segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

PENÚLTIMA MENSAGEM DO ANO DE 2009 - MENSAGEM AO PRÓ-REITOR

    Amigos,

    Abaixo está a Mensagem de PROTESTO  que enviei ao PRÓ-REITOR.

    CONTINUEMOS A POSTOS NO "MOVIMENTO". NÃO DESISTAM!


    de
    Professor Brasileiro
    para
    bguerra@univercidade.br
    data
    21 de dezembro de 2009 13:21
    Assunto
    MENSAGEM

    Encaminhei a mensagem  para a gerente financeira 
    TÂNIA CORTES

    de
    Professor Brasileiro
    para
    taniacortes@univercidade.edu.br,
    taniacortes@univercidade.br

    data
    21 de dezembro de 2009 19:23
    assunto
    Fwd: MENSAGEM









    Exmo. Pró-reitor
    Administrativo e Financeiro da UniverCidade  
    Sr. Bruno Guerra



    Sou o Professor Brasileiro, que V. Exa. já conhece uma vez que minha presença só se dá virtualmente,porém o BLOG está sendo muito útil a todos e inclusive aos gestores, pois através dele poderão ver a insatisfação que paira sobre o corpo de funcionários e até dos alunos da instituição. 


    Contudo, Exa., não é sem razão, uma vez que a UniverCidade não está cumprindo com suas obrigações deixando todos ao vento sem  saber onde descer, pois estamos sem chão. 


    V.Exa. é o responsável direto pela Administração e Finanças da Instituição, e é o único que poderá nos responder o que verdadeiramente se passa, pois até agora tudo foi feito amigavelmente, mas a Instituição não respondeu a nenhuma notificação do SINPRO.  O Sindicato por várias vezes tentou reunir com V.Exa. para acertar um calendário de pagamento e nada conseguiram, pois sempre apresentavam desculpas por impossibilidades. Na AUDIÊNCIA PÚBLICA realizada no dia 10 de dezembro na Alerj, V. Exa. não enviou nem um representante ou um advogado. Diante disso, presume-se que não sabiam o que responder tendo em vista as provas apresentadas na mesma. V.Exa. sabe que não é de bom termo a omissão e este silêncio leva a crer que tudo o que foi argüido é a verdade. O reitor da Instituição nunca aparece e permanece também em silêncio.

    O 13º salário já está atrasado e mesmo pagando na segunda-feira dia 21 já está em mora. Quando as férias serão pagas? E o salário de dezembro será até o 5º dia útil?   Espero, sinceramente, que TODOS recebam seu 13º salário e não somente alguns!

    Será que os gestores também recebem em parcelas os seus salários?

    Tudo isto traz desânimo e descontentamento a todos, inclusive aos coordenadores das unidades que no seu “silêncio” é obvio que estão insatisfeitos, mas como possuem seus cargos têm que cumprir regras e não podem reclamar.

    O movimento dos professores não terminou. Estamos apenas começando. Esgotaram-se os meios amigáveis e no princípio de 2010 serão tomadas outras providências legais que levarão aos gestores a se apresentarem e a responderem as perguntas, pois se algum deles tem algo a dizer que o diga agora. O SINPRO está aberto a conversar. Porém, a partir do momento que entrar na esfera judicial não haverá volta.

    Sou o Professor Brasileiro, sou de todas as raças, credos e sexo, enfim represento o PROFESSOR da UniverCidade e “protesto” veementemente pela atitude dos gestores  da Instituição ao continuar a enganar e ludibriar profissionais que cumprem a sua missão por dever e amor a profissão.

    Diante de tantas omissões por parte da INSTITUIÇÃO, neste momento só posso pensar de que algo sério existe nas operações realizadas pela ASESPA. Que estes vínculos existentes não sejam os motivos da inadimplência dos professores, caso sejam, haverá muita decepção. Se existem culpados, não seria bom evitar isso? Claro que tudo está sendo investigado e em nenhum momento sequer acusamos a alguém, contudo o que temos de concreto , público e notório são os atrasos salariais, a inadimplência, o não recolhimento do FGTS e do INSS.  É muito sério!!!

    Se existem culpados, é algo muito perigoso porque certamente tirar do trabalhador os seus direitos é querer voltar ao tempo da escravidão em que os próprios seres humanos massacravam outros para o seu bem estar. Podes estar certo de que terão o troco nesta vida. Não sou eu que estou dizendo, são experiências nossas. Eu acredito que as pessoas que fizerem isto com propósitos pessoais não sairão impunes.Se estão com problemas financeiros expliquem-nos, pois não somos seres inanimados.


    Todos dizem que existe  impunidade, pois eu não acredito. A natureza se encarregará disto. Nós fazemos parte dela.  Aquela árvore imponente que está com pragas ou ervas daninhas fatalmente não suportará, a não ser que tentem curá-las  antes que seja tarde.

    Na época em que os coordenadores reuniram os professores para pedir que não propagassem a "verdade" aos alunos por estarem receosos de uma evasão, diziam que era uma vergonha para nós mencionarmos a realidade, pois ficariam com pena dos professores.  Muitos professores ficaram até se sentindo culpados e causou um  grande efeito psicológico. Porém, acabou causando efeito inverso, pois houve casos esparsos que não culminou em prejuízo para a Instituição. Pelo contrário, os alunos nos apoiaram e até hoje permanecem. Ora, Exa., vergonha é o que estão fazendo aos funcionários da Instituição!!!

    Exa. O nosso BLOG trouxe uma verdadeira “união” entre seres que estão reivindicando por justiça – alunos, professores e administrativo. Neste minuto, são mais 12.000 (doze mil) acessos. Daqui a pouco serão 13.000 e  quem sabe se até dia 1º de janeiro de 2010 serão 20.000.  Este é o verdadeiro movimento.

    Por que não usar tudo isto em prol da melhora significativa da Instituição. Nós gostamos muito de trabalhar na UniverCidade , só que não estão permitindo.  Façam uma grande palestra , um grande evento , no início do ano e expliquem realmente o que acontece. Construam esperanças concretas  e corpóreas, sem simulações. 

    A Instituição está num momento em que necessita de uma “Assessoria” Administrativa, mas com profissionais da área, também no setor didático e educacional, inclusive o conteúdo programático está proporcionando uma grande insegurança nos alunos, a burocracia está impraticável. Como eu mencionei na primeira mensagem a V.Exa., se fosse “empresa” estaria no momento de requerer a Recuperação Judicial. Quem sabe fazendo uma transformação no tipo Societário  encontraríamos uma luz no fim do túnel?

    Aguardamos seu pronunciamento direto ou indireto, pois os PROFESSORES estão estrategicamente a postos no "movimento", só aguardando o ano de 2010. O “movimento” existe não para arrasar a Instituição, mas para reerguê-la.

    Existe um sábio e velho ditado chinês: “Da crise a oportunidade”.


    É importante que V.Exa. veja com seus próprios olhos o que está se passando nas unidades através dos "comentários" no BLOG.

     
    Um FELIZ NATAL e que no ano de 2010 construa uma Instituição melhor para todos através de gestos positivos e em prol da coletividade.


    Professor Brasileiro







    38 comentários:

    1. Caro prof brasileiro, eles estão respondendo as msg? É uma vergonha. O sr. representa a voz de nossos corações neste momento. Vamos juntos!

      ResponderExcluir
    2. PROFESSOR DA UNIVERCIDADE, CRIE UMA CONTA DE E-MAIL COM NOME FICTÍCIO E ENVIE E-MAILS DE COBRANÇA DAQUILO QUE POR DIREITO LHE PERTENCE. ESCREBA PARA:
      bguerra@univercidade.br

      ResponderExcluir
    3. A univerCidade precisa de um reestruturação geral, com pessoas serias. Até os estudantes já notam que o professor está desestimulado. O problema é grave.

      ResponderExcluir
    4. O silêncio diz muito...e mostra a covardia que é feita com centenas de profissionais.

      ResponderExcluir
    5. Se o tal contrato com a "TRUST" já acabou, kd o $$$???

      ResponderExcluir
    6. Amigos,

      Seria interessante que todos propagassem esta mensagem, pois menciona resumidamente todos os nossos anseios e tudo o que ocorreu até agora.

      Eu enviei emails para vários colegas, mas não tenho de todas a unidades.

      Se receberem os emails espalhem.

      Alguém me perguntou se eles me respondem. Não. Nunca. Mas tenho a certeza de que leem, inclusive o BLOG. Eles estão querendo saber quem é o Professor Brasileiro, mas é impossível, porque somos todos nós.

      Não aparecerei e não interessa, pois a luta é NOSSA e não minha.

      Saudações,

      Professor Brasileiro

      ResponderExcluir
    7. Eu acho uma covardia. Fazer os funcionários tão angustiados em uma época como esta, onde todos deveriam estar felizes. Assim é que é. Não ligam. Esses são os gestores que temos.
      Ass. Prof triste

      ResponderExcluir
    8. Não é a toa que temos professores adoecendo por tanto estresse.

      ResponderExcluir
    9. Triste final de ano. O que nos espera em 2010???

      ResponderExcluir
    10. Eles sabem desse blog sim porque ele é bloqueado nos computadores da Unidade Méier. Acredito q nas outras também sejam.

      ResponderExcluir
    11. Claro que sim. Eles acessam sempre e sabem de tudo o que acontece.

      Sei que bloquearam todos, mas as pessoas que têm computadores em casa ou em outro local podem vê-lo a qualquer hora.

      Os gestores podem estar neste momento acessando e acho até que fazem os seus comentário, eu já notei pelo que escrevem.

      Espero que já estejam lendo a minha Mensagem.

      É ótimo que leiam tudo, pois estamos sendo verdadeiros e nada do que estamos fazendo é ilegal. A vergonha não é nossa.

      Temos que insistir nos comentários, nas mensagens e em janeiro partiremos para as ações judiciais.

      Eu acredito que os 50% restantes do 13º serão pagos ainda esta semana.

      Saudações,

      Professor Brasileiro

      ResponderExcluir
    12. KD meu 13o????????????
      É mt sacanagem.

      ResponderExcluir
    13. Mais um dia e nada... prof cada vez mais triste.

      ResponderExcluir
    14. O BLOG é bloqueado em todas as unidades. É lógico que eles estão acompanhando. Os alunos estão atentos tb. Divulguei o blog para todos os meus alunos e ex-alunos por e-mail. A participação deles é mt importante. Mts querem sair da univercidade pois etão insatisfeitos com o ensino e com a política da instituição. GESTORES DA UNIVERCIDADE: SÓ HÁ 1 FORMA DE CALAR A VOZ DO POVO. PAGANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!

      ResponderExcluir
    15. É isso mesmo! TEMOS QUE CONTINUAR.

      Não podemos ficar calados.

      Falta pouco para chegar aos jornais.

      Já foi providenciado.

      Saudações,

      ResponderExcluir
    16. Professor Brasileiro,

      O silêncio é a arma dos covardes,já dizia Allende.Hoje,dia 22 não pagaram a segunda parcela do 13 e não forneceram os calendário dos próximos pagamentos.
      Como sugere que encaminhemos nossa luta?A familia Levinson e Alonso já estão com passagens marcadas para o exterior....

      Vamos partir para a luta efetiva...

      Professora que fará uma denuncia por dia até a refgularização dos pagamentos.

      ResponderExcluir
    17. Estou abaixo reproduzindo e-mail que envergonhadamente enviei ao bruno guerra. Só faço isso pq ele não se deu ao trabalho de responder. Ao que parece, não está se importando com a nossa situação. Será que ele acha que todos nós ganhamos o que ele ganha?

      Enviada: segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 15:53:32
      Para: bguerra@univercidade.br

      Prezado Sr. Guerra,
      Gostaria de saber se há previsão de pagamento da 2a metade do 13o salário dos professores e da data de pagamento para o próximo salário + férias. Lamento o importuno mas preciso saber se será possível comprar o presente de natal que meus filhos tanto desejam. Por favor não leve a mal.
      Um professor da casa usando o e-mail de um colega pois não quer se identificar

      É triste, mas verdade. Dr. Levinson, não é briga o que eu quero, é só um pouco de alegria neste Natal. Por favor nos pague. Grato.
      Professor comum.

      ResponderExcluir
    18. Sou aluno e lamento por isso. Sinto-me envergonhado e já questiono se vale a pena continuar dando dinheiro todos os meses para tornar os donos da universidade mais ricos (em 5 semestres nunca paguei com atraso). Ao que vejo não existe filantripia nisto.

      ResponderExcluir
    19. POIS É.......empresa que não respeita seu colaborador não merece respeito. Que exemplo dão para a formação de seus alunos? Parece uma boa pergunta.

      ResponderExcluir
    20. Senhores,

      O vínculo entre a UniverCidade Trust Recebíveis S/A e a ASESPA é de finalidade "exclusiva" e "específica" para aplicação dos recebíveis(mensalidades) dos alunos e assim sendo, provavelmente acontecerá a renovação Contratual.

      O primeiro Contrato perdurou de 01 de fevereiro de 2003 a 08 de dezembro de 2009.Como será o segundo? Está sendo investigada esta operação e com isto saberemos se está ou não atingindo no pagamento dos funcionários da Instituição.

      Enquanto não decidirem sobre o acerto dos salários ou um calendário de pagamentos, continuaremos a averiguação e com os demais procedimentos legais.

      Agora, para isso, somente no próximo ano.

      Tudo está escrito e registrado no BLOG e não pensem que eles não estão lendo. Estamos agindo com a maior clareza e transparência possíveis para que não hajam dúvidas para nós e ao público que está nos acompanhando.

      O que escrevi aqui está bem na frente à direita do BLOG , onde tem a figura do Professor Brasileiro.

      Espero que ainda nesta semana, os gestores cumpram suas obrigações para com seus funcionários que captam com seu trabalho a "receita" para a "vida" da Instituição de Ensino.

      Fraternalmente,

      Professor Brasileiro

      ResponderExcluir
    21. OS GESTORES VÃO PASSAR O NATAL FORA DO PÁÍS?
      É ISSO MESMO?

      CADÊ A IMPRENSAAAAAAAAAAAAAAA?????

      DIVULGUEM A DATA E O HORÁRIO DO EMBARQUE DELES!!!

      CHAMEM O PESSOAL DO PÂNICO E DO CQC PARA CONSTRANGER ESSES CARAS DE PAU NO AEROPORTO!

      QUANTOS DE NÓS JÁ NÃO SOFREMOS CONSTRANGIMENTOS POR CONTA DOS SALÁRIOS ATRASADOS?

      ResponderExcluir
    22. APOIADO! ALGUÉM SABE QUANDO E ONDE?

      ResponderExcluir
    23. Alguém ai sabe alguma notícia sobre o 13o?
      Grato.

      ResponderExcluir
    24. Reproduzindo, achei importante:


      Se a Univer$$idade não se importa de criar uma instituição onde coordenações são instruídas a forçar os professores a criarem notas e frequências fictícias (pois o que importa é ter o aluno 'passando' de período para período... e nisso são lançadas notas que variam de 8 a 10 aos montes e as frequências são zeradas - será que os alunos nunca faltam na maioria das disciplinas? Ou os professores cansaram de lançar notas e faltas e depois serem abordados por coordenadores que transmitem suas intenções pessoais e as instituicionais em forma de conversas, do tipo: O aluno será 'filtrado pelo mercado'... tira/altera as faltas ETC. ETC.!) porque nós, que somos constrangidos e mal pagos é que vamos nos importar de 'manter alunos pagantes'? É hora de tornar visível o fato, talvez, como muitos gostariam de dizer: a versão - pois que seja a versão dos professores, desses trabalhadores que aturam sete anos de maus tratos.

      Voto pela paralisação e pela Greve.

      ResponderExcluir
    25. Repito pq preciso do $:
      Alguém ai sabe alguma notícia sobre o 13o?
      Grato.

      ResponderExcluir
    26. Gente, estou de saco cheio desta situação. Começo a considerar com seriedade a possibilidade de largar esta porcaria de empresa. Vamos lembrar que os funcionários da caderneta de poupança do nosso patrão não recebera seus direitos até hoje (e já se vão muitos anos).
      Professor irritado

      ResponderExcluir
    27. Extraído de: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/circo/cir2009.htm

      Encol: e quem lembra de Ronald Levinson?

      Para a mídia é fácil culpar a esfera pública pelo tamanho do buraco da Encol. Mas será que nenhum dos 42 mil clientes deste império imobiliário procurou os jornais para reclamar? E que providências tomaram os jornais para abortar o escândalo?

      O caso nos remete a um outro, protagonizado pelo mago das finanças dos anos 70, Ronald Levinson, com a Delfin, um rombo igual ou até maior (em dinheiro de hoje) e que continua impune num magnífico apartamento de frente para o Central Park em Nova York.

      Levinson foi mais esperto do que a máfia da Encol: financiou a compra de apartamentos para um seleto grupo de jornalistas cariocas (ou paulistas lá residentes), meteu-se em negócios com empresários de mídia e assim, ao longo de quase duas décadas, o "Caso Levinson" tornou-se tabu.

      Hoje, quantos pauteiros e editores de economia conhecem o caso? A culpa é do governo.

      ResponderExcluir
    28. Extraído de: http://www.olavodecarvalho.org/convidados/0132.htm


      A mais conhecida “libélula” da USP, Emir Sader – que no passado pertencera aos quadros do MIR chileno, grupo que em 1989 seqüestrou Abílio Diniz –, também deu o ar de sua graça “coletiva”, bailando no ar com suas asas transparentes. Escreveu “Olavo de Carvalho não existe”, no dia 28 de setembro de 2001, acusando-o de ser empregado de Ronald Levinson, o qual esteve metido num escândalo financeiro dos tempos dos Governos militares – o “Caso Delfim”. Sader faz afirmações estapafúrdias, dizendo que Olavo fisicamente não existe, é apenas uma cria da direita, um Quixote que ainda vê comunistas por todos os lados, apesar de o Muro de Berlim ter caído e a URSS não existir mais. Finalizando MIR Sader diz que os espaços de Olavo na imprensa são comprados por publicidades que a UniverCidade faz nos meios de comunicação...

      ResponderExcluir
    29. Extraído de: http://www.via6.com/topico.php?tid=201480


      Imagine se o banqueiro Daniel Dantas fosse pobre, carregasse saco numa transportadora, morasse numa favela, criolo e fosse acusado de furtar notebook para o seu filho. Será que ele não entraria no camburão algemado? Será que o STF teria o "carinho" de analisar o habeas corpus num final de semana ou durante a noite e liberá-lo da prisão? Será que ele todas as regalias dadas ao banqueiro Daniel Dantas, que se fosse nos Estados Unidos já estaria atrás das grades há muito tempo, mesmo contratando o maior escritório de advocacia do mundo. Realmente não acredito que a Justiça, no Brasil, seja igual para todos. Alguns são mais iguais que outros, como diz o companheiro de profissão da rádio Bandeirantes, José Paulo de Andrade. É revoltante perceber que os anos passam e nada muda. Desde a época do império que os representantes da elite escapam das punições. Pesquisa do ministério da Justiça comprovou que apenas 0,5% da população carcerária no Brasil pode ser classificada como rica. E assim mesmo, fica pouco tempo no cárcere e logo ganha as ruas. Lembro dos escândalos financeiros da década de 70 em diante: grupo Lume, Coroa Brastel, Mongeral, caderneta de poupança Delfin, Luftalla, Econômico, Nacional e nada aconteceu com nenhum deles. No caso da Delfin, o governo teve de devolver dinheiro para o dono do negócio, Ronald Levinson. Já Assis Pain, da Coroa Brastel, ficou com a grana dos investidores e continuou solto. Temos escândalos da época do Sarney, Collor, FHC e agora do Lula e nada muda. Alguém fala do senador Jader Barbalho, muito conhecido no Pará por uma série de falcatrua. Na verdade, a corda arrebenta para o lado fraco. Se tiver muito dinheiro, o criminoso fica impune. Aliás, como ficou o caso do Banco Santos? E a dona da Daslu? E o senhor Wagner Canhedo, responsável pela quebra da Vasp, por onde anda? E o caso do Nenê Constantino que havia "emprestado" R$ 1 milhão para um amigo senador em Brasília? Vou parar porque esses intocáveis nunca conhecerão cadeia.

      ResponderExcluir
    30. Extraído de: http://www.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?pg=8&idBlog=11289&arquivo=mensal&inicio=&fim=&mes=6&ano=2007


      Lewinson, que estava com os bens indisponíveis, tinha montanhas de dólares no exterior, (ganhos desonestamente com a Delfim) financiou tudo. Só que ainda mais sem escrúpulos, sem caráter e sem constrangimento, ficou com um "documento de gaveta" dado por Ari Carvalho. As famílias não sabiam. Quando Ari morreu, Levinson foi para o jornal (que funcionava numa propriedade sua) e assumiu. Não contava com a resistência das filhas, que retomaram tudo. Levinson não perdeu nada, e ainda se transformou em dono de UniverCidade. Que República.

      ResponderExcluir
    31. Eis o seu, o meu, o nosso patrão.

      ResponderExcluir
    32. Que vergonha esse cafazeste do Levinson que nos rouba e compra obras de artes,casa a neta Betina com suntuoza festa nos Estados Unidos ,contrata a empresa do pseudo professor Paulo Alonso com seu p-rotegido Claudio Fico para administrar a UniverCidade....SOCORRO>>>>>>Vamos botar a boca no trombone na imprensa...CADE a segunda parte do 13???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      ResponderExcluir
    33. Precisamos urgente levantar informações sobre a empresa do Alonso e Fico que presta consultoria a UniverCidade.São 54 mil reais por mês,fora os pro-reitores que ganham em média 16.0000,00 reais cada.Existe um cartão de credito funcional utilizado pela familia Levinson no Brasil e no exterior com débitos na Asespa.

      ResponderExcluir
    34. Qual o nome da empresa? E o CNPJ?

      ResponderExcluir
    35. Só nos resta uma saída;

      GREVE + JUSTIÇA (RESCISÃO INDIRETA).

      Sinpro... não se pode esperar nada de vocês.

      ResponderExcluir
    36. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      ResponderExcluir
    37. Sou aluno da univercidade, e me pergunto? Para onde está indo a mensalidade que pago todo mês sem atraso!?!?! Para onde vai o valor que eu pago nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, meses de férias cujo eu não tenho aula e ainda assim sou obrigado a pagar?!? Quando há recesso, feriados prolongados e tal, não há desconto na mensalidade e mesmo assim ainda pago em dia!
      E cada ano que passa o valor aumenta, só aumenta... e para onde está indo esse dinheiro todo?!?!
      Professores mudam, coordenação muda, a grade muda e ainda tiram matérias nas quais já fiz e que no final não computarão como créditos, e eu sou obrigado a fazer outra matéria, isso seria pra ficar mais tempo pagando a mensalidade?!?!?

      TOMEM VERGONHA NA CARA E PAGUEM OS TRABALHADORES!!
      ATÉ QUANDO ISSO VAI DURAR??
      SERÁ QUE TODOS NÓS ALUNOS TEREMOS DE MUDAR DE INSTITUIÇÃO?

      ResponderExcluir

    O BLOG É MODERADO.

    TODOS SÃO BEM-VINDOS !

    Professor Brasileiro