segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VEJAM A REPORTAGEM REALIZADA NA RÁDIO "CBN" - E CONTINUEM NA LUTA!


Amigos,

Mediante indicação para o Professor Brasileiro, este conseguiu a realização  de uma reportagem em que uma jornalista da rádio CBN entrevistou um professor anônimo  que muito vem contribuindo à nossa causa, o qual demonstra as ilegalidades dos gestores  do Centro Universitário da Cidade-UniverCidade e também menciona sobre outras universidades que passam por problemas semelhantes ao nosso. 



TÍTULO: "Universidades particulares do Rio de Janeiro enfrentam crise financeira". Cliquem, no LINK abaixo e depois, no setor iniciar para "ouvir" a REPORTAGEM. Liguem o SOM!

LINK:
REPORTAGEM-RÁDIO CBN-UNIVERCIDADE

ATENÇÃO!
Conheçam um  BLOG  composto por professores de universidades públicas,denominado OBSERVATÓRIO DA UNIVERSIDADE que soube da  existência do presente Blog  através da mídia e se interessou em publicar uma "entrevista" que realizou com o Professor Brasileiro, a qual propaga as ilegalidades dos gestores da UniverCidade - SE CADASTRE E FAÇA O SEU COMENTÁRIO NA PÁGINA CBN:


Conheçam o BLOG! Participem e comentem!
http://www.observatoriodauniversidade.blog.br
OUTRO BLOG - ACESSEM  E COMENTEM:
BLOG LEX BRASIL - UM ALUNO DA UNIVERCIDADE

URGENTE!

No dia 24 de janeiro , um anônimo comentou no BLOG,
Anônimo disse...
O tempo do medo acabou, agora é tempo de agir!!!
REALMENTE É ISSO QUE ESPERO DE TODOS, POIS SE NÃO  "BOTAR A BOCA NO MUNDO" NÃO CONSEGUIREMOS NADA!
ABAIXO EXISTEM PROVIDÊNCIAS QUE TEMOS QUE EXIGIR DO SINPRO:

PUBLICAÇÃO NO SITE DO SINPRO:

Sinpro-Rio na Alerj
Audiências Públicas na Comissão de Trabalho sobre IES privadas
UniverCidade


No dia 10/12, foi realizada uma audiência pública, presidida pelo deputado Paulo Ramos (PDT), convocada pela Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Alerj, que discutiu a atual crise financeira da UniverCidade - a segunda maior IES educacional particular do estado -, que não enviou representante.


O diretor jurídico do Sinpro-Rio, Marcio Fialho; a diretora e coordenadora da Comissão de Educação Superior do Sindicato, Magna Correa; e a assessora técnica Aparecida Tiradentes; apresentaram denúncias de atraso do pagamento dos salários e do não recolhimento do FGTS; além de a IES ainda não ter pago o 13º de 2007.


Na ocasião foram entregues dois dossiês: "um preparado pelo Departamento Jurídico, com irregularidades trabalhistas da IES, e outro, preparado por um grupo de professores, que abordou a Associação da Univercidade com uma Empresa de Trust, que administra todos os recebíveis". Paulo Ramos decidiu marcar um encontro na Diretoria da UniverCidade, com data ainda a ser marcada, para que a Reitoria esclareça os problemas da IES e possa buscar uma solução que não prejudique a qualidade do ensino, além de apresentar meios para quitar as dívidas trabalhistas.


No final da tarde, em assembléia realizada no Sinpro-Rio, os professores da Univercidade aprovaram a criação da Associação Docente da IES.

Senhores,

Onde está a ASSOCIAÇÃO? TODOS FORAM DEMITIDOS!


Os professores têm que pleitear junto ao SINPRO todas as providências que eles começaram a tomar e prometeram. Temos que  diligenciar. Se todos fizerem isto nossos objetivos serão alcançados.
NÃO ESTÃO SATISFEITOS COM O SINPRO, VÃO ATÉ LÁ E CONHEÇAM DE PERTO O QUE ESTÃO PROVIDENCIANDO PARA NÓS!!!


O QUE VOU FAZER???  COBRAR!!!  Bem ou mal ele é o nosso representante e está pleiteando muitos direitos, inclusive a Ação do FGTS e na ALERJ.  E necessário que a ALERJ realize urgentemente  uma CPI.

É isso que tenho feito desde que criei o BLOG! E os colegas!!!  Continuam acomodados?
São quase 2000 professores na UniverCidade! Contudo, 1800 professores, estou sendo otimista, ficam só assistindo, acessando o BLOG, mas nada falam...
Estão com os salários atrasados? Saiam de casa e vão até a Av. Pedro Lessa, 35, 3º andar e procurem os Diretores de plantão ou marquem uma reunião com o presidente. Não precisa ser sindicalizado para isso. Todos são da categoria. PLEITEIEM UMA ASSEMBLÉIA EM BREVE PARA DECIDIR O RUMO DO MOVIMENTO!!!
Ora! a causa não é só minha e nem de mais uns cinco ou seis professores que a abraçaram!!!
Eu não posso sózinho com mais 4 ou 5 professores aliados, reivindicar algo que atinge a 2000 professores! AJUDEM A NOSSA CAUSA PARA QUE SE RESOLVA MAIS "RAPIDAMENTE"!
Por que não PROTESTARAM contra os atos arbitrários dos gestores quando demitiram os membros da ASSOCIAÇÃO, que só queriam nos ajudar! Poucos comentaram no BLOG. Basta protestar anonimamente indo ao SINPRO e demonstrando interesse pela causa.ESTÃO DE FÉRIAS?  OK. E aqueles que não tem férias e não conseguem ficar em PAZ por que estão sem dinheiro?!
O SINPRO, vendo que tem um número grandioso de professores que vão assiduamente reivindicar certamente darão prioridade!  Fica somente eu e mais cinco pessoas indo lá tentando marcar uma ASSEMBLÉIA ou para providenciar qualquer outro ato?
Como eu disse são quase 2000 professores. Estão cobrando agilização   e   matérias jornalísticas? COLABOREM!!! PROPAGUEM O BLOG!!!  Tem outras matérias para sair, mas é graças ao nosso veículo de comunicação. São mais de 25.000 acessos ao BLOG. Sairão em breve!!! A  matéria do dia 03 de janeiro foi colaboração de um dos 5 professores aliados e  eu fiz a entrevista com a jornalista. 

O DOSSIÊ  das irregularidades salariais estão no Ministério Público  Assim já pode ser acompanhado e vamos começar a cobrar!  Não precisam se expor, pois mesmo se forem no SINPRO ou em outro órgão podem ficar anônimos. O sigilo será preservado!


NÃO DEIXEMOS QUE OS GESTORES CONTINUEM A NOS DESRESPEITAR E NOS SUBESTIMAR!

Aguardo sinceramente agilização por parte de TODOS e lembrem-se de que têm colegas que sacrificaram seus empregos por nós!


"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons." Martin Luther King


                   Saudações,

                 Professor Brasileiro


IMPORTANTE - VEJAM O COMENTÁRIO DE  UM ANÔNIMO

Anônimo disse...
Como magistrado e professor,peço que não nos ofendam nem nos citem.Quem nos cita de forma leviana,desconhece nossa luta.Não somos o Malcher.Cada um luta como pode.Cade nosso salário?A entrevista com a CBN foi conseguida pelo sindicato ou pelo lutador professor brasileiro?Em todos os lugares forum,tribunais,restaurantes começam a ser conhecidas as falcatruas da Univer Cidade e seus algozes.

60 comentários:

  1. Adorei a entrevista!!!! Temos que divulgar mais esse link!!!! Pessoal, coloquem o link da entrevista e do blog nos seus e-mails, se possível, e divulguem para o maior numero de pessoas, isso é spam, mas é por uma nobre causa. Sds.

    ResponderExcluir
  2. Caro professor brasileiro e demais amigos,

    Nunca abandonei, sempre estive aqui e sempre estarei!! Estamos juntos! Então, creio que a greve é certa, bastando apenas formalizar em assembléia. Então por isso divulguem a todos os professores e também aos alunos que conhecem. Teremos greve no inicio do semestre!

    A não ser que a IES atenda os pedidos antes da data acordada.

    Os alunos que estiverem pensando em fazer matricula na univerCidade quando ouvirem falar que está sendo articulada uma greve para o inicio do semestre vão recuar. E os gestores sabem disso, por isso creio que antes que aconteça a assembléia eles devem tomar providencias para reintegração dos professores da associação.

    ENTÃO DIVULGUEM : TEREMOS GREVE NA SEGUNDA SEMANA DE AULA. SÓ IREMOS FORMALIZAR A DECISÃO EM ASSEMBLÉIA.

    ResponderExcluir
  3. Professora,

    Por favor , continue a dar idéias.

    Vamos fazer essa ASSEMBLÉIA logo.

    Temos que pleitear junto ao Sindicato.

    Eu já falei diversas vezes, mas é necessário que todos o façam.

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  4. Greve na segunda semana de aula. Já liguei ao SINPRO solicitando uma assembléia.
    Prof. Aderindo a causa

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Professor!

    Precisamos de colaboração de todos!!!

    ASSEMBLÉIA !!!

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  6. Não consegui ouvir o link. Tem como transcrever no bolg o que foi dito?

    ResponderExcluir
  7. LIGUE O SOM.

    ARRASTE O MOUSE E COLE NO LOCAL ACIMA DO ENDEREÇO.

    NÃO OUVIU O QUE A REPORTER FALOU?A PARTE DO PROFESSOR ESTÁ UM POUCO OBSCURO, POIS COLOCARAM UMA VOZ MODIFICADA,MAS FALA DOS ATRASOS SALARIAIS , FGTS, INSS.

    A PARTE DA REPORTER ESTÁ BEM CLARA.

    http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/economia/2010/01/23/UNIVERSIDADES-PARTICULARES-DO-RIO-DE-JANEIRO-ENFRENTAM-CRISE-FINANCEIRA.htm

    Saudações,

    ResponderExcluir
  8. Parabéns ao Professor Brasileiro e a todos que aderiram a causa.
    Sou a favor da divulgação das noticias que estão ocorrendo para quem sabe os gestores se coloquem no lugar dos docentes e resolvam pagar em dia.
    Saudações a todos.

    ResponderExcluir
  9. Fui demitido, mas estarei ombro a ombro com todos, não somente com os meus colegas mas com os meus alunos: não há Educação onde não há respeito à dignidade profissional. Se você diz que acredita em ensino de qualidade nessa IES, mas se entrincheira por trás do silêncio ou de uma mesa, você mente para si mesmo e para os outros.

    ResponderExcluir
  10. Acredito que todos já fizeram muitos sacrifícios pela instituição. Na verdade, não foram sacrifícios, foram concessões, pois as fizemos com o intuito de colaborar com nossos colegas professores e coordenadores. Não sei se é o caso de vocês, mas vários colegas como eu participamos de inúmeras bancas de monografia, quase sempre sábados inteiros, nas mais variadas unidades. Muitas das vezes, se esqueciam até de nos agradecer. Na verdade é uma atividade extra classe que deveria ser remunerada. Como professor, atualmente, me sinto um ingênuo, pois nada disso me ajudou no sustento de minha família, apenas para aumentar meu currículo Lattes.
    A instituição não valoriza nenhuma conquista acadêmica de seus professores.
    Por estas e outras me sinto desprestigiado, acesso constantemente o blog e quero ajudar, o que já faço divulgando o máximo possível nossa luta.

    ResponderExcluir
  11. Nós não suportamos mais como somos tratados pela IES.
    Ou nós acabamos com isso ou a IES acaba conosco.

    ResponderExcluir
  12. Vou repetir um comentário que já fiz anteriormente por entendê-lo muito pertinente.
    É uma reflexão e um chamamento.
    Apenas modificarei o final.

    "Existe uma "fantasia" que ronda o ensino superior de que o magistério alí é bico, pois a maioria teria outra atividade.
    Sem querer entrar no debate sobre isso, vou apontar algumas questões de têm que ser levadas em considerações pelo colegas omissos.
    Independentemente da motivação que cada um tenha para estar lecionando, essa atividade é uma trabalho e deve ser remunerado, com todos os direitos trabalhistas respeitados. Se assim não for, como é o caso da UniverCidade, existe grave ilegalidade trabalhista, tributária e previdenciária, além de enriquecimento ilícito, sonegação fiscal, apropriação indébita (isso na esfera criminal).
    Mesmo que sua motivação para lecionar não seja financeira (O que duvido muito. Mesmo aqueles que tem outra fonte de renda dependem finaceiramente do magistério direta ou indiretamente - para promoções, prova de títuo etc) ficar omisso a essas irregularidades é indigno. É incompatível com os ensinamentos que levamos para dentro de sala de aula (seja de que área for).
    Será que verdeiramente não entendem que estamos compactuando com uma das maiores arbitrariedades que pode existir?
    Pior são os desembargadores, juízes, promotores, defensores etc que trabalham na IES; Como vocês compactuam com isso? Como deitam a cabeça no travesseiro para dormir? Vocês são autoridades, representantes do Poder Judiciário, guardião da Constituição. Parece que essa é a mixórdia de autoridades que temos.
    Não posso acreditar que depois de tanta luta (séculos dela) nossa geração vai entregar de bandeja tudo que foi conquistado a um especulador financeiro.
    Temos que ser dignos de ostentar o título de professores universitários!"

    Prof. aliado

    ResponderExcluir
  13. Em colaboração à causa informo emails da diretoria do SINPRO:

    Presidente Wanderley - quedo@sinpro-rio.com.br
    Vice-presidente Antonio : antonio@feterj.org.br
    Diretor de comunicação: malexandre@sinpro-rio.com.br
    Diretor: Francilio - francilio@sinpro-rio.com.br
    Diretor jurídico - Marcio Fialho: marcio@sinpro-rio.org.br
    Advogado: marcio@ajs.adv.br
    Diretor: Paulo Cesar- paulo.cesar@gmail.com
    Plantão dos diretores: plantao@sinpro-rio.org.br

    ENVIEM EMAIL PARA PLEITEAR UMA ASSEMBLÉIA URGENTE.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia.
    Apesar de muito preocupada com as notícias, decidi continuar na instituição....

    É correto a informação de greve para a segunda semana de aula???

    Abraços
    Aluna na luta

    ResponderExcluir
  15. respondendo a sua pergunta cara aluna, sim é correto só dependerá se a instituição reintegrar os professores demitidos que faziam parte da associação antes da greve.
    A assembléia será apenas para formalizar isso.

    ResponderExcluir
  16. A greve será inevitável se a IES não corrigir os demandos atuais, em especial, a demissão dos membros da associação.
    Mais um professor na luta.

    ResponderExcluir
  17. Ponham os pés no chão.Greve nos termos prpostos não adianta.Vários colegas irão furá-la.Nossa luta é nos meios legais e na imprensa.

    ResponderExcluir
  18. Concordo 100./. com o post acima.Outra coisa a assembleia é muito pouco representativa,bnem 10./. dos docentes.Vamos buscar na justiça,nos meios de divulgação,o apoio da sociedade.

    ResponderExcluir
  19. O importante é pleitear junto ao SINPRO uma ASSEMBLÉIA para que os professores tomem conhecimento de tudo que está acontecendo, inclusive uma satisfação sobre as demissões arbitrárias.

    Quanto ao resto será votado em ASSEMBLÉIA e lá teremos os rumos do movimento. Veremos neste dia se haverá quorum significativo. Se não tiver tentaremos outra ASSEMBLÉIA para mais adiante.

    Contudo, com um grande número ou não a ASSEMBLÉIA é soberana.

    O que não podemos é desistir.

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  20. Como magistrado e professor,peço que não nos ofendam nem nos citem.Quem nos cita de forma leviana,desconhece nossa luta.Não somos o Malcher.Cada um luta como pode.Cade nosso salário?A entrevista com a CBN foi conseguida pelo sindicato ou pelo lutador professor brasileiro?Em todos os lugares forum,tribunais ,restaurantes começam a ser conhecidas as falcatruas da Univer Cidade e seus algozes

    ResponderExcluir
  21. Caro colega,

    Até agora o Professor Brasileiro tem feito os contatos na imprensa ,não só pela publicidade deste veículo como através de outros colegas.

    Assim, realmente é algo que o Professor Brasileiro tem pedido . Não pronunciem nomes, não difamem, pois a liberdde tem limites.

    Sds

    ResponderExcluir
  22. Agradeço a resposta.

    Quando será a assembléia?

    Aluna na luta

    ResponderExcluir
  23. Podem ter certeza que os primeiro a aderirem a uma paralização serão os professores que também são juízes. Posso afirmar isso.

    ResponderExcluir
  24. Puxa! Isso seria excelente!

    Temos quase 26.000 acessos no BLOG e um público que nos acompanha ansiosamente para ver o deslinde de nosso movimento. Não podemos decepcioná-los. Presumo que somente 0,5% são opositores.

    Sds

    ResponderExcluir
  25. Agreguem os alunos à luta. Ao contrário do que dizem certos coordenadores, é direito dos alunos serem informados do que acontece na instituição que eles sustentam – e sob cujo sombra estarão os seus diplomas. Não caiam na cantilena de diretores e coordenadores que coagem ao silêncio e à mentira: a verdade é um dever Ético e a informação é um direito do aluno.

    ResponderExcluir
  26. Olá Prof. Brasileiro: Boa Noite.

    Ouvi a reportagem da CBN e o parabenizo por mais uma iniciativa. Tentei me cadastrar para fazer um comentário, mas não cosegui sucesso, coisas da WEB. Faço-o aqui. Sou um dos demitidos, porém se me pagarem o que de direito, fico feliz, pois como vc mesmo já disse: "é muito estressante".
    No Jornal Valor Econômico desta data 26.01.10, Caderno-Empresas fl.B4, fala-se de duas IES que contraria a regra das IES aqui do RJ, que estão em dificuldades financeiras e cometem os erros mais absurdos. Coisas praticadas por amadores. Hoje, segundo os consultores internacionais e muitos nacionais também, sabe-se que há três estágios em que as empresas se apresentam: da sobrevivência, da produtividade e da competitividade. As duas IES, são administradas por profissionais. A primeira em 2004, possuia 10 mil alunos, hj 250 mil e em 2004 fez um Private Equity viabilizou recursos e seguiu, em 2007 fez um IPO, vem dando lucro e pretende comprar outras IES em cidades com mais de 100 mil habitantes. Isto acontece por que quem as administra são profissionais e estes conhecem o caminho das pedras, não é difícil, o mercado brasileiro está crescendo e neste segmento com taxas mais elevadas do que muitos outros. Se não fosse assim, a primeira IES da reportagem que está presente nesta data em 40 cidades não possuia metas para conseguir ficar em 250 cidades. Não é difícil. Basta querer e possuir visão e ter propósitos de querer sair do primeiro estágio e galgar o último das empresas competitivas.
    Continuamos na luta.CMDT

    ResponderExcluir
  27. Anônimo disse...

    Continuaremos na luta apesar dos pesares.
    Vou continuar nesta empreitada com a IEs apesar de ter sido demitida.
    Podem contar comigo e vamos tentar avançar nas negociações.
    Abraços fraternos a todos e em especial ao Professor Brasileiro.

    ResponderExcluir
  28. Temos que continuar. Os demitidos devem continuar a reivindicar e cobrar, até mesmo ao SINPRO. Quando for convocada ASSEMBLÉIA gostaria de contar com TODOS.

    ResponderExcluir
  29. Professor Brasileiro,

    O Senhor Paulo Alonso continua ou não na UniverCidade?Segundo fontes,a mesa dele está cheia de papeis na reitoria e ele despacha quando lhe convem como consultor dos Levinsohn.Outros alegam que seu nome foi retirado por ordem do Senador Suassuna que o ameaçou de demissão do anglo e outros que ele não pode ser chamado a responder na justica como consultor.Qual é a verdade?

    ResponderExcluir
  30. Hoje é dia 27 de janeiro............CADE NOSSO SALARIO?O SR ALONSO CONTINUA OU NAO?O QUE FAZER???????????????????????????????

    ResponderExcluir
  31. Conforme podem verificar no site da UniverCidade este senhor não faz mais parte da administração. Dizem também que ele saiu por ser contra as demissões e que não foi ele que as ordenou . O certo é que não é mais gestor. Quanto ao resto só Deus sabe.

    ResponderExcluir
  32. Na primeira folha da Carteira de Trabalho, temos o artigo XXIII da sagrada Declaração Universal dos Direitos Humanos onde podemos ler:

    “Todo homem tem direito a organizar sindicatos e a neles ingressar para a proteção de seus interesses”.

    Seguindo uma tradição histórica de intolerância, a UniverCidade transformou demissão em punição para tentar castigar e calar os que exerceram um Direito legal e moral.

    Se é verdade que o Prof. Paulo Alonso demonstrou tal nobreza, não estaria negando o seu valor se aqui, de público, assumisse esse gesto. Ao contrário: se isso é verdade, meu dever é abertamente demonstrar meus respeitos e gratidão.

    ResponderExcluir
  33. Sugiro ao Professor Brasileiro, líder e elemento catalisador deste movimento de luta por Justiça, que tente contato com o Prof. Paulo Alonso buscando a confirmação do episódio. Mais importante do que saber quem se prestou ao papel de algoz dos seus supostos colegas é exaltar aquele que negou-se a fazê-lo.

    ResponderExcluir
  34. Ontem, comentei sobre os dois artigos publicados no Jornal Valor Econômico, sobre duas IES que estão crescendo a taxas maiores do que da China.
    Hoje, gostaria de colocar duas posições: uma sobre os Gestores da nossa IES - é fácil perceber, correlacionando com os artigos do "VE" e a trajetória desta IES. Falta profissionalismo, e muito, desde as posições estratégicas - da família -, às táticas dos Gestores e auxiliares diretos. As titulações não são suficientes para operacionalização de negócios. Parece que não, mas uma IES é um negócio com processos de transformação de fundamentos pedagógicos, psicológicos, didáticos, técnicos etc..., em ensino e aprendizagem, mas envolve todo tipo de recursos que são tratados nos negócios. A era atual, do conhecimento, a informação e as pessoas são as fontes vitais do desenvolvimento, mas nesta IES, as últimas são tratadas como coisas, principalmente, aquelas que fazem parte da Associação, como se fazia até os anos oitenta. Isto precisa ser mudado e a gestão precisa ser profissionalizada, principalmente nas posições estratégicas e táticas, ou o fim será o mais trágico possível. Outra se refere aos professores. Permita-me exemplificar com um fato concreto que ocorreu enquanto estava na ativa: certo dia em uma Unidade, uma professora saiu da sala quase chorando, conversei com ela e falei, volta lá e dá um show, um espetáculo de aula, realize-se, mesmo no caos. Sabe o que aconteceu, esta professora está trabalhando até hoje nesta IES. Reforço agora, pedindo para os que continuarem a darem espetáculos - aulas excelentes - todos os dias. Há uma exigência atual no ambiente da Gestão, que todos precisam prosperar mesmo no caos. Segundo Stephen R. Covey: " o problema é como vemos o problema" e " o problema não é o que acontece a você, mas sim como você reage ao acontecimento". Por favor, não quero desmobilizar quanto a greve que está sendo preparada, muito pelo contrário, este choque será muito bom para mostrar a força do profissionalismo e da união. Sou favorável a greve, mas ao retorno das aulas que elas sejam as melhores possíveis. De ontem para hoje fiquei assistindo o Australian Open de Tenis. Poucos sabem, mas o Tenis oferece excelentes referências para o aprimoramento profissional, exige-se muito uso de estratégias competitivas, utilizações de alternativas de soluções para momentos difíceis, concentração, muita resistência e equilíbrio mental ( isto hj na gestão chama-se de resiliência , vontade de vencer e constantemente o pleno emprego de benchmarking. Só contribuirá para o fortalecimento nas batalhas a serem enfrentadas no nosso dia-a-dia.
    Mesmo demitido terei o prazer de participar da próxima Assembleia. A luta continua. CMDT.

    ResponderExcluir
  35. Esta ficando dificil de entender os fatos que estão acontecendo, visto que só existe boato e nada de concreto em relação aos gestores desta IES, afinal o que está acontecendo?
    Alguém pode explicar melhor osw fatos sem disse me disse.
    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  36. Fantástica a contribuição técnica e moral que vem dando o colega CMDT. Que pena que tenha sido demitido. Com certeza a IES perdeu uma mente brilhante.
    Sobre a resiliência;"Resiliência é um conceito da física, utilizado primeiramente pela engenharia que se refere a capacidade de um material sofrer tensão e recuperar seu estado normal, quando suspenso o "estado de risco".
    No campo das relações humanas, é compreendido como um processo que excede a simples superação de experiências, já que permite ao indivíduo sair fortalecido por elas. O termo vem sendo consensualmente utilizado como a capacidade humana para enfrentar, vencer e ser fortalecido ou transformado por experiências de adversidade. A resiliência pode ser pensada como capacidade de adaptação ou faculdade de recuperação. Uma atitude resiliente significa ter uma conduta positiva apesar das adversidades, ou seja, soma-se à resiliência a capacidade de construção positiva, superação, re-significação dos problemas, flexibilidade cognitiva."
    Temos que ter uma posição positiva diante das adversidades que nos são impostas pela UniverCidade. Sair da boataria e ir para o enfrentamento (com as armas que possuimos: açõrs judiiais, publicações, divulgação de nossa causa e greve).
    O que coloco em dúvida são as intenções da IES. Com tantas mentes brilhantes em seu quadro de profissionais qual a razão de manter uma administração medíocre?
    Estava em silencio, mas nunca ausente.

    Prof. Além-Mar

    ResponderExcluir
  37. Quando será a assembléia?

    Aluna na luta

    ResponderExcluir
  38. Segundo o comentário da minha coordenadora quando conversou comigo sobre as demissões,inclusive a minha ,o curso de Pedagogia " perdeu" professores de peso...lendo as informações acima, por sinal excelentes , registro aqui o meu questionamento : se o fato é esse , como ficará o curso de Pedagogia e, os demais cursos ? Logicamente,os alunos ainda poderão contar com bons profs,mas, é inacreditável a maneira como a instituição tratou e trata seus excelentes profs...como colocou o prof. Além-Mar,quais as reais intenções da IES em manter uma adm. medíocre...abr. a todos, Sueli Godinho

    ResponderExcluir
  39. O Paulo Alonso contuinua ou não?Parem com os boatos.O blog está virando uma boataria geral com ofensas etcNão era eeste o interesse do prof brasileiro...Não se entende mais nada e o pior hoje dia 27 sem salário e o sindicato não faz nasda,nem o MP ,nem a Alerj.Puxa,o que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  40. Tudo na UniverCidade acontece com autorização do Sr Alonso inclusive demissões.Ele continua ou não?Vital que se esclareça................................................................................................................................

    ResponderExcluir
  41. Continua e as demissões foram autorizadas por ele( a começar pelos professores que se envolveram no movimento e associação).O nome saiu para que ele não responda juridicamente pela UniverCidade .Um outro colega já deu toda a explicação da reirada estrategica do nome desta figura.

    ResponderExcluir
  42. Cadê o nosso salário?Cadê o Sinpro?O mp?

    ResponderExcluir
  43. Como acionar a UniverCidade pelas multas,emprestimos e inclusão de nome no serasa/spc em função da politica de pagamento?Por favor,alguém me ajuda.

    ResponderExcluir
  44. Senhores,

    Houve uma reunião no SINPRO e até o final desta semana ele fará uma manifestação por escrito.Como eu disse , de qualquer maneira o SINPRO é o nosso representante e tem algo para dizer-nos.

    Peço que aguardem. Assim que sair publicarei no BLOG.


    Um ASSEMBLÉIA será convocada no início do ano letivo , isto é, após o dia 22 de fevereiro.Isto já foi resolvido.ESPERO UM GRANDE QUORUM, SEM NENHUM RECEIO.

    Aguardem, pois é aquela expressão: "não podemos dar ouro ao bandido".

    Quanto a acionar a Instituição quanto a danos e prejuízos,procure um ADVOGADO ou o jurídico do SINPRO.Marquem logo.

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  45. Paulo Alonso é um mercenário de duas caras! Ele saindo ou não, não vai deixar de ser o que sempre foi, um palhaço puxa-saco do Dr. Ronald Levinsohn.

    Edward L. Seversen III

    ResponderExcluir
  46. E o nosso salário????Está perdido aonde??????

    ResponderExcluir
  47. Que tal nova reportagem no Globo dizendo que estamos sem salário?

    ResponderExcluir
  48. Obrigado por tudo professor brasileiro.

    ResponderExcluir
  49. quem responde pelo financeiro agora é o Engenheiro armanentista Fernando Guilherme Braga

    ResponderExcluir
  50. E a campanha do Sinpro dizendo que os salários estão atrasados etc etc etc etc?Para onde foi?Está junto com nosso salário...

    ResponderExcluir
  51. Dia 28 de janeiro e nada do nosso salário.Quem vai nos ajudar?

    ResponderExcluir
  52. Senhores,

    Houve uma reunião no SINPRO e até o final desta semana ele fará uma manifestação por escrito.Como eu disse , de qualquer maneira o SINPRO é o nosso representante e tem algo para nos dizer.

    Peço que aguardem. Assim que sair publicarei no BLOG.


    Uma ASSEMBLÉIA será convocada no início do ano letivo , isto é, após o dia 22 de fevereiro.Isto já foi resolvido.ESPERO UM GRANDE QUORUM, SEM NENHUM RECEIO.

    Aguardem, pois estive ontem lá e sei que vão se manifestar.

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir
  53. Tenho curiosidade em saber o que se passa pela cabeça dos gestores.
    Trabalhamos e queremos salário. Não estamos pedido nada que não seja correto e direito de quem trabalhou. Dia 28, sem sálario. Pagar contas? Fazer compras? Aproveitar as férias? Acho que não merecemos. Retornar ao trabalho? Não sei se vou. Minha geladeira vazia, ligações de cobrança, nome negativado, sem dinheiro NENHUM.(até porque o dinheiro que entrou foi para acertar algumas contas, nada de estravagância) Estou no limite.
    Desculpa o desabafo, mas não sei mais o que fazer.
    Assembléia já.

    ResponderExcluir
  54. Muito importante a informação sobre a matéria publicada no jornal Valor Econômico.
    Mesmo que consigamos receber o que nos é devido, logo , logo a situação se repetirá.
    E se perpetuará.
    Isto por que a administração continua a mesma.
    Seria importante sabermos qual é a formação profissial dos pró-reitores.
    Eles têm formação na área de gestão de empresas?
    Aperfeiçoam seus conhecimentos?
    Comparecem a Congressos?
    Têm mestrado ou doutorado?
    Talvez seja a hora de começarem, caso não o tenham feito, ou de serem substituídos por quem sabe agir.
    Os donos da instituição deveriam verificar isto.

    ResponderExcluir
  55. O problema é que não conhecemos as reais intenções da IES.
    Que a gestão pode mudar e a UniverCidade se tornar uma grande IES nós sabemos, tem muito potencial para isso, mas será que é isso que os donos querem?

    ResponderExcluir
  56. Professores,
    estamos precisando de contatos dos professores demitos,para junto com o professor Brasileiro e o SINPRo convocarmos para uma reunião que ficou acertada junto a diretoria do SINPRO com todos os demitidos e os que permaneceram também.Lembro que a instituição até agora não informou ao SINPRO a lista com os nomes para marcar as homologações,sendo assim o SINPRO só tem uma lista com os nomes dos prof. que lá estiveram.
    Abraços e vamos continuar lutando.

    ResponderExcluir
  57. Resposta ao professor sobra a entrevista a CBN.
    Caro professor,
    não sei quem conseguiu a entevista,acredito que tenha sido o SINPRO,pq me ligaram da CBN para ser entrevistada.só que estava adoentada e não pude me pronunciar por ordem médicas.

    ResponderExcluir
  58. A CBN foi indicada por um professor que foi demitido, pois ele fez uma denúncia e foi feita a entrevista por telefone.

    Eles procuraram os diretores do SINPRO também, mas não deu tempo para a apresentação no dia marcado.Deverão procurá-los em outra oportunidade.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  59. Farei uma grande convocação para chamar os DEMITIDOS.

    Saudações,

    Professor Brasileiro

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro