sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A greve continua na UniverCidade. Próxima Assembleia dia 30 de agosto. CPI DA EDUCAÇÃO APROVADA EM 20 DE AGOSTO. GREVE NA UNIVERCIDADE - NOVA ASSEMBLEIA DIA 21 DE AGOSTO * RELATÓRIO DA CPI DA EDUCAÇÃO SERÁ VOTADO.


 ATENÇÃO

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO

DESTINADA A APURAR DENÚNCIAS RELATIVAS À GESTÃO FRAUDULENTA, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, DESVIO DE RECURSOS PÚBLICOS, APROPRIAÇÃO INDÉBITA, LAVAGEM DE DINHEIRO, PROPAGANDA ENGANOSA, PRECARIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO,INCLUSIVE COM ASSÉDIO MORAL, EXTINÇÃO ARBITRÁRIA DE CONSELHOS UNIVERSITÁRIOS, MANIPULAÇÃO E REPRESSÃO ÀS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES, ALUNOS E OUTROS SERVIDORES, CRIAÇÃO DE MONOPÓLIOS E DETERIORAÇÃO DA QUALIDADE DO ENSINO NAS ENTIDADES PARTICULARES DE ENSINO SUPERIOR.


CLIQUEM NESTE LINK E LEIAM O "RELATÓRIO FINAL" DA CPI DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO



Reunidos em assembleia hoje, dia 21 de agosto, na sede do Sinpro-Rio, os professores da UniverCidade decidiram por manter o indicativo de greve.


Entre os informes apresentados houve a informação de que os planos de saúde dos professores foram suspensos pela instituição. Além disso, o MEC já solicitou uma série de garantias ao Grupo Galileo para o cumprimento dos seus deveres.


Na próxima terça-feira, dia 27 de agosto, todos os professores estão convocados para acompanhar a votação dos destaques do relatório final da CPI da Educação Superior Privada, na Alerj, às 16h30.


Uma nova assembleia será realizada no dia 30/08, às 14h, na sede do Sinpro-Rio.



Com o pedido de indiciamento de seis pessoas junto ao Ministério Público Federal (MPF), o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investigou denúncias contra universidades particulares do estado foi aprovado nesta terça-feira (20/08) em plenário. O texto deve retornar para uma segunda discussão na próxima terça-feira (27/08), para apreciação de emendas destacadas. "Quando o relatório é rigoroso, é a prova de que as denúncias foram comprovadas, ou seja, os delitos realmente existiram. Foram casos graves, que afetam a vida principalmente de pessoas que alimentavam o sonho de ter um diploma de nível superior. Sem contar os casos de funcionários e professores sem salários e sem o recebimento de seus direitos trabalhistas", comemorou o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT).

O relator do colegiado, deputado Robson Leite (PT), foi além e disse que o relatório tem a missão de provocar, em Brasília, uma discussão mais ampla sobre o ensino superior privado no País. "Precisamos provocar o debate sobre a mercantilização do ensino superior, além de provocar uma CPI em âmbito federal", acrescentou. O texto do relatório indica, ainda, 74 encaminhamentos que deverão ser feitos a outros órgãos públicos, como os ministérios da Cultura, da Educação e do Trabalho.

Os possíveis indiciados junto ao MPF que constam do texto aprovado pela CPI são: Candido Mendes e Alexandre Kazé, da Universidade Candido Mendes (Ucam); Márcio André Mendes Costa, que atuou como controlador do Grupo Galileo – que administra as universidades Gama Filho e UniverCidade – entre 2010 e 2012; Rui Muniz, da Universidade Santa Úrsula; e Igor Xavier e Rodrigo Calvo Galindo, do Grupo Kroton, que administrava a Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc). Dentre os encaminhamentos do documento, estão a intervenção imediata do Governo Federal na UniverCidade e na Universidade Gama Filho, a não participação de instituições com problemas trabalhistas nos programas de bolsas públicos, a implementação de um tributo específico para a criação de um fundo de pesquisa para o ensino à distância e a proibição de sociedades anônimas serem mantenedoras de universidades. Confira, abaixo, as principais denúncias do relatório.

- Atrasos e falta de pagamentos aos funcionários, assim como imposto sindical, INSS e FGTS;
- Ensino à distância – suspeita de fraude e venda de diplomas e ausência de regulamentação por parte da Câmara Federal;
- Grupos estrangeiros e sociedades anônimas comandando as universidades privadas no estado do Rio;
- Irregularidades em relatórios financeiros;
- Sistemas de bolsas, como o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), conferidos a instituições com conceitos baixos pela avaliação do Ministério da Educação;
- Aumento abusivo da mensalidade em 64 instituições;
- Convênios com prefeituras sem licitações públicas.

(texto de Fernanda Galvão)




7 comentários:

  1. Opinólogo,

    fui professor da UniverCidade, obrigado pela divulgação da nossa luta inócua, acho sua decisão acertada, pois, considero uma guerra perdida. Os nomes das instituições Gama Filho e UniverCidade foram jogados no lama, e estamos brigando no esgoto. A credibilidade com a sociedade foi quebrada e considero difícil uma reviravolta.

    ResponderExcluir
  2. daqui alguns dias estarão nos devendo 183% + 183% = 3,66 salários.... se não pagam nem 0,5 salários em dia... vai ficar dificil de ter o semestre 2013.2

    Espero que os "bundões" de direito não entrem em sala de aula no dia 2 sem receber nada...

    ResponderExcluir
  3. só pode ser piada da ADGF.... do Site da ADGF:

    A ADGF expressa seu respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido à frente da Reitoria pelo Magnífico Reitor José Raymundo Romêo, e seus auxiliares diretos.


    -------

    A ADGF continua a "lamber" o reitor que não faz nada? que mudou na GAMA? nada, absolutramente nada... só piora a cada dia... que trabalho desenvolvido? piada né...

    aí ADGF quando vão para de elogiar estes bandidos?

    ResponderExcluir
  4. o magnifico reitor nem consegue colocar papel higenico no banheiro... que trabalho ele anda fazendo de tão bom??? KKKKK

    ResponderExcluir
  5. GREVE NAS FÉRIAS É PIADA KKKKKK...

    COM QQ 10% TEM MUITO OTÁRIO QUE VOLTAR PARA DOAR AULAS NO SEGUNDO SEMESTRE, POR ISSO QUE ELES NÃO PAGAM... VCS TRABALHAM DE GRAÇA PORQUE SALÁRIOS...

    ResponderExcluir
  6. só pode ser piada da ADGF.... do Site da ADGF:

    A ADGF expressa seu respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido à frente da Reitoria pelo Magnífico Reitor José Raymundo Romêo, e seus auxiliares diretos.


    -------

    A ADGF continua a "lamber" o reitor que não faz nada? que mudou na GAMA? nada, absolutamente nada... só piora a cada dia... que trabalho desenvolvido?

    NEM PAPEL HIGENICO ESSE CARA CONSEGUIU COLOCAR NOS BANHEIROS... BELO TRABALHO DESENVOLVIDO...


    ADGF MENOS MENOS.... MENOS..

    ResponderExcluir
  7. Bem, corre nos corredores da UGF que a Galileo vai mudar de nome, será Falileo Cantieri SA.

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro