BARBÁRIE DOS GESTORES DO GRUPO GALILEO E DESCUMPRIMENTO DE TODOS OS ACORDOS FIRMADOS * SINPRO-RIO CONCLAMA AOS PROFESSORES DEMITIDOS PARA ENTREGAREM NO SINPRO-RIO CÓPIAS DOS TELEGRAMAS DE DEMISSÕES, PARA COMPROVAR ESSA CALAMIDADE E ILUSTRAR O PROCESSO ABAIXO.



Através de informação da diretoria do  SINPRO-RIO, a entidade sindical enviou um ofício aos gestores da UniverCidade para uma explicação sobre a demissão de aproximadamente 80 funcionários, administrativos e professores do Centro Universitário da Cidade - Univer Cidade. A instituição não enviou a lista dos demitidos  para o Sindicato embora seja obrigação da instituição.

O SINPRO-RIO solicita aos professores DEMITIDOS que encaminhem  cópias dos telegramas para juntá-las no processo do Ministério Público, pois haverá AUDIÊNCIA dia 17 de janeiro.

Locais de contato:

SEDE: Rua Pedro Lessa, 35 - 2º, 3º, 5º e 6º andares

Centro - CEP: 20030-030  (próximo ao metrô Cinelândia)

Tel: (21) 3262-3400

Atendimento todos os dias úteis das 9h30 às 12h e das 14 às 17h30 , na Sede do Sinpro-Rio (Rua Pedro Lessa, 35 - 2º andar - Castelo) - Tel.: 3262-3410

Ou nas Subsedes:

Campo Grande (Rua Manaí, 180)
Tel.: 2415-4686

Barra (Av. da Américas, 5.777 - salas 202 e 208 a 211)
Tel.: (21) 2438-2457 / 2497-3710 / 2438-4109

Madureira (Rua Carolina Machado, 530 - salas 210, 211 e 212)
Tel.: (21) 3350-6233 / 3350-6255 / 3350-6149

Ou pelo endereço eletrônico: plantao@sinpro-rio.org.br


ATA DA AUDIÊNCIA DO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2012


DEMISSÃO DO PROFESSOR:

CONVENÇÃO COLETIVA que, entre si, fazem, de um lado, o SINDICATO DOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO E REGIÃO - SINPRO-RIO, CNPJ n° 33.654.237/0001-45, e, de outro lado, o SINDICATO DAS ENTIDADES MANTENEDORAS DE ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – SEMERJ, CNPJ n° 42.586.511/0001-87, mediante as seguintes cláusulas, para a data-base de 1/4/2012:

CL. 23ª – NOTIFICAÇÃO DA DISPENSA DO PROFESSOR:

23.1 – Os estabelecimentos de ensino, quando não desejarem manter o contrato de trabalho do professor no início do ano letivo seguinte, deverão notificá-lo até 31 de dezembro, desde que não seja legalmente prorrogado o respectivo período escolar, da data a partir da qual correrá o aviso prévio legal, sob pena de pagar ao professor uma multa correspondente aos salários dos dois últimos meses, sem prejuízo dos direitos assegurados na presente Convenção, na CLT e na Legislação Complementar.



Comunicado do Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade - facebook

O Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade vem expor seu repúdio e revolta em relação aos últimos acontecimentos em nossa Instituição.

- Demissão de mais de 50, entre professores e funcionários do administrativo;

- Possibilidade de fechamento de duas unidades;

- Descumprimento do acordo da Galileo Educacional;

- Troca administrativa das Unidades de Madureira e Freguesia, entre outras.

Nós desprezamos todas as ações enganosas e toda a quebra de acordo promovida pela Galileo Educacional para com seus docentes e funcionários, bem como a todo o corpo discente que também está sendo afetado.

Não aceitamos a forma com que são tratados os docentes e funcionários, sendo demitidos e não pagos, quebrando assim as promessas feitas em 2012 de pagamentos e não demissão dos funcionários e professores. E também não acataremos nenhum prejuízo causado aos discentes. Entendemos que a Galileo Educacional não sabe administrar as Instituições de ensino das quais é a mantenedora e como alunos, temos vergonha da forma em que estão sendo conduzidas a UniverCidade e Gama Filho.

Até quando as “promessas” feitas serão descumpridas? Até quando professores e funcionários serão demitidos em massa? Até quando os que restaram ficarão sem receber seus salários? Até quando os alunos serão tratados sem o mínimo de respeito?

NÃO vamos admitir sermos tratados desrespeitosamente pela Galileo Educacional!

PRECISAMOS DA UNIÃO, PARTICIPAÇÃO E DO INTERESSE DE TODOS!!! Pois, assim como no início do ano passado estamos dispostos a lutar, mais uma vez, para que não sejamos mais prejudicados. Até quando os alunos ficaram de braços cruzados?

ALUNOS: Iremos solicitar uma reunião entre o DCE e o Sr. Alex Porto Farias, presidente da Galileo Educacional afim de levarmos todas as questões que sempre divulgamos aqui e de obter respostas satisfatórias. Não iremos aceitar mais nenhuma decisão arbitrária e sem fundamento desta empresa.

Convocaremos todos a uma manifestação em frente à Reitoria, na primeira semana de aula se não conseguirmos uma reunião com a Galileo.Tentaremos até que nos recebam, assim como fizemos com a Reitoria da UC durante a greve!!!

Saudações a quem tem coragem!!!!
  

14 comentários:

  1. Ministerio publico de M.... ve a toda hora a Galileo deitar e rolar nos direitos trabalhista de todos os funcionarios e não faz nada?

    Eles não pagam ninguém, não cumprem nenhumm acordo e nada acontece?

    Lembram do comercial da UniverCidade??? O lema da UniverCidade é bem elaborad0: Menor Custo Total... não pagando ninguém é facil ter o menor custo total....

    ResponderExcluir
  2. FONTE SEGURA. A UNIDADE MEIER QUE É DE PROPRIEDADE DA INSTITUIÇÃO VAI FECHAR. O QUE MAIS VAI ACONTECER?

    ResponderExcluir
  3. O ANDRÉ LADEIRA, ESTA FALANDO AOS 4 VENTOS QUE MEIER E FREGUECIA VVÃO FECHAR - FONTE SEGURA

    ResponderExcluir
  4. Dia 17 audiência para dar sequência ao faz de conta que o MPT está realmente do lado dos professores. Dia 14/01/2013 será o dia de mais um acordo descumprido e consequência zero para estes bandidos. No ano passado também teve audiência....

    Fui informado de que eles vão fazer ou já estão fazendo a homologação dos atuais demitidos. Alguém sabe alguma coisa.

    Demitiram apenas da UniverCidade!? Estranho não? No início do ano faltou professor agora está sobrando. Deve ser para abrir vagas para aqueles que aceitaram o acordo de "não " receber 45% do Salário de dezembro de 2012 em 14 de janeiro de 2013.

    Se o dinheiro estava bloqueado porque desbloquear em dezembro/2012 para "não" receber em 14 de Janeiro/2013.

    Por que a justiça não pagou logo aos professores? Por que o Sinpro, a justiça e os "professores" engoliram essa?

    Alguém sabe quanto custou esta engolida?

    Sinceramente, isto cheira a PELEGO!

    E não adianta nenhum(a) infeliz vir dizer que estou no escuro, porque, na verdade, estou muito e bem iluminado.

    ResponderExcluir
  5. Não comunicam aos alunos que as unidadees fecharão, desta forma eles se matriculam e apenas depois serão informados que não haverá mais a unidade e que tem de ir para outra, isso é falta de respeito com o aluno, praticamente um estelionado.
    alguém tem de colocar isso para os alunos ou para o diretorio

    ResponderExcluir
  6. Eu participei do acordo e posso lhes garantir que se o acordo não for cumprido e a Galileo não pagar literalmente e religiosamente as três parcelas do salário de dezembro de 2012, acordadas para 14/01, 14/02, e 14/03/2013, lhes prometo que mato, literalmente e religiosamente, pelo menos uns três deles.

    ResponderExcluir
  7. Sei que a informação é delicada, mas alguém sabe quem são os demitidos????

    ResponderExcluir
  8. eles estão fechando as Unidades´proprias para que elas sejam esquecidas e nao penhoradas...

    estelionato a Galileo faz a todo dia e toda hora e cada segundo....

    a UniverCidade nao vai durar nem mais um periodo fiquem de olho....e fecham mais 2 Unidades mandam o restantes dos professores que ainda nao foram demitidos e nao pagam ninguem.... Delfin no seu dinheiro novamente ....

    ResponderExcluir
  9. Novidades postadas na minha mensagem do dia 5 de janeiro de 2012.

    Abraço. www.professorbrasileiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. GRUPO IRÁ À UNIG NO DIA 14 CONHECER SITUAÇÃO FINANCEIRA DA INSTITUIÇÃO

    A crise nas instituições de ensino superior do estado continua motivando a Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio a realizar encontros para buscar soluções para os mais diversos problemas, como falta de pagamento de professores e paralisação das aulas. Nesta terça-feira (08/12), a comissão, presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT), recebeu alunos e funcionários da Universidade Iguaçu (Unig), da Baixada Fluminense. De acordo com eles, há atrasos salariais constantes desde 2001, trabalhadores sem receber há 14 meses consecutivos, não recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos últimos cinco anos e cursos com menos de cinco alunos matriculados, dentre outras questões. Para resolver a situação, Ramos marcou para o próximo dia 14 uma ida à Unig para tomar conhecimento da situação financeira da instituição e buscar meios para resolver, pelo menos, o atraso no pagamento dos professores e o andamento das aulas. “Os alunos estão preocupados em não concluir seus cursos e, mesmo com a conclusão, estão preocupados se terão a qualidade do ensino reconhecida. A Educação não pode se distanciar de seus compromissos sociais. Nossa proposta é levar uma comissão formada por alunos, professores e funcionários para avaliar a situação real da Unig e buscar caminhos em homenagem ao corpo discente e aos postos de trabalho”, anunciou Ramos. O reitor da Unig, Júlio César da Silva, esteve presente no encontro, mas, apesar de admitir o problema financeiro, não trouxe soluções para essas questões e nem uma perspectiva para o pagamento dos salários atrasados. “A viabilidade da Unig é plena e absoluta. Temos como garantir a recuperação do quadro atual. O que nós precisamos é de um entendimento entre a reitoria e a mantenedora da Unig. Não acredito na falência da universidade e acho que a crise que vivemos não é exclusividade da nossa instituição. Nosso trabalho é garantir a formação dos alunos”, ponderou o reitor. Júlio César da Silva comentou ainda que cerca de 40% dos alunos do campus de Nova Iguaçu encontram-se sem aulas. O professor Núbio Revoredo, que se formou na instituição e hoje dá aulas para o curso de Engenharia da Computação, está esperançoso quanto à reunião marcada para os próximos dias. “Espero que dessa reunião saia um caminho para nosso problema. Estamos há muitos meses sem receber. Não estamos mais aqui para empurrar essa questão para frente; só queremos simplesmente receber”, disse Revoredo. A presença do Ministério Público Federal do Trabalho foi determinante para o desfecho da audiência, pois foi Carina Rodrigues Bicalho, a representante do MP, quem sugeriu o encontro entre as partes e defendeu o diálogo antes de qualquer determinação judicial. “A audiência conseguiu aproximar as partes e deu a chance ao MP de ser apresentado aos alunos de Nova Iguaçu. Apresentamos um histórico de acompanhamento desse caso e pretendemos mobilizar os atores da sociedade para esse problema coletivo”, disse Carina. Também participaram da reunião representantes do Ministério da Educação e do Sindicato dos Professores da Baixada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Estado tem que liquidar todas elas. Porque o Estado permite que etas empresas contiuam operando. Vão continuar a espalhar prejuízo, sofrimento, pobreza,....

      Tem que liquidar e cobrar dos seus dirigentes e proprietários aquitação da dívida. Estão todos podres de rico e os funcionáros sem nada. Deve ter um bando de políticos faturando com isso tudo.

      São todos um bando de incompetentes e muitos caloteiros profissionais.

      Excluir
  11. A CPI TEM QUE ALCANÇAR A UNIG ITAPERUNA, POIS ALÉM DE MAIS DE 22 folhas de pagto em atraso há coisas muito piores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 22 folhas de pagto em atraso? Vai tomar no centro! Onde está a justiça, o Estado, deste país? O que eles estão fazendo? Preocupados em faturar um mensalão?

      E os funcionários desta empresa vivem de que? Não, Isto tem que ser investigado.

      OS PATRÕES VIVEM DE QUÊ? SERÁ QUE AS RETIRADAS DELES TAMBÉM ESTÁ EM ATRASO 22 MESES? ISTO TEM QUE SER INVESTIGADO. POR QUÊ NÃO SE INVESTIGA?
      Eles continuam indo ao trabalho.

      Não precisa nem da justiça, basta que todos entrem com rescisão indireta para liquidar logo com esta bosta.

      Quem trabalha de graça é relógio!

      Excluir
  12. A UNIG A DÉCADAS DESREIPEITA OS MAIS ELEMENTARES DIRETIOS TRABALAHISTAS NA CIDADE DE ITAPERUNA, SENDO CONSTANTEMENTE MAL AVALIADA PELO MEC, MINISTRANDO ENSINO DE PÉSSIMA QUALIDADE! COLOCA PREÇOS DE CURSOS BARATOS, ATRAEM ESTUDANTES DESIFORMADOS, QUE INVESTEM EM CURSOS QUE NÃO FARÃO DIFERENÇAS EM SUAS VIDAS! ALÉM DE RUMORES FREQÜENTES DE VENDA DE VAGAS NO CURSO DE MEDICINA! ATÉ QUANDO O MPF, MEC, VÃO FECHAR OS OHOS PARA TAL ABSURDO!

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro