quinta-feira, 19 de abril de 2012

ASSEMBLEIA DO DIA 19 DE ABRIL DE 2012. PARABÉNS AOS PROFESSORES,POIS FOI UM ATO DE BRAVURA E SOLIDARIEDADE. PROFESSORES DO "COLÉGIO DA CIDADE". AGUARDAMOS VOCÊS! PARTICIPEM!!!



VAMOS AGUARDAR A REUNIÃO DOS ALUNOS QUE OCORRERÁ DIA 24 AS 18:30 HORAS NO SINPRO-RIO E TAMBÉM A ASSEMBLEIA DOS PROFESSORES DA "UNIVERCIDADE" DIA 26 AS 18 HORAS.

DOIS MOMENTOS INESQUECÍVEIS E HISTÓRICOS.

BOA SORTE A TODOS!!!



ASSEMBLEIA DE 19 DE ABRIL - SINPRO- RIO

Estava presente a diretoria do SINPRO-RIO, inclusive o Presidente Wanderley Quedo, que muito esclareceu sobre os procedimentos políticos e legais sobre o movimento, tirando dúvidas dos professores.

Compareceu também vários alunos e professores, e o presidente da UNEERJ, União dos Estudantes do Estado do Rio de Janeiro, Igor Mayworm, apoiando os professores, mencionando que os alunos da UniverCidade terão total apoio quanto as reivindicações de seus direitos.

Para isso, na terça-feira, dia 24, as 18:30 h, haverá uma reunião presidida por ele no auditório do SINPRO-RIO, em que os estudantes deverão comparecer para as devidas instruções.

________________________________

PROPOSTAS VOTADAS PELOS PROFESSORES EM ASSEMBLEIA:

1.  Manifestação na terça-feira, dia 24, as 18 horas, na Unidade Praça XI;

2.    Caminhada da unidade Gonçalves Dias até a Galileo, na quarta-feira, dia 25, as 17 horas;

3.  Manifestação, quinta-feira, dia 26, as 9 horas, na unidade Lagoa;

4.    AUDIÊNCIA  - MINISTÉRIO PÚBLICO X GALILEO - dia 26, as 16 horas, 22ª Vara do Trabalho - reintegração dos professores, bloqueio de contas, e demais ilegalidades cometidas pelo Grupo Galileo.

5.    ASSEMBLÉIA dia 26 as 18 horas, SINPRO-RIO;




Quanto a preocupação de FALÊNCIA que os professores demonstraram na Assembleia:

A Universidade Gama Filho e o Centro Universitário da Cidade são Instituições sem fins lucrativos e não poderiam ir a FALÊNCIA, por que não são EMPRESAS. Isso de acordo com a lei de FALÊNCIA. Contudo, muitos entendimentos existem sobre isso. FALÊNCIA é algo remoto, e que poderá ser revertido em Intervenção. Porém, se nada adiantar realmente poderá acarretar  o encerramento da atividade e todos os credores trabalhistas, etc... poderão cobrar durante a liquidação das entidades. 

Na Lei nº 11.101/2005, Lei de Falências, determina que a FALÊNCIA somente se aplica as EMPRESAS, e portanto não se aplicaria a, ambas, Instituições.Assim sendo, para as Instituições sem fins lucrativos se aplica outra legislação - Lei 9790/1999.
 
Aspectos tributários da transformação de Associação sem fins lucrativos em Sociedade Empresária
 Por isso não se aplica a lei de falências e sim a Intervenção do Poder Público

Entendimento das Autoridades Fiscais Federais 

Por primeiro, cabe destacar que a Coordenação Geral de Tributação (COSIT) da Receita Federal do Brasil, ao analisar ainda sob a égide do Código Civil anterior, na Solução de Consulta nº 7/2002, a transformação de fundação e associação em sociedade civil ou comercial com fins lucrativos (01), assim se manifestou:

"Assunto: Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica - IRPJ

Ementa: INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. FUNDAÇÃO. ASSOCIAÇÃO CIVIL. TRANSFORMAÇÃO EM SOCIEDADE CIVIL OU COMERCIAL COM FINS LUCRATIVOS. DEVOLUÇÃO DE CAPITAL. AVALIAÇÃO DE PATRIMÔNIO. É impossível juridicamente a transformação de instituição de ensino superior que adote a forma jurídica de fundação - ASSOCIAÇÃO - em sociedade civil ou comercial com fins lucrativos. Admite-se a transformação de instituição de ensino superior que adote a forma jurídica de associação civil em sociedade civil com fins lucrativos. Considerando que o art. 45 do Código Civil estabelece que a existência da pessoa jurídica se dá com o registro de seus atos no órgão competente, não é possível a transformação de associação civil em sociedade mercantil, visto que há que se promover a baixa de seus atos no Registro Civil de Pessoas Jurídicas e subseqüente inscrição na Junta Comercial, constituindo-se, portanto, outra pessoa jurídica.


Quanto a tentativa de recuperar a Instituição não existe em nosso ordenamento jurídico, para as entidades sem fins lucrativos, um regime análogo a Recuperação Judicial de Empresa que está na mesma lei, que seria excelente, pois haveria a tentativa de reerguer as entidades. Mas, não se aplica a elas. Assim, com a RECUPERAÇÃO DA EMPRESA ela voltaria a funcionar normalmente e não iria a FALÊNCIA (morte).

Contudo, para Entidades sem fins lucrativos, que é no caso de ambas, poderia haver, a INTERVENÇÃO JUDICIAL, que possibilitaria a tentativa de reerguê-la. Na ruína patrimonial seria o instituto jurídico da DECLARAÇÃO DE INSOLVÊNCIA CIVIL, mas isso seria em último caso. Aqui seria realmente a derrocada de ambas.

 Ora!  Por isso digo ...  Como pode o Grupo Galileo que é EMPRESA, isto é, Sociedade Com  fins lucrativos, efetuar aquisição de Instituições Sem fins lucrativos? A Universidade Gama Filho ainda continua a ser a mesma e o Centro Universitário da Cidade também. Houve apenas a troca de REITOR!!!


No caso da GALILEO, GAMA e UNIVERCIDADE, temos diversas alternativas, inclusive usar do instituto jurídico da "Desconsideração da Personalidade Jurídica", pois seria o atingimento dos bens pessoais dos gestores por deixar de pagar os direitos ao trabalhador que é considerado FRAUDE.
Toda  Sociedade quando registra seus atos (documentos) adquire  PERSONALIDADE JURÍDICA, que, em princípio, é a proteção para os bens pessoais dos sócios por dívidas da mesma. É um estado de regularidade da entidade ou empresa. As Entidades sem fins lucrativos registram seus atos  no Registro Civil de Pessoas Jurídicas e as Empresas na Junta Comercial.

Quando há um obstáculo para receber os valores, pode se requerer o afastamento dessa PERSONALIDADE (proteção) e ir em cima dos bens dos responsáveis.

Portanto, PROFESSORES, não se preocupem, pois temos muitas alternativas, e não é de um dia para outro que acontece, pois o estado e a lei tem como princípio básico a preservação dos empregos.

O SINPRO-RIO está lutando pelo melhor e não se descontrolem por boatos e disse me disse, pois o lema é "LUTAR PARA GANHAR".

Esses gestores não poderão ficar impunes e não deixemos enfraquecer o movimento por boatos, ou com o que dizem, etc...

EU ACREDITO, por isso não eliminei o BLOG ao ser demitido por retaliação em 2009. Pelo contrário, provoco bastante o inimigo.

 
Dúvidas  dos alunos:

Um aluno escreveu no FACEBOOK:

Engraçado, acabei de ligar pro 0800 pedindo informações sobre transferencia para a UGF, os procedimentos e tal, eis que a atendente me fala: nós temos o seu curso nas unidades tais...
 aí eu: ok e como eu faço?
 aí ela: você atualmente estuda em qual instituição?
 Eu: Centro Universitário da Cidade...
 Ela: Ué, mas então não precisa de transferencia é a mesma faculdade...a grade é a mesma...
 Eu: Sim, mas uma tem aula e a outra não, eu quero ir pra que tem aula e que pagam os professores...POR FAVOR COMO EU FAÇO PRA ME TORNAR ALUNO DA GAMA E TER AULA????

 TU...TU...TU...TU...TU...TU...

 Som de ocupado no telefone...

 Alguém me explica isso???
 Seria cômico, não fosse TRÁGICO!

Se não foi concretizada a legalização das uniões, a GAMA FILHO continua a ser GAMA FILHO, e a UNIVERCIDADE continua a ser o CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE,assim sendo, não há que se falar que ambas são as mesmas.

Legalmente não existe nenhuma mudança e nem transformação, se o GRUPO GALILEO ainda não conseguiu regularizar-se como mantenedor das Instituições.

FUSÃO?  Senhores! Onde está o Instrumento que comprova isso?

O ato de fusão é proposto numa assembléia geral, devidamente convocada, nos termos de estatuto social de cada entidade que se funde. Nessa assembléia aprova-se um Protocolo de Fusão e nomeia-se os peritos que avaliarão o patrimônio líquido da entidade, para a elaboração do Laudo de Avaliação. Cumpridas essas etapas, é convocada uma assembléia geral que terá a participação de todos os associados e na qual será aprovada a fusão das entidades e a formação de uma outra entidade.

Neste ato é regido o novo estatuto social, que será levado a registro. Vale lembrar que os associados não aprovam o Laudo de Avaliação do patrimônio líquido, mas somente homologam, já que a responsabilidade continuará sendo dos peritos que o elaboram.

Cabe ao Oficial Registrador exigir para registro:

Requerimento dirigido ao cartório assinado pelo representante legal;

Duas vias, pelo menos, da ata da assembléia geral assinada pelos presentes , tendo reconhecidas as firmas dos sócios ou, no caso de entidade sem fins lucrativos, assinatura do representante legal com o reconhecimento da firma;

Atas das assembléias realizadas em cada uma das empresas fundidas, homologando o Laudo de Avaliação e Protocolo de Fusão, devidamente assinadas, com rubrica em todas as páginas, pelos sócios (sociedades civis) ou pelo representante legal (entidades sem fins lucrativos);

Estatuto Social consolidado, que poderá vir na própria ata, devidamente vistado por um advogado, rubricado e assinado, com firmas reconhecidas por todos os sócios ou pelo representante legal.

Essa documentação servirá para a averbação ou baixa do ato constitutivo da entidade fundida. Os laudos de Avaliação ou Protocolos de Fusão serão juntados quando do ato do registro da ata que aprovou a fusão, além do CND do INSS, FGTS e Negativas de Tributos Federais. 

Será que já fizeram tudo isso?

Portanto quem for tentar transferência da UniverCidade para a Gama Filho, entendo que, legalmente não é do mesmo grupo, pois a GALILEO apenas diz, mas não prova.

Obs. Além da legalização da fusão tem que haver autorização para que a Galileo seja a mantenedora que ainda está tramitando. Assim sendo, todos os atos realizados são irregulares e acarreta a ilimitação de responsabilidade daqueles que tomaram parte direta ou indiretamente e temos um grande exemplo de Publicidade enganosa e abusiva.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.

§ 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

§ 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

§ 3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
 _______________________________

A próxima ASSEMBLEIA será dia 26 de abril as 18 horas.

Foi decidido:

Os professores não precisarão  pegar as matrizes e nem aplicar provas, mas se quiserem poderão bater o ponto, o que também não é obrigatório, pois a GREVE é LEGAL.

Amigos

Se tiverem alguma dúvida podem perguntar, e sendo possível responderei. Sei que surgiu dúvidas legais na Assembléia, pois eu estava presente.


Obs: Unam-se a seu Sindicato. Não duvide, pois ele é o seu defensor.


Abraço,

57 comentários:

  1. Me tirem uma dúvida, por favor. Tenho que bater o ponto amanhã em uma das unidades da UniverCidade,? não tenho mais dinheiro para o ônibus...devo ficar esperando 3 hs para sair e bater novamente o ponto? tenho receio de ser descontada ( como represaria) depois, caso eles venham a pagar posteriormente. O que faço? por favor...estou tensa com essa situação...será que devo ir amanhã???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá professor,

      Já que a greve é LEGAL você não precisará bater ponto,só se quiser.Foi decidido na ASSEMBLÉIA.

      Se eles descontarem estarão cometendo crime contra as relações de trabalho. Se acontecer isso, que é algo remoto, dirija-se rapidamente ao SINPRO-RIO e denuncie aqui no BLOG.

      Imagino sua insegurança, mas a ASSEMBLÉIA é SOBERANA, e constitucional. Não poderão sobrepujá-la, nunca"!

      Abraço

      Excluir
  2. É isso aí Professor Brasileiro! Muito obrigado pelo seu irrestrito apoio, mantendo e alimentando o blog, como também comparecendo as reuniões no sindicato. O movimento da greve está a todo vapor, ficaria mais forte se os professores do colégio da Cidade e os administrativos do colégio e faculdade se unissem a nós.
    Um outro grande apoio, mesmo que à distancia, apenas divulgando o movimento, seria dos ex professores que tanto sofreram dentro desta instituição covarde.
    Alunos também são fundamentais para o fortalecimento do movimento.
    Professor Brasileiro, a vitória nao será apenas dos professores atuais, também será sua.
    Um grande abraço e obrigado por tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Com relação aos professores do COLÉGIO DA CIDADE, os chamei na postagem anterior para ASSEMBLEÍA.

      Vou colocar nesta psotagem acima.

      Abraço,

      Excluir
    2. Deixa conosco! Fui demitido, graças a Deus, mas não recebi nada até o presente! Estou mandando chumbo em cima deles, não só por não ter recebido mas, principalmente, porque não quero ver a educação do meu, do nosso país, esta cheio de bandidos.

      Profesores do Colegio da Cidade, administrativos, colegas demitidos, alunos da UniverCidade e da Universidade Gama Filho, alunos e professores de todo Brasil, pais, amigos e parentes, chumbo grosso neles! Eles merecem!

      Excluir
  3. Professor brasileiro, muito esclarecedoras suas explicações. O resultado desses esclarecimentos será, com certeza, mais união. Tenho cereza que os professores se unirão ainda mais, inclusive aqueles que ainda estão em cima do muro.

    Talvez seja importante encaminhar aos professores e alunos que ainda estão cheios de dúvida, e por isso ministrando e assistindo aulas, o endereço deste blog, pois nem todos o conhecem. Creio que todos podem ajudar neste sentido.

    No mais,meus amigos, não se esqueçam: Precisamos vencer todos as batalhas para ganhar esta guerra.
    Não pecam a união!
    Defender nossos direitos não é crime!
    Pelo contrário representa o legítimo exercício da cidadania.

    Crime(ou fraude) é o que estão fazendo conosco! nós toleramos mais do que deviamos. Demos-lhes vários votos de cofiança mas só levamos apunhaladas nas costas.


    Professor Universal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professor,

      Prazer em tê-lo aqui.

      Tudo o que insiro no BLOG anuncio no FACEBOOK dos alunos e do PROFESSOR BRASILEIRO; e em toda web.

      Abraço,

      Excluir
    2. Estou acompanhando professor!

      Um forte abraço

      Excluir
  4. o QUE ACONTECERÁ COM OS ALUNOS, J´QUE SÃO A PARTE MAIS FRACA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno,

      Haverá a determinação de um limite para todo este movimento, e os alunos deverão ser resguardados.

      Vá na reunião da UNEE-RJ, dia 24 as 18 horas no SINPRO-RIO, que eles lhe ajudarão.

      Abraço e depois conte-me como foi, ok?

      Excluir
  5. Pelo que entendi quase tudo tende a um final feliz, com alguns possíveis efeitos colaterais:
    a) o período letivo pode não ser concluído! E o tempo perdido? e o que já foi pago? e quem ia se formar nesse período? quem tem intercâmbio agendado??
    b) está claro o descompromisso da Galileo, com tudo e com todos! Como fica a formação dos alunos, sobretudo do curso de Desenho Industrial Projeto de Produto, que só tem 4 similares no RJ: UERJ, UFRJ, PUC e mais recentemente UFF?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Muitos colegas foram prejudicados em 2003 e houve demissões em massa; e também em 2009 que houve demissões por retaliação por participarem de ASSEMBLÉIAS, por que tinha olheiros, fiscalizações, parecia até que havia uma central de espiões na época. Eu fazia parte da ASSOCIAÇÃO DOCENTE, procurava conversar com os professores, mas nesta época havia muito receio entre eles, pois estavam acostumados a ficar calados, aceitando tudo o que ofereciam. Eu dizia até que aceitavam migalhas... O BLOG foi bloqueado e ninguém podia acessá-lo da faculdade, enviavam emails, e muita ameaça recebia. Participava junto ao SINPRO das manifestações nas unidades, mas fingiam não me conhecer.

      Desta forma, hoje os PROFESSORES estão conscientes e a fim de lutar na linha de frente. Houve MUDANÇA. Isso chama-se mudança, transformação. Sendo assim, com isso realmente poderá haver alguns prejudicados, mas, não tanto como antes.

      Para toda vitória muitos morrem no campo de batalha, mas o lucro é descomunal.Quem sou eu para adivinhar, mas não adianta colocar só o lado negativo.

      Na UFRJ - Faculdade Nacional de Direito,ao ministrar aulas lá, aconteciam muitas greves, e nem por isso perderam os semestres, pelo contrário, conseguiram retirar uma direção nociva para tornar melhor o ensino. Na Gama Filho em 2009 também. Houve greve, mas conseguiram resolver os problemas.

      Assim, aposto realmente num final feliz, com tropeços, mas ...FELIZ.

      Contudo, não poderá haver desistência e nem enfraquecimento do movimento, caso contrário a impunidade sobrepujará a justiça.

      Não sejamos pessimistas, e continuemos a lutar, sem pensar em si mesmo, mas, na coletividade.

      Abraço e continue a colaborar com sua opinião.

      Excluir
  6. Bom dia Professor Brasileiro,

    Não sei se saberá responder minha pergunta, o começo do mês vem se aproximando, como deveremos proceder em relação as mensalidades, devemos pagar ou não???

    Após o começo da greve sempre venho acompanhando seu blog, parabéns.

    Desde já agradeço.

    Att
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo,

      Como vai?

      A relação aluno e instituição é de consmumo por que vocês pagam pelo serviço,assim sendo será aplicado o Código de Defesa do Consumidor. Desta forma, o consumidor tem que demonstrar sua boa fé que é um princípio básico do CDC, para isso você não poderá deixar de pagar. Mas, para se resguardar, poderá depositar em juízo o valor.

      O consumidor pode ir sozinho no JUIZADO ESPECIAL CÍVEL de sua região ou no Centro da Cidade, que fica no FORUM da Praça Quinze, e os técnicos se encarregarão disso; ou na Defensoria Pública- Núcleo de Defesa do Consumidor (NUDECON)
      Rua São José, nº 35 / 13º andar (Edifício Garagem Menezes Côrtes) - Centro, Rio de Janeiro/RJ Telefone: 0800-2852279 - nudecon@dpge.rj.gov.br; ou procurar um advogado.

      No JUIZADO e DEFENSORIA tem gratuidade.

      Claro que nos JUIZADOS são causas de até 40 SM e precisa de advogado não é o caso de vocês; Até 20SM não precisa de advogado.

      Não deixe de pagar.

      Se optar por pagar os boletos enviados, não vejo problema também, pois você deverá guardá-los. Mas se quiserem fazer um protesto, podem depositar em juízo.

      O problema de tudo é que a obrigação de pagar independe dos serviços prestados, isto é, independe do negócio jurídico, assim se o consumidor deixar de fazê-lo ele poderá ser cobrado pelo fornecedor que é a instituição que é um direito.

      Os serviços prestados têm que ser cobrados pelo consumidor independentemente do pagamento por outro tipo de AÇÃO que pode ser judicial ou extrajudicial(fora da justiça).É o que vocês estão fazendo, ao protestar, apoiar, o movimento ou mesmo depositar em juízo.

      Mas vá dia 24 as 18 horas no SNPRO-RIO, conversar com o presidente da UNEERJ que ele poderá ajudá-lo.

      Abraço,

      Excluir
    2. Obrigado Professor, ja me deu uma luz.

      Excluir
  7. BOM DIA!
    EU SOU ALUNO E ESTOU PIRANDO COM ESSA PARALISAÇÃO !
    ATÉ DENUNCIEI NA GLOBO, NA RECORD , MAS NÃO TIVE RETORNO!
    COMO FICARÃO ESSAS AULAS PERDIDAS?
    E A REPOSIÇÃO DELAS VÃO SE COBRADAS??
    X.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno,

      Obrigado por seu precioso apoio!!!

      Os alunos não poderão ficar prejudicados.

      Vá na reunião do dia 24 de abril as 18 horas no SINPRO-RIO, rua Pedro Lessa, 35, 2º andar, Centro-RIO, com o presidnete da União dos Estudantes que ele te mostrará os caminhos.

      Você tem que se resguardar, ok?

      Excluir
  8. Estou orgulhosa de você professor Brasileiro!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Professora,

      A solidariedade é imprescindível.

      Nós nos conhecemos daqueles tempos de omissão, e agora tudo mudou.

      Fique firme.

      Excluir
  9. A todos os alunos,

    O momento não é de se preocupar com o semestre e sim de se preocupar com o fechar das portas da instituição. Vamos conseguir reverter todas as injustiças e assim podemos discutir a melhor forma de reduzir os impactos tanto para alunos quanto para os professores.

    Por isso olhem alem muro, vejam que correm o risco de perder mais do que o semestre se a situação não mudar!!! Não lutem simplesmente por aula nesse semestre, lutem para que a univercidade mude de postura e pare com as irregularidades pois assim o seus diplomas serão mais valiosos.

    ResponderExcluir
  10. Atenção!

    Nem tudo são flores na UGF. Apesar de estarmos com os nossos pagamentos em dia, estamos
    apreensivos.
    Já surgem boatos de mais demissão na área administrativa, além de algumas disciplinas sem docentes para lecionar. Além disso, acompanhamos a situação dos nossos colegas, demitidos em dezembro, que até o momento nada receberam.
    Enfrentamos, também, problemas de infraestrutura e muita revolta dos alunos em relação à Central de Relacionamento. Ninguém se entende, as informações são truncadas, há disciplinas sem docentes, além do valor absurdo das mensalidades.
    Só com a união de todos, docentes, discentes e administrativos de ambas instituições, conseguiremos avançar e sanar essa conFUSÃO.
    Por essa razão, peço a todos os docentes da UGF, ativos ou demitidos, que apoiem os nossos colegas da UNIVERCIDADE. Estamos juntos no mesmo barco, ou seja, no mesmo TITANIC.

    ResponderExcluir
  11. SOU ALUNA DA UNIDADE MADUREIRA E ESTIVE ONTEM CONVERSANDO COM O DIRETOR DA UNIDADE JUNTO COM OUTROS ALUNOS. O SENHOR LUIZ PAULO INFORMOU QUE A FUSÃO NÃO ACONTECEU POIS PRECISARIA DE UMA AUTORIZAÇÃO E DO VEREDITCTO DO CVM. ELE TAMBÉM FALOU QUE A UNIVERCIDADE DEIXOU DE SER S/A(SE ALGUÉM PUDER EXPLICAR!!!!). TAMBÉM NOS INFORMOU QUE A TRANSFERENCIA DA GAMA FILHO PARA UNIVERCIDADE OCORRE DE MANEIRA FÁCIL, MAS QUE AO CONTRÁRIO DEMORA E NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM. QUERIA SABER PQ??
    NEM MESMO ELE SABIA INFORMAR QUANDO UM ALUNO PERGUNTOU COM QUAL DIPLOMA SAIRIAMOS: DA GAMA, UNC OU DA GALILEO?
    ACHO QUE NEM ELE SABE O QUE ESTÁ FAZENDO LÁ. EU SINCERAMENTE JÁ TINHA ME ATIRADO DA JANELA SE FOSSE ELE!!!
    ONTEM A UNIVERCIDADE ESTAVA VAZIA. DAQUIA POUCO OS BANDIDOS DA SERRINHA E DO CAJUEIRO VÃO FAZER PONTO ALI, ATÉ PORQUE VÃO COLOCAR UPP NAS DUAS FAVELAS E ELES VÃO SE REFUGIAR LÁ DENTRO. E SABEM PQ? NÃO TEM SEGURANÇA E NINGUEM VAI PERGUNTAR NADA QUANDO ELES PASSAREM PELA PORTARIA,NÃO TEM PROFESSORES E ELES NÃO VÃO PARA ESTUDAR,NINGUEM LIGA PARA QUEM ESTA DENTRO DA INSTITUIÇÃO, A UNIDADE MADUREIRA É ESQUECIDA, O 4º ANDAR TEM UMA VISÃO "PRIVILEGIADA" PARA A FAVELA RIVAL QUE É O MORRO DO JURAMENTO,...
    ENFIM É TRISTE AINDA MAIS QUE NÓS ALUNOS INVESTIMOS O NOSSO SUADO DINHEIRO NÃO SÓ NUMA INSTITUIÇÃO, MAS NO NOSSO FUTURO. AGORA PERGUNTO:O QUE É TER A UNC, A GALILEO, GAMA OU SEI LÁ MAIS O QUE NO SEU CURRICULO?? NÃO É NADA E SABE PQ? TRABALHO NUM RH FAZENDO SELEÇÃO E JÁ RECEBEMOS CURRICULO DE ALUNOS E NÃO PODEMOS SELECIONAR PARA A ENTREVISTA,POIS SÃO ALUNOS QUE NÃO TEM AULA, QUE NÃO PODEMOS CONFIAR EM FAZER UM CONTRATO E A INSTITUIÇÃO FECHAR,O ALUNO NÃO TEM CERTEZA SE TERÁ AVALIAÇÃO,NÃO É UMA INSTITUIÇÃO BEM VISTA NO MEC E ENTRE OS PROFISSIONAIS. NÃO É SÓ ONDE TRABALHO MAS OUTROS COLEGAS DA MESMA PROFISSÃO TAMBÉM PENSAM ASSIM.
    SOU ALUNA E FICO ME PERGUNTANDO ONDE FOI INVESTIDO O DINHEIRO DA MENSALIDADE DURANTE TODOS OS ANOS JÁ QUE OS PROFESSORES NÃO RECEBERAM E AS UNIDADES CONTINUAM IGUAS?
    ANTES A UNC TINHA AULAS DE MANHA,DE TARDE E A NOITE, TINHA SE NÃO ME ENGANO 10 MIL ALUNOS SÓ EM MADUREIRA JUNTANDO OS 3 TURNOS E OS VÁRIO CURSOS QUE AINDA TINHA. ANTES OS CORREDORES CJEGAVAM A SER INSUPORTAVEIS DE TRANSITAR......
    A QUE PONTO CHEGAMOS??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida! São uns cretinos! Se tudo fosse correto haveria transparência! Mas não se preocupe, mantenha a mobilização, nós vamos ganhar esta guerra. Francamente, creio que nós deveriamos começar a pedir a "INTERVENÇÃO JUDICIAL JÁ".

      Professor Universal

      Excluir
  12. éhhhhhhhhh funcionários vão aderir tbm a greve!!! e agora Wanderley Mardini Cantieri???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós, administrativos, não trabalharemos até que nossos salários, 13º e férias sejam pagos. e eles tem até o final de JUNHO para apresentarem proposta de pagamento do FGTS.

      OUTRA COISA QUE TEM QUE SER RESPONDIDA: Quem é o nosso empregador? Galileo? UniverCidade? Gama Filho? Pois recebemos ordens e serviços das 3 empresas, mas na minha carteira tem uma só! vou trabalhar por 3? pode isso professor brasileiro?

      Excluir
    2. Olá,

      Enquanto a GALILEO não apresentar a regularização do que dizem, o seu empregador é um só: ASSOCIAÇÃO SÃO PAULO APÓSTOLO.

      Está tudo obscuro.

      Leia o que descrevi para um aluno acima NA MINHA POSTAGEM QUANDO DISSERAM QUE AMBAS AS FACULDADES SÃO UMA SÓ!!!

      Abraço,

      Excluir
    3. NÃO DEIXE DE PROCURAR O SEU SINDICATO, OK?

      Excluir
  13. Gente, prestem atenção! Não aconteceu fusão nenhuma.
    Como eu já disse nesse espaço, isso foi o maior embuste na história da Educação Superior do Rio de Janeiro.
    Lorota, historinha para enganar trouxa!
    Trata-se de uma quadrilha que pensa que vão lesar todo mundo, mas não contavam que a mobilização seria tão bem organizada. Tanto que a ALERJ e o MP estão enviando representantes para as reuniões.
    Agora, teremos a audiência no Ministério do Trabalho, no dia 26. Se a Galileo contestar
    no TRT veremos qual será o posicionamento do 2º Grau de Jurisdição pois de certo repercutirá sobre os demais processos.
    Tenho amigos que lecionam na UGF e eles afirmam que esta ainda não sofreu a Avaliação Institucional do MEC por conta dessa tal fusão que não aconteceu.
    Detalhe: a UGF está aguardando a Avaliação Institucional desde 2010. Já estamos em abril de 2012 e nada.
    Os alunos da UC não poderão se transferir para a UGF como se fosse a mesma instituição. Essa transferência terá o mesmo tratamento de uma transferência para qualquer outra instituição de ensino. Haverá a comparação da grade de horário, a análise curricular, para que se possa verificar a compatibilidade de conteúdos e carga horária. Daí, o aluno saberá quais isenções de disciplinas tem direito e que disciplinas ainda terá que cumprir para se graduar.
    É simples. Se fosse a mesma instituição a UGF teria feito a integração de sistemas, o que também não ocorreu.
    Os currículos são diferentes. Não unificaram ainda. O curso pode ser o mesmo, mas a grade é diferente. Outra coisa: essa transação só poderá ser permitida com a autorização do MEC.
    Do contrário, vocês não receberão o diploma. Não podem ser de uma instituição, matriculado em outra. Lá, eles nem mesmo sabem se houve a troca de mantença (da família Gama para a Galileo). É tudo de boca. Não mostraram nenhum documento que comprove essa troca.
    Alunos, tenham cuidado. Legalmente, a fusão pode não ter acontecido e vocês só devem migrar para a UGF se a legalização da transação efetivamente ocorrer.
    Do contrário, a transferência poderá atrasar os estudos, pois todos sabem que o aluno transferido sempre fica com disciplinas pendentes.
    A transparência é muito importante nesse processo e, fato é, não vem ocorrendo.

    ResponderExcluir
  14. a Radio GLOBO estava falando dos acontecimentos nas duas Universidades UGF e UC que é administrada pelo Grupo GALILEO EDUCACIONAL que foram intimados a comparecer no dia 26 no Ministério Público do Trabalho para prestar esclarecimentos sobre a abusiva cobrança dos cursos de Medicina, fazendo os alunos como BOBOS pois além dos cursos que sofreram abusivos aumentos não tem PROFESSORES para tais disciplinas!!! e demissões em MASSA ao qual nem pagamentos não fizeram pelos demitidos tanto da UGF e UC e que Professores e Funcionários estão sem receber desde o ano PASSADO e que recolhem o FGTS e INSS mais não repassa isso. e que o cerco esta fechando pois a GALILEO não tem como ARCAR com tudo isso. e que pode ter INTERVENÇÃO JURÍDCA sobre as duas grandes Universidades... o fato é falência isso não acontece pois são filantrópicas mais a intervenção pode acontecer pois eles não tem o DEVIDO que possa arcar com funcionários ATIVOS e INATIVOS. e agora??? mais tudo sairá e continuará como antes pois muitos são coniventes com as falcatruas de Ronald e Marcio André pois um já é conhecido pelos grandes calotes na DELFIN e outro é UM SIMPLES ADVOGADO nem CONCURSADO que participou só das denúncias de GAROTINHO ao qual ESTA SE UNINDO A FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES CONTRA MARCIO ANDRÉ MENDES COSTA e tbm sua filha LARISSA GAROTINHO. Pois sabem muita coisa que pode estar debaixo do tapete GALILEO. e cada dia falam uma coisa o Pinoquio CANTIERI diz que tudo se resolverá em 72 Horas (isso da semana passada) e até agora NADA!! e pessoas ligadas lá dentro falam que não tem tão cedo previsão... e assim funcionários e professores ficam batendo ponto e sem trabalhar. a situação esta TRISTE!! só não faliui pois é uma PILANTROPI... OPS FILANTROPIA. um esquema de lavagem de dinheiro para se livrar de muitas coisas erradas que lá dentro acontece!! e eles sempre se saindo bem!! VAMOS A LUTA GENTE NÃO DEIXE ISSO ACONTECER POIS O SINDICATO (SINPRO) esta junto e falta o SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS SE ALIAREM TBM!! VAMOS MINHA GENTE A HORA É ESSA!!

    ResponderExcluir
  15. Professor Brasileiro,
    nós alunos corremos riscos de alguma prova ser aplicada na terça? A UniverCidade simplesmente não respondeu sobre a questão, nem secretaria, nem central de atendimento, estou receioso. O que devo fazer? O calendário não foi alterado? Como proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno,

      Foi decicido em ASSEMBLÉIA que não haveria aplicação de PROVAS, sendo assim, os professores não poderão fazê-lo.A ASSEMBLÉIA é SOBERANA e se professores aplicarem estarão infringindo a ASSEMBLEÍA e cosnequentemente a lei.

      Aguarde instruções sobre o que fazer, pois você deverá comparecer na REUNIÃO de terça as 18 horas no SINPRO com o presidente da União dos Estudantes e os professores têm ASSEMBLÉIA em 26 de abril as 18 horas. Até esta última data a GREVE PERMANECE. Neste dia irão resolver se continuará ou não.

      A GREVE É LEGAL.

      Vários alunos participaram da ASSEMBLEÍA e presenciaram.

      Assim sendo, não é de bom termo ficar receioso neste momento.

      Ninguém poderá sair prejudicado.

      Abraço,

      Excluir
  16. Alunos que se sentirem prejudicados entremem contato com o MEC:
    http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber sé possível levar todos os alunos, ou pelo menos a maioria a pagar as mensalidades em juízos e o Sinpro pedir bloqueio destes depósitos para garantia do pagamento dos professores. Se possível o Sinpro poderia convocar os alunos a fazerem o pagamento em juízo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda ideia, mas não é possível desta forma. Porém, agradeço a sugestão.

      Mas, o que se pode fazer é penhorar bens pessoais dos gestores, no momento certo. Tudo está se encaminhando para isso.

      Abraço,

      Excluir
  18. Deve sair alguma coisa dos atrasados, pois o ronald levinsohn apareceu na sede da univercidade nesta sexta à tarde. Se for verdade a pressão começa surtir efeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antigamente quando sua Filha aparecia na Instituição quando o salário atrasava é pq o pagamento iria sair e agora Ronald aparece tbm e a "radio corredor" já falam de pagamento. como tem gente boba mesmo na UC!!! vcs acreditam??? então se acreditam viram o coelhinho da Páscoa passando e deixando ovos a duas semanas atras né!! parem de demagogia!! vamos a realidade!!! tem gente que acredita ainda nisso!!!

      Excluir
  19. A Galileo é uma empresa com (COM) fins lucrativos sim.

    A própria Galileo encaminhou ao alunado esta informação.

    Não existe filantropia uma vez que projetos sociais estão sendo retirados da pauta.

    Apenas um colégio na favela do Pavãozinho continua.

    Rádio-corredor informa que a Galileo se arrependeu da aquisição da UniverCidade, o que não ocorre com a Gama Filho que recebe seus ordenados.

    ResponderExcluir
  20. Professores e funcionários,
    a UC nos deve os salários de Março de 2012, parte dos salários de Dezembro de 2011 e Janeiro de 2012, parte (ou todo 13º) de 2007, fgts desde 2003 e inss desde 2006.A "rádio corredor" está dizendo que não receberemos também o salário de Abril de 2012. Com todo este cenário é possível algum juiz trabalhista não estar de acordo com a rescisão indireta? Alguns advogados trabalhistas entendem que a rescisão indireta só pode ser dada com três meses de salários atrasados, alguém confirma isto? Eu acho que (não sou da área jurídica) que já temos condições de rescindir o contrato trabalhista. Alguém comenta? Obrigado e continuemos com o movimento!

    ResponderExcluir
  21. Amigo,

    Não existe nenhuma condição, pois é JUSTA CAUSA DA EMPRESA.

    O que estão falando ser três meses é verdadeiramente 90 dias que é o CONTRATO DE EXPERIÊNCIA.

    Sendo neste caso os direitos abaixo para TODOS os contratos de trabalho:

    A despedida indireta (rescisão indireta) se origina da falta grave praticada pelo empregador na relação de trabalho, prevista na legislação como justo motivo para rompimento do vínculo empregatício por parte do empregado.

    Estes motivos estão previstos no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, os quais preveem esta possibilidade em razão do empregador:

    A. exigir do empregado serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
    B. tratar o empregado com rigor excessivo;
    C. submeter o empregado a perigo manifesto de mal considerável;
    D. deixar de cumprir as obrigações do contrato de trabalho;
    E. praticar contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
    F. ofender fisicamente o empregado ou pessoas de sua família, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outrem;
    G. reduzir unilateralmente o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a sua remuneração.

    § 3º – Nas hipóteses das letras d e g, poderá o empregado pleitear a rescisão de seu contrato de trabalho e o pagamento das respectivas indenizações, permanecendo ou não no serviço até final decisão do processo.

    PARA QUEM ESTÁ EM CONTRATO DE EXPERIÊNCIA:

    Para o contrato de experiência - 90 dias - é uma modalidade do contrato por prazo determinado, cuja finalidade é a de verificar se o empregado tem aptidão para exercer a função para a qual foi contratado.

    DURAÇÃO

    Conforme determina o artigo 445, parágrafo único da CLT, o contrato de experiência não poderá exceder 90 dias.

    RESCISÃO INDIRETA QUE É A MOTIVADA PELO EMPREGADOR SEM JUSTA CAUSA para contrato de experiência que é um contrato determinado:

    Não havendo cláusula recíproca de direito de rescisão, o empregador, ao dispensar o empregado antes do término, fica obrigado ao pagamento de indenização igual à metade da remuneração que o empregado teria direito até o final do contrato.

    "Art. 479 - Nos contratos que tenham termo estipulado(determinado), o empregador que, sem justa causa, despedir o empregado, será obrigado a pagar-lhe, a título de indenização, e por metade, a remuneração a que teria direito até o termo do contrato.

    Assim sendo, quem pleitear RESCISÃO INDIRETA terá o mesmo direito de quem foi DEMITIDO pelo EMPREGADOR, sem justa causa.

    ResponderExcluir
  22. Acho que é fim de festa. Não se fala em pagamento de março e o pagamento de abril já está próximo, ao menos a data pois o dinheiro pelo jeito esta com a mantenedora.

    Os alunos devem ficar inadimplementes diante dos fatos ou pagar em juízo, a conta da Galileo esta bloqueada. Portanto não há dinheiro no horizonte.

    Por outro lado, até agora não vi o edital de nenhuma das assembleias do Sinpro-RIo, gostaria que o brasileior digitalizasse o edital de convocação para termos certeza que a decisão da assémbleia foi mesmo soberana.

    abraços

    Professor ex-Cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caro professor,

      Lembre que o professor brasileiro não é um empregado seu. Por isso seria se for pedir algo seria muito educado utilizar a palavra por favor. Essa ata está disponivel no sindicato e é lá que o senhor deve cobrar.

      Excluir
    2. Muito bem princesa, se alguem quer ter a certeza de que a decisão da assembléia foi soberana basta participar mesma. Este professor para im não é ex mas sim do tipo infiltrado.

      Professor Universal

      Excluir
  23. cade os 100 milhões? o gato comeu o gato comeu... é nada os ratos levaram....estão no ralo de alta perfomance do Engenhão...

    Se acha que não tem dinheiro? vai ser uma continha as trocentas que a Galileo tem... bloquearam a conta que tem uns trocadinhos...

    ResponderExcluir
  24. Vamos ver no que vai dar na audiência do ministerio público. Se nao der em nada: temos a certeza que os dois ministros que agora fazem parte do corpo indecente mexeram os pauzinhos. Aí vamos colocar a boca no trombone.

    ResponderExcluir
  25. Peguem seus botes salva-vidas, o comandante abandonou o barco e ele já quase afundou. Falta muito pouco. Vamos ir embora logo!!!!
    Vamos ir para terra firme e prender esses ingestores safados, pilantras, sem-vergonhas, ordinários, corruptos, sem dignidade, alma , moral e respeito. Tem que apodrecer na cadeia.

    ResponderExcluir
  26. cadê os salários???? Aí pinoquio Canteri??? qual o novo dia de previsão dos salários? mais 72 horas??? hahaha!!! ou errou seria 72 dias??? ou 72 semanas? 72 meses? 72 anos??

    Cantieri seu Prof. Girafalis de araque!!!

    ResponderExcluir
  27. Aí Márcio Larápio André Mendes da Costa e Wandinho Mardininho Cantierizinho , continuem mentindo, dizendo que os salários dos seguranças estão em dia (ainda bem que eles não andam armados, hehehe), comecem a tomar Red Bull, já que daqui a pouco vão voar pela janela da 7 de setembro... hahaha!!!

    Aí segurança da Conduta Rio... não façam isso... pois não é legal sujar as ruas da nossa cidade com esses porcarias...

    ResponderExcluir
  28. aí profesores da Gama Filho...depois de maio... não vai ter mais salários em dia para vcs...alguém quer apostar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que estamos todos "sem" salarius proponho uma greve de "cem" dias. Esta instituição não tem conserto. Seus gestores são viciados em trabalho escravo, tráfico de influência,calote coletivo, turismo em paraísos fiscais, assédio moral,vingança, perseguição.... É melhor o sindicato começar a pedir a penhora de todos os bens da UniverC,da UGF, da Galileu e de todos os seus getores e parentes e/ou pedir a INTERVENÇÃO JUDICIAL JÁ.

      Excluir
    2. Concordo, amigo, por isso tenho pedido aos meus colegas da UGF que apoiem as as ações da UC.
      Enquanto não doer no bolso, ficaremos assistindo a UC agonizar, achando que estamos ilesos, protegidos dessa quadrilha. Ledo engano.
      Não nos esqueçamos que muitos colegas da UGF ainda não receberam as indenizações. Hoje, eles, amanhã, todos nós.
      Nossos alunos ainda estão sem professores em algumas disciplinas.
      Nossas instalações estão abandonadas.
      Houve um assalto no prédio ON (prédio da Reitoria)na semana passada, então, funcionários estão em risco. Não há segurança, limpeza e material suficiente.
      Em suma: o amigo pode ter razão. Vai sobrar pra gente!
      Detalhe: o prédio da Reitoria não vê a cara do Reitor Marcio André há muito tempo. Se for assaltado, invadido ou incendiado, pouco importará para ele.
      Vamos, povo, vamos à luta para que a verdade sobre essa podridão toda venha à tona!

      Excluir
    3. Com todo respeito que obviamente dedico aos meus colegas da UGF, gostaria de dizer-lhes que o que vcs estão alimentando, nada mais é do que falsas esperanças e falta de solidariedade.

      Esses gestores agem sem transparência, aliás não gostam de transparência. Se não tivessem o que esconder desenvolveriam uma gestão participativa, democrática, e não fariam uso de suas táticas de repressão.

      Vocês estão agindo como professores bundões, egoístas,puxa-sacos,coniventes, estão endossando a presença destes canalhas na educação.

      Eles querem um corpo docente assim, constituído, unicamente, por professores múmias, para formarem múmias e contribuirem para a construção de um país de múmias.

      Assim, seremos, no futuro, um bando de múmias, que aceitará tudo, que não contestará, que não reivindicará seus direitos, que não exercerá sua cidadania e que dará aos seus alunos e à sociedade brasileira este péssimo exemplo.

      Será que todos voces já foram transformados em múmias, deixaram de ser professores?!

      Serão vocês os mais novos precursores da injustiça, da ilegalidade, da falta de ética...?!

      Professor que é professor nada mais deve ser do que um arauto da ética, da justiça, da cidadania, da transparêcia, da verdade, da coragem, do conhecimento crítico, da liberdade de expressão...

      Pensem nisso!

      Será que falei alguma mentira!?

      Professor Universal

      Excluir
  29. o negócio da Galileo será rotativo... um semestre paga em dia a Gama Filho, outro semestre a Univercidade, outro semestre nenhuma das duas hahaha!!! só rindo para não chorar...

    Os 100 milhões já foi gasto na confecção da placa azul que fica no Engenhão "EnGana Filho"... hahaha...

    o contador da Galileo (Sergio Caloteiro Moura Soeiro) já fechou as contas deste semestre:

    100 milhões:
    - 25.000.000,00 pagamentos dos alugueis (Ronald)-> não paga -> bolso do Márcio.
    - 25.000.000,00 Conduta Rio (limpeza do Dinheiro e segurança do dinheiro)-> não paga ninguém -> bolso do Márcio.
    - 25.000.000,00 -> segurança, investimentos, outros -> não paga ninguém -> bolso do Márcio.
    - 5.000.000,00 -> salário do Márcio -> bolso do Márcio.
    - 20.000.000,00 -> pseudo investimento no Engenhão -> desvia tudo -> bolso do Márcio.
    - 0,00 -> pagamentos dos professores e funcionários
    - 20.000.000,00 -> pilantropia (pagamementos de juizes para embarrerar processos, etc etc)
    ------------------------------
    saldo = R$ -20.000.000,00 oba fechou as contas, sem fim lucartivos, ainda deu prejuizos.. hahaha...

    ResponderExcluir
  30. A professora R. de C. está avisando aos seus alunos que aplicará a prova nesta semana, mesmo que em greve. Isso com certeza irá prejudicar os alunos sem aulas a duas semanas.

    ResponderExcluir
  31. Fala o nome dessa Traíra. Não coloque apenas as iniciais, pois isso é um espaço democrático e de união dos professores e funcionários que tanto sofrem com as atrocidades feitas por esses safados. Quem fura a greve está do lado da instituição corrupta, indo contra os colegas professores. Aqui já foram citados os nomes de alguns poucos colegas que não Colaboraram e agora estão percebendo que a contribuição de todos fortalece a greve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto mesmo! Qual o nome desta múmia, infiltrada?

      Excluir
  32. Eu gostaria de saber se realmente as provas não estão sendo aplicadas, pois estou encontrando divergências a respeito da aplicação da mesmas.

    E se algum professor aplicar uma prova que até então, por conta da greve, achei que não seria aplicada, e por isso não compareci, o que poderei fazer a respeito? Quais os meus direitos? Pois, parece que nem todos os professores estão em greve.

    Sou da unidade Freguesia e curso uma matéria da unidade do Méier.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  33. Já tem nova postagem do dia 25 de abril.

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro