quarta-feira, 17 de abril de 2013

“O MEC - Ministério da Educação e Cultura - tinha que renunciar publicamente a sua incapacidade de fiscalizar o ensino (…)”, afirmou o presidente do sindicato dos professores do município do rio de janeiro e região (SINPRO-RIO) * portaria nº 165 de 17/04/2013 - comissão permanente de acompanhamento da universidade Gama Filho e Centro Universitário da cidade * Acabou de ser aprovado - 18/04/2013 - na ALERJ o relatório da CPI das instituições de ensino superior privado. Dentre os pedidos estão: intervenção imediata do MEC na UC e UGF; prisão de Marcio André Mendes costa, fundador da Galileo Educacional, por apropriação indébita das mensalidades e formação de quadrilha *UGF/UNIVERCIDADE: MEC institui comissão permanente para monitoramento das relações entre mantenedora e IES - 17 de abril.


ATENÇÃO
Acabou de ser aprovado - 18/04/2013 - na Alerj o Relatório da CPI das Instituições de Ensino Superior Privado. 
Dentre os pedidos estão:

- Intervenção Imediata do MEC na UC e UGF;
- Prisão de Marcio Andre Mendes Costa, fundador da Galileo Educacional, por apropriação indébita das mensalidades e formação de quadrilha.
LEIAM ABAIXO: 

Seis pessoas poderão ser indiciadas junto ao Ministério Público Federal (MPF) de acordo com sugestões contidas no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga denúncias contra universidades particulares do estado. O documento foi votado e aprovado durante reunião realizada nesta quinta-feira (18/04). O texto indicou ainda 74 encaminhamentos que deverão ser feitos a outros órgãos públicos, como os ministérios da Cultura, da Educação e do Trabalho, o Congresso Nacional e a própria Alerj. “O objetivo desse documento é provocar em Brasília um debate sobre a mercantilização do ensino superior, além da criação de uma CPI nacional, de forma a reforçar o nosso trabalho e atingir as instituições privadas do País”, explicou o relator, deputado Robson Leite (PT). O relatório ainda seguirá para a votação no plenário da Casa, em data a ser definida.

Os possíveis indiciados junto ao MPF que constam do texto aprovado pela CPI são: Candido Mendes e Alexandre Gazé, da Universidade Candido Mendes (Ucam); Márcio André Mendes Costa, que atuou como controlador do Grupo Galileo – que administra as universidades Gama Filho e UniverCidade – entre 2010 e 2012; Rui Muniz, da Universidade Santa Úrsula; e Igor Xavier e Rodrigo Calvo Galindo, do Grupo Kroton, que administrava a Sociedade Unificada de Ensino Superior e Cultura (Suesc). Dentre os encaminhamentos do documento, estão a intervenção imediata do Governo federal na UniverCidade e na Universidade Gama Filho, a não participação de instituições com problemas trabalhistas nos programas de bolsa públicos, a implementação de um tributo específico para a criação de um fundo de pesquisa para o ensino à distância e a proibição de sociedades anônimas serem mantenedoras de universidades.

“A educação superior privada é motivo de preocupação porque as pessoas pagam e investem seus sonhos nela”, pontuou o presidente da comissão, deputado Paulo Ramos (PDT). Ele reforçou que os problemas apontados no estado do Rio “acontecem em todo o País”. “Aqui, não tivemos oportunidade de investigar todas as universidades porque algumas possuem instituições com sede em outras unidades da federação”, explicou. Ainda segundo o documento, o número de instituições de ensino superior privadas no estado aumentou na última década – atualmente, são 658. “Os grupos financeiros investigados viraram mantenedores e obtiveram lucros na Bolsa de Valores, enquanto a qualidade do ensino ficou cada vez mais deteriorada”, frisou o relator Robson Leite.

Após a votação em plenário, o colegiado, integrado também pelos deputados Flávio Bolsonaro (PP), que esteve na reunião, Luiz Martins (PDT), Xandrinho (PV) e André Ceciliano (PT), entregará o documento nas mãos do presidente da Comissão de Educação da Câmara Federal, deputado Gabriel Chalita (PMDB/SP), em Brasília. “Esse trabalho não se encerra aqui. É preciso que todos os setores da sociedade se envolvam e se engajem para a melhora do nosso ensino superior privado”, finalizou Paulo Ramos. Também estiveram presentes na reunião representantes dos sindicatos dos Professores do Rio (Sinpro-Rio) e de Médicos do Rio (Sinmed/RJ) – o Sinmed reivindica a renovação do contrato de estágio de alunos de Medicina da Gama Filho na Santa Casa de Misericórdia – e dos movimentos estudantis.

Principais denúncias contidas no relatório:

- Atrasos e falta de pagamentos aos funcionários, assim como imposto sindical, INSS e FGTS;
- Ensino à distância – suspeita de fraude e venda de diplomas e ausência de regulamentação por parte da Câmara Federal;
- Grupos estrangeiros e sociedades anônimas comandando as universidades privadas no estado do Rio;
- Irregularidades em relatórios financeiros;
- Sistemas de bolsas, como o Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Universidade para Todos (Prouni), conferidos a instituições com conceitos baixos pela avaliação do Ministério da Educação;
- Aumento abusivo da mensalidade em 64 instituições;
- Convênios com prefeituras sem licitações públicas.


Foi realizada hoje, dia 17 de abril, a reunião paritária dirigida pelo secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Jorge Messias; pela secretária de regulação, Marta Abramo e pelo deputado Celso Jacob (PMDB/Comissão de Educação do Congresso). Convocados pelo MEC, estiveram presentes os representantes dos funcionários das duas instituições de ensino Universidade Gama Filho e da UniverCidade, Eris Carneiro e Marcelo (UGF) e Welington (UC); os representantes dos docentes da Gama Filho (ADGF) Jorge Atilio, e da Comissão de Docentes da Cidade, Sidnei Amaral; os representantes dos discentes de ambas instituições, Rafael (Camed/DCE-UGF), Lúcio Brandão (CAGeo/DCE-UGF), Marcus Vinicius e Bruno (DCE-UC), o Sinpro-Rio, na figura de Magna Correa; os dirigentes da Mantenedora e das IES, Dr. Alex Porto, diretor presidente da Galileo; Raymundo Romeo (UGF), Álvaro Sousa (UC), respectivamente e Vitor Lemos, representando os coordenadores da UC.

As representações das IES apresentaram o conjunto de problemas existentes em relação à infraestrutura e à gestão acadêmica, tal como os cenários de Medicina na UGF, a elaboração do calendário acadêmico na UC e a necessidade da solução das mesmas com acompanhamento e monitoramento do MEC.

O MEC instituiu uma Comissão Permanente para monitoramento das relações entre Mantenedora e as IES, com fiscalização do plano econômico de sustentabilidade, que terá a duração de 10 meses. É importante ressaltar que é a primeira vez que o MEC tomará tal atitude administrativa.

A Mesa Paritária, que se reuniu hoje pela primeira vez, terá reuniões regulares para acompanhamento, monitoramento e fiscalização do processo. O MEC determinou que o cumprimento de todos os itens do TERMO DE COMPROMISSO, assinado pela Galileo, é condição sem a qual todo o processo proposto hoje será revisto. Ficam mantidos os prazos para as respostas ao Despacho do MEC.

A Comissão Paritária iniciará suas atividades na próxima segunda-feira. O MEC também determinou que a Mantenedora deve respeitar a autonomia e os processos participativos autônomos das instituições de ensino Universidade Gama Filho e UniverCidade. Qualquer ausência no cumprimento das determinações caberá medida mais dura do MEC. O cumprimento dessas determinações do MEC inclui o respeito à autonomia universitária e à gestão coletiva, sobretudo por meio dos órgãos colegiados.



A ASSEMBLEIA DO DIA 12 DE ABRIL ESTAVA VAZIA. AQUELES QUE FICARAM INSATISFEITOS DEVERIAM COMPARECER DIA 09 DE MAIO AS 14 HORAS - SINPRO-RIO. VOTAR PARA MUDAR.



46 comentários:

  1. Só corrigindo, o Lúcio Brandão é do CA geo-ugf. O Bruno é da comissão de alunos da univercidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rômulo.

      Como vai?

      Então com o será o texto abaixo? O SINPRO-RIO publicou como está acima.Acertei apenas o que disse, mas diga se está certo para que eu insira o correto apra os professores e alunos.

      - os representantes dos discentes de ambas instituições, Rafael (Camed/DCE-UGF), Lúcio Brandão (CAGeo/DCE-UGF), Marcus Vinicius e Bruno (DCE-UC)-

      É isso?

      Quando acertar vou falar com o SINPRO para corrigir.

      Abraço.

      Excluir
  2. O pastorzinho de ovelhas 171 já colocou sua empresa de segurança nas unidades. E viva novamente a lavanderia! Vale lembrar que Ronald Mc Donald pediu para seu laranja podre colocar bastante água sanitária.
    Antes a parceria era com o miliciano, agora é com o moço do campo. Só muda as caras, mas toda grana vai para o mesmo destino.
    E o Big Mac só engorda!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Professor brasileiro,

    A greve pode voltar à partir da próxima assembléia? se sim, porque os professores retornaram?

    Obrigada

    Cinthia Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pelo esclarecimento.
      Realmente não entendi essa volta dos docentes, "em estado de greve", é algo sem sentido, uma vez que daqui há alguns dias a greve poderá ocorrer novamente; algo totalmente sem nexo.
      Sou aluna de Direito da UC, e torço pela volta das aulas NORMAIS, por outro lado, sou a favor da greve sim, pois trabalho, e acho um absurdo IMENSO trabalhar sem receber, isso não existe! pois assim como os senhores, tenho despesas a pagar, e simplesmente não viveria sem meu salário.
      Desejo boa sorte a todos, professores e alunos.
      Att.
      Cinthia Ferreira

      Excluir
    2. Uma correção, o senhor disse que a assembléia seria dia 19 de maio, não seria dia 9 de Maio?

      Excluir
    3. Oi Cinthia.

      Como vai?

      Conforme o sentido da expressão que deram na ASSEMBLEIA "estado de greve" poderá voltar a parar sim.

      Com relação a volta dos professores foi uma resolução da ASSEMBLEIA que não tem razão de ser...

      Mas .... Vamos ver a votação do dia 9 de maio.

      Estado de greve!? Cinthia. Entendo o que você quer dizer.

      Vamos acompanhar os acontecimentos ok?

      Abração.

      Excluir
    4. É amigo da postagem 18 de abril de 2013 12:04. O dia é 09 de maio.

      Excluir

  4. O QUE EU ACHO NO MÍNIMO CURIOSO É, SÃO TANTOS QUE RECLAMAM AQUI SOBRE O TÉRMINO DA GREVE, SE ESSES TANTOS TIVESSEM COMPARECIDO À ULTIMA ASSEMBLÉIA,QUE DETERMINOU O TÉRMINO DA GREVE, E VOTADO CONTRA, HOJE A GREVE AINDA ESTARIA DE PÉ, E COM CERTEZA ALGUMA MEDIDA EM PRÓ DO QUE ESTA SENDO PLEITEADO POR NÓS, ESSE GRUPO TALVEZ JA ESTARIA TOMANDO.
    OU SEJA, FOI UMA MINORIA QUE VOTOU PARA O TÉRMINO DA GREVE, ONDE ESTAVAM VOCÊS (MAIORIA), QUE NÃO COMPARECERAM E SE CALARAM?? AGORA, ENGULAM!
    SE NÃO QUISEREM QUE ISSO SE REPITA, SE QUISEREM QUE O MOVIMENTO RETORNE, SE QUISEREM TER SEUS DIREITOS ENFIM ALCANÇADOS; MOVAM SEUS TRASEIROS DO CONFORTO, E VÃO À PRÓXIMA ASSEMBLÉIA NO DIA 9 DE MAIO, E VOTEM À FAVOR DO RETORNO DA GREVE; SE NÃO COMPANHEIROS, AI SIM, ESTARÁ TUDO PERDIDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha! Vou dizer uma coisa: é bem capaz de não aparecer ninguém ou uma meia dúzia de docentes em 09 de maio!!! Eu não entendo como podem se sujeitarem a isso! É como tivesse p/ cada docente, uma "escopeta" apontada na direção da cabeça! Por que será que o nosso país não muda?

      Excluir
  5. Sou aluno de Direito da Gonçalves Dias e há vários colegas que foram assistir aulas à noite na UC, ñ tiveram aula e profºs. não deram satisfação. Esse "estado de greve" é sacanagem!!!! Ou oficializam isso ou perderão muitos alunos como eu, e muitos outros! Nunca vi num Estado Democrático de Direito o trabalho de graça!!!! Tá na na cara que estão é com medo!! Claro q não são todos os docentes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro aluno.

      Este "estado de greve" transformou-se em "estado de graça".

      Infelizmente este meio termo deixou a todos confusos.

      Claro que na Assembleia foi resolvido que deveriam "voltar" a DAR AULAS e não MINISTRAR.

      Mas, devem ter sido os insatisfeitos pela deliberação que não está ministrando aulas. Contudo, eles deveriam comparecer na ASSEMBELIA do dia 9 de maio para VOTAR.

      No dia 12 de abril muitos não compareceram e os dissidentes (insatisfeitos com as deliberações) não estão ministrando aulas.

      Dia 9 de maio terão que resolver esse IMPASSE. Aliás, deveriam marcar outro dia em caráter de emergência antes do dia 9 de maio, pois ou ESTÁ ou NÃO SE ESTÁ EM GREVE.

      Abraço.

      Excluir
  6. O texto fala na "proibição de sociedades anônimas serem mantenedoras de universidades". Universidade é algo muito amplo. Seria desejável que a proibição se estendesse às "faculdades".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante questionamento. Até aonde sei, a UniverCidade é na verdade, um Centro Universitário, ao passo que, a UGF é de fato uma universidade. Não sei, se isso repercutiria negativamente para a UC, colocando a UGF na frente. Alguém poderia comentar a respeito?

      Excluir
  7. Este tal Estado de Greve me parece ter sido proposital, pois criou e ainda vai criar um prejuízo muito maior do que a manutenção da greve.

    A Galilleo não está patrimonialmente ou financeiramente falida mas sim moralmente falida. Aí reside o maior problema. Talvez por isso um anônimo acima disse parecer que os docentes estão,cada um, com uma escopeta (ou fuzil) apontado para a cabeça. A democracia passa longe desta instituição

    Uma empresa que afirma que 1/3 do seu patrimônio paga toda sua dívida está mais saudável que a maioria das empresas brasileiras. Uma IES que apresenta um patrimônio de 1,6 bilhão, contra uma dívida de 190 milhões, excluindo-se, evidentemente, a dívida tributária, mesmo que a dívida tributária fosse considerada, ainda haveria um saldo patrimonial de quase 700 milhões e está,portanto, longe da insolvência.

    Obviamente que me baseio nos comunicados da Galilleo, em reunião na UGF e no site da jornalista Cecília Bahia, e considerando-os como verdadeiros. Caso contrário manifestaria enorme insatisfação quanto ao relatório final da CPI já que, neste caso deveriam conter também pedido ou sugestão para intervenção judicial e a prisão imediata também do Sr. Ronald Lenvinsonh, do Pastor Adenor Gonçalves, do Sr. Alex Porto, Vanderlei Cantiere ,dentre outros, por Gestão Fraudulenta e outros crimes diretos e indiretos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "CHIGACO É AQUI" (1925 a 1930, Al Capone).Sou discente de Direito na UC. Se o patrimônio que a Galileo alega ter consiste em patrimônio ilíquido, a conversão em pecúnia pode demorar muito para sair. Mas, se boa parte do ativo for líquido, em tese, é bom sinal, operando-se, a penhora online. No entanto, não sabemos exatamente a extensão sobre quais os segmentos sociais estão de fato "comprados". Por exemplo, órgãos do Poder Judiciário (MPT, TJ, STF), Administradores Públicos, como Prefeitura, Governo do Estado - RJ, MEC, quase todas as mídias. Por enquanto, vimos até agora a "Ponta do Iceberg". Pensem: em 2012, Dias Toffoli e Lewandowski viajaram de Brasília ao Rio para ministrar palestras muito curtas. Pelo que me disseram, era muito mais uma palestra "Pro Forma". A Galileo deu calote, inclusive, na empresa de taxi-aéreo que os traziam e os levavam. Assim, a Galileo tem representantes no STF. O site do G1 noticia que docentes de ambas as IES receberam os atrasados e acabou a greve. Mentira! Apenas a UGF recebeu uns pingados. E a UC? Nada! Significa dizer, que, a matéria foi comprada (além de outras tantas). O MEC "surdo, mudo e cego". No Judiciário, diversos acordos trabalhistas parcelados foram descumpridos. Então, qual é a da Galileo? Procrastinar. Com o fim da greve da UniverCidade, me pareceu que muitos coordenadores, e, certamente, alguns docentes tb foram comprados. Pergunto: quem sobra? A polícia militar? A civil? A Federal? O sistema é corrompido na vertical, na horizontal, na diagonal.Não precisa ser muito inteligente para concluir isso. Eu espero, que, essa mobilização dos deputados, docentes e discentes, não seja boicotada. A Galileo só está aonde está, por que paga propina de "A a Z". A maioria dos órgãos que se calam, estão direta ou indiretamente envolvidos em negociatas espúrias e escândalos ainda muito pouco escancarados, pela real dimensão q certamente possuem.. Que democracia é essa? Só podemos reclamar, e olhe lá!

      Excluir
    2. não há democracia nesse País, como vc bem disse, "leva quem paga mais", desde juízes do Supremo até professores e coordenadores da instituição.
      Diante disso, só resta aos docentes entrarem em greve. Se alguns foram comprados e votaram a favor do término da greve; aqueles que não foram, só lhes restam comprarecer em massa na próxima assembléia e votar a favor do retorno da greve, simples. Acredito, que ainda, é um meio bem eficaz de uma determinada classe ser ouvida. Pois, sem professor não há aula, sem aula não há alunos e sem alunos não há mensalidades pagas, que são desviadas para os bolsos dos corruptos. Obrigando-os a tomarem alguma providência. Mas é preciso acima de tudo união, é necessário que os docentes à favor da volta da greve, se comuniquem entre si e compareçam em massa na assembléia para votação.

      Ass.: Um que não foi comprado.

      Excluir
  8. Galielo comprou o Mercadante...?

    http://oglobo.globo.com/pais/mercadante-passa-mal-esta-internado-em-brasilia-8162030

    ResponderExcluir
  9. corrigindo o nome do Professor é Alexandre Gazé , quanto aos possíveis indiciados serem da Candido Mendes, porque também não foi pedido a intervenção imediata do MEC na instituição?

    ResponderExcluir
  10. E agora Marcio Mendes Costa??? Vai correr pra Paris ou vai encarar os fatos de frente, aliás tem mais gente pra fazer companhia a esse senhor, ñ deixe ele sozinho rsrsrs tadinho dele, prenda os comparsas dele tb, só assim vou me sentir injustiçado.

    ResponderExcluir
  11. A questão é que tudo isso representa o demorado jogo político. Pessoalmente não tenho mais como resistir a vontade de mandar todos estes bandidos da Galilleo para o inferno. É uma questão de honra, de legítima defesa.

    Pedir a prisão imediata não garante a prisão destes canalhas. O Estado brasileiro é infinitamente tolerante com os criminosos de terno e gravata.

    Alguém, alguma autoridade política, judiciária ou policial já teve a coragem de exigir uma explicação acerca do patrimônio que eles alegam ter e da estrutura patrimonial? Estrutura patrimonial cuja interpretação,facilmente, revela covardia com os trabalhadores e a prática de diversos crimes.

    Eles fazem o que querem, defecam em nossas cabeças, na cabeça do Legislativo, Executivo e, principalmente, do judiciário. Vide a questão do bloqueio do dinheiro para pagar o salário de dezembro/2011 dos demitidos. O judiciário manteve o dinheiro retido um ano e não pagou. Para piorar autorizou um acordo cretino que não está sendo cumprido e até a data atual não tomei conhecimento de nenhuma reação.

    Me sinto um escravo que trabalha de graça, sem direito, sem honra,sem cidadania!

    Preciso fazer alguma coisa capaz de resolver esta situação absurda!

    Se não resolver para mim que ao menos resolva para os demais colegas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo acima, o caso do bloqueio nas contas da Galileu a fim de garantir os salários dos demitidos de dezembro de 2011 é realmente emblemático. Demonstra que nosso Judiciário está com o "rabo profundamente preso". Acho que talvez, a solução seja reunir pessoas destemidas de verdade para romper toda essa corrupção. Penso em sair da minha precária zona de conforto para tomar medidas mais radicais. Mas tal medida deve ser feita ainda que por um grupo pequeno, com inteligência, de forma a deixar algum legado concreto para a posteridade. Enquanto cedermos ao terror psicológico nada, eu disse nada vai mudar neste país.

      Excluir
    2. Amigo, pode contar comigo. No momento estou com algumas dificuldades mas há muitos questionamentos para ser feito. Não estou em nenhuma zona de conforto mas também não entrei na guerra como deveria. O rabo preso deve ter forte relação com o patrimônio de 1,6 bilhões.

      Vamos manter contato. Pense na melhor forma de fazermos isto. Vamos nos juntar ao Professor Brasileiro. Sinto que o melhor caminho não é o abatimento mas sim transformar todo o nosso sofrimento e indignação em energia para combater com eficiência e inteligência todos estes bandidos, corruptos,....

      Excluir
  12. Seria bom prender de uma só vez todos os membros da quadrilha. Para surpresa de todos, se a investigação for bem feita, descobriremos muitos quadrilheiros como coordenadores e outros tantos nas salas de aula camuflados de "professor".



    Professor Dedo-duro.

    ResponderExcluir
  13. Aparentemente, os docentes de Direito são os que menos se manifestam? Para a maioria, parece estar tudo muito bem! Claro que não estou a generalizar, no entanto, é a impressão sincera que não só eu, mas, muitos outros discentes têm. Utilizam a docência na UniverCidade como bico. Será que tal afirmação é uma "heresia"? Prezado ProfessorBrasileiro, qual sua opinião a esse respeito. Acha que a minha visão bem como de outros colegas está distorcida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado discente,

      Sou um docente de Direito. Tenho outras fontes de renda com meu trabalho autônomo e docência em outra universidade. A dissidência não é exclusividade de um ou outro curso, mas com a consciência de cada um. Cuidado com a generalização. Toda generalização é fonte de preconceito. Fui contra a suspensão da greve e não fui o único.

      Excluir
    2. Também concordo que generalizações não sejam aconselháveis. É uma questão de caráter, dos princípios cultivados por cada um independente da profissão que exerce. Porém chama a atenção e me preocupa a quantidade de professores de direito dotados de péssimo caráter. Por outro lado o silêncio pode ser uma proteção em virtude das conhecidas perseguições e armadilhas montadas a partir do ambiente de sala de aula, inclusive com a cooperação de discentes ou de falsos discentes, vai saber. As pessoas percebem e se silenciam principalmente pela dificuldade de comprovar estas práticas.

      Excluir
  14. Sou aluna do curso de Direito da UC (Gonçalves Dias),

    Eu e meus colegas fomos à faculdade, nesta manhã de quarta-feira à toa, assistir a uma aula de 4 tempos cujo docente responsável por ministrar a disciplina em questão não compareceu. Ligou às 8 h da manhã informando, que, iria se ausentar. Quero solicitar anonimamente por motivos evidentes ao estimado professor, que sempre que possível nos avise com antecedência de sua ausência, pois gasto dinheiro com passagem, pego quatro conduções, duas de ida e duas de volta, e, trabalho em um bairro muito, mas, muito distante do centro do Rio. Eu sei que pode ter ocorrido um evento de força maior ou fortuito(como queiram), de modo a impossibilitar na véspera o referido docente em comparecer na instituição. Entretanto, como estamos em "estado de greve" a minha reivindicação é perfeitamente justificável. Considerando que, esse tal "estado de greve" ainda é algo indefinido, dando margem a diversas interpretações, como por exemplo, "ministra aula quem estiver a fim de ministrar", "ficar em cima do muro", ou " um eufemismo para não ter que admitir que a maioria é frouxa mesmo". Apenas, quero deixar registrado aqui minha reivindicação, na esperança, obviamente, que o docente venha a ler o presente texto, não p/ ficar ressentido conosco, mas, para minimizar o clima tão desgastado em função das canalhices da Galileo, com todos nós(docentes, discentes e adm). Ele, por exemplo, pode ter sido contra a suspensão da greve, mas, a maioria a favor, ainda que tacitamente. Particularmente, acho totalmente nonsense o atual "estado de greve".

    ResponderExcluir
  15. Demissões de administrativos na UGF. Disseram que não iriam demitir. Nem o Reitor sabia.
    Prometeram que não iriam demitir e o fizeram com o MEC lá dentro.
    Agora, vamos aguardar o mes de junho para ver se terão a cara de pau de demitir mais docentes.
    Enquanto isso, o passivo trabalhista só aumenta!

    ResponderExcluir
  16. HAHAHA...

    professores de Direito de terninho, gravatinha e acessórios com livros de 1000 páginas cada, debaixo do braço... subindo 8 andares de escada na Gonçalves Dias... que lindo.... que meigo....

    Quem vai acredita em uma aula deste bundão que nem defende seus direitos trabalhistas e morais...

    Quer ter o direito de ir e vir? vai de escadas seu otários...vai ter seu direito de subir e descer também...HAHAHA

    prédios de até de 3 ou 4 andares não precisam de elevador, mas 8? sem elevador sem aulas... bandos de professores burros de carga...

    não esqueça de lavar o terno... deve esta uma catinga só depois de subir e descer 8 andares de escadas.. hahaha...

    Prof. HAHAHA...

    só rindo mesmo.. como estes professores são frouxos...

    ResponderExcluir
  17. Queria ser a comiÇão paritária do MEC subindo 8 andares de escadas.. HAHAHA.....

    ResponderExcluir
  18. Anônimo24 de abril de 2013 10:16

    aluna do curso de Direito da UC (Gonçalves Dias) ->


    Queria ver a sua cara depois de pegar 4 conduções com estes ônibus assassinos do Rio de Janeiro, subindo 8 andares de escadas e sem professor na sala...ah com as mensalidades em dia...

    Temos que encher de porradas na cara desta quadrilha da Galileo Educacional...

    ResponderExcluir
  19. Olá amigos.

    Tem algumas postagens que deixo de inserir, pois ofendem as pessoas. Tudo bem que não estamos a favor daqueles que furaram greve ou dos que não lutam em prol de si mesmos e da categoria. Eu também não sou a favor.Acho que temos que ficar de frente.

    Mas não podemos usar palavras que podem prejudicar o nosso meio de comunicação. As vezes tem algumas coisas que são engraçadas e passam desapercebido, mas tem outras que xingam as pessoas e aqui no BLOG é de bom termo que tenhamos um bom jogo de cintura.

    Legal usar nosso direito de livre expressão, mas desde que sejam conforme os bons costumes, a ordem pública e a moral.

    Grande abraço e sejam bem-vindos.

    ResponderExcluir
  20. Meus queridos, acordem! O grande problema da Galileo é que ela nasceu do mesmo gene da unverCidade. Esta instituição nunca foi um centro universitário e jamais seria uma universidade, representa na verdade uma instituição política de extrema direita.

    Qualquer pessoa que destoe dos seus princípios e que seja capaz de incomodá-los, mesmo que apenas dentro da sala de aula, através da exposição de conteúdos, vai para rua.

    Eles não estão sem dinheiro!

    Isto explica a tendência do senhor Ronald de gostar de comparar o Brasil a eventuais aspectos negativos da china - Ele fez isto no vídeo postado neste blog e gravado durante manifestação dos professores com sua provocante presença - Talvez ele não saiba que pessoas de sua estirpe, na China, tem um destino bastante "justo".

    Já que ele sabe tanto sobre a China, mas tão pouco sobre o Brasil, paraíso de pilantras como ele, nós poderiamos comparar os indicadores sociais dos dois países. Será que ele tem capacidade intelectual para isso!?

    ResponderExcluir
  21. Sou discente da UniverCidade da Gonçalves. Hoje ouvi de um amigo que tb é discente da UC o seguinte argumento: a maioria dos professores optaram pela suspensão da greve para q/ os alunos não deixassem de pagar as mensalidades, pois ainda que os professores não vejam "a cor do dinheiro", os Galileos argumentariam, que, sem mensalidades ficariam ainda mais desfalcados para honrar seus compromissos. Além disso, o MEC diante da falta de receita alegada pelos gestores, atinente ao a inexistência do pagamento das mensalidades, bem como com prolongamento da greve, c/ o passar do tempo (meses) aumentaria a inadimplência, sendo (o MEC) obrigado ao fechamento da UC, e, os docentes ficariam a ver mais "navios", e, por conseguinte, cada vez mais remota a probabilidade de receberem, pelos menos, algumas das parcelas trabalhistas vencidas e vincendas. Na minha opinião, os docentes sabem que ñ receberão td aquilo a que fizeram jus. Por outro lado, inexiste greve ou "estado de greve" nas férias. Todavia, a não deflagração de uma nova greve em maio, caso não recebam os atrasados(uma parte ao menos), faz cair por terra a ideia de uma suposta "estratégia". Entre trabalhar de graça, e, uma suposta rescisão indireta, só é plausível a última. A melhor "arma" que possuem é a greve, no mínimo, p/ garantir o recebimento de algumas parcelas atrasadas. Acreditam q não podem enfrentar o "Sistema". De fato, quem estiver disposto a enfrentar o "Sistema" com veemência e voracidade, sofrerá perseguições, terá que estar disposto a "apanhar". Poucos estão dispostos a isso, mormemente, aqueles que têm filhos ou algum parente que deles dependam (ou pq é "cagão" demais). Hoje em dia o coronelismo ainda existe. Só mudou de nome. Os parlamentares são coronéis. E nós serviçais. A questão ñ é tão simples como explodir o Grupo Galileo, ou o Congresso Nacional. Mas, sim, uma mudança cultural de mentalidade. A meu ver, num primeiro momento tal mudança se dá gradualmente por meio do bom exemplo de cada um de nós cidadãos. Num segundo, c/ a união de pessoas esclarecidas e inteligentes que conhecem bem as brechas do sistema, e, obviamente, q tenham muita coragem. Será que nós estamos dispostos a ir até o fim? "Ir até o fim" significa estar disposto a morrer se for preciso. Não estou a incitar a violência física ou autotutela. Mas, sobretudo, ser correto com a própria consciência colocando e estabelecendo como premissa, mais ou menos, o pacifismo pregado por Ghandi. Lutar pelos próprios direitos sem apelar p/ a violência. Pra começo de conversa precisamos cobrar de nós mesmos uma conduta voltada para o senso de justiça cuja coletividade é beneficiada, além de nós mesmos. A maioria pensa apenas no conforto pessoal, como:comer, dormir, fazer sexo, beber, viajar p/ lindos lugares, receber elogios, mamar nas tetas do Estado etc. não há nada demais em pensar e almejar uma vida confortável. Desde que, concomitante a isso, se pense também no bem-estar da coletividade. Traduzindo, não virar escravo do egoísmo, q tem como premissa um por si e Deus por todos. Enquanto negligenciarmos essa verdade, continuaremos a sofrer. Para aqueles q acreditam no acaso e que endeusam o egoísmo essas palavras ñ têm o menor sentido.

    ResponderExcluir
  22. Terá greve em 09 de maio, caso os professores nada recebam? Ou continuarão a trabalhar de graça?

    ResponderExcluir
  23. Tudo isso é mais um engodo. Funcionários da UGF foram femitidos, prometeram que nao haveriam demissões; professores de lá reclamam que nao receberam o acordado. Com UC vai ser muito pior. Acordem, o unico caminho é a GREVE, paralisar tudo já. Chega pelo amor de deus de dar murro em ponta de faca. GREVE JÁ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caminho seria intervenção judicial se no Brasil existisse justiça! o que temos são sangue-sugas do Estado.

      Excluir
  24. E já tem professor marcando avaliação para Maio. Que país esse de "M" onde as pessoas não lutam pelos próprios direitos. Tomem vergonha nessa cara docentes da UniverCidade, pagamos uma grana para termos um semestre e teremos um bimestrezinho de "M". Sabe o que é isso? O preço da covardia!! Isso vai custar muito caro pra todo mundo!!!! Mudem a mentalidade dessa desgraça do "jeitinho brasileiro", não finjam que nada está acontecendo. Me pergunto: por que será que ônibus são "catapultados" dos viadutos, boeiros explodem "aqui e acolá", pessoas inocentes são assassinadas por balas perdidas, elevadores despencam matando pessoas inocentes, prédios desabam dizimando vidas em massa, pessoas são atropeladas e mortas por motoristas embriagados e irresponsáveis à exaustão? Esse é o preço da covardia. A apatia diante das injustiças gera mais injustiça, até que chega o momento dela atingir um ente querido nosso, um filho, uma filha, ou a nós mesmos. Não percebem que a inércia em não lutar pelos próprios direitos gera um efeito em cadeia desastroso, no qual, toda sociedade é vítima? A ausência de união entre os docentes me causa mais asno, no momento, do que todos os absurdos que diariamente assisto nos noticiários! Todos nós estamos sofrendo e não é à toa!! Não veem que têm a oportunidade e o poder de mudar isso? Não. Não conseguem enxergar o óbvio. São egoístas demais para isso. Continuem a assinar o atestado de vassalo, de lacaio, de serviçal, de escravo. Na essência, ainda estamos na Idade média, apesar de todo o avanço tecnológico. Aos docentes que foram contrários a suspensão da greve, externo toda a minha admiração, pela ombridade, pela coragem, pelo verdadeiro espírito de justiça.

    Um Discente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Discente, vc está jogando palavras ao vento! Não adianta falar para cegos, surdos e mudos.

      Excluir
  25. Querido discente, sai fora desta instituição. Ela não merece existir. Seus gestores e muitos professores que nela permanecem estão fazendo um gigantesco esforço para fali-la.

    Nesta instituição professor que mantem um bom relacionamento com os alunos é imediatamente considerado um professor bonzinho, que facilita as coisas para os alunos.

    Eles não têm capacidade para entender que quando uma grande maioria, incluindo alunos "bons e maus" (esta diferença não faz parte das minhas convicções pedagógicas mas sim deles)elogiam um professor é porque há muito mais que facilidades no trabalho do professor.

    Esta é uma instituição cheia de caçadores de bruxas às avessas. Sim, às avesas, porque os caçadores são as verdadeiras bruxas. Infelizmente a grande maioria deste caçadores de bruxas, ou, simplesmente bruxas, continuam presentes em sala de aula. ´

    É uma instituição de filosofia militar, ou melhor militarizada. Com muitos professores, coordenadores e gestores que acreditam que os estudantes têm que se virar sozinhos. Basta assustá-los, pressioná-los que todos aprendem rapidamente. Esta é sem dúvida uma pedagogia militar e totalmente ultrapassada, ou melhor, me parece que superada pelo militarismo moderno.

    Não possuem a capacidade necessária para entender que educação se contrói por múltiplos caminhos, inclusive pelo caminho do próprio exemplo e que o processo demanda tempo e respeito mútuo.

    Então é isso, a prova será em tal data e vcs tratem de se virar com o conteúdo. Talvez o professor que marcou a prova esta tentando ajudar os alunos, não sei. Mas a carga horária tem que ser cumprida, senão é outra fraude que o MEC esta fazendo "vista grossa"



    Ass: Professor Demitido Graças a Deus

    ResponderExcluir
  26. A Associação dos docentes da UniverCidade foram para Brasilia ter reunião com o MEC....

    antes disso, segundo informado pela Associação, teve "reunião secreta" em Jorge Messias do MEC e os Gestores da Galileo...

    Qual foi o assunto de tal reunião secreta? Messias vai levar mais algum para colocar a peneira na frente do Sol?

    Já levou algum para assinar a passagem para a mantenedora e destruidora Galileo....

    Agora vai levar mais algum para "pegar leve" com a Galileo?

    Brassilllzziuuuuummmmm

    ResponderExcluir
  27. Até a prefeita UGF (PIEDADE) rodou. E a Galileo afirmou que não haveria demissões.

    Esse PAÍS é um LIXO.

    ResponderExcluir
  28. E continuam as demissões no corpo administrativo da UGF e UC.

    ResponderExcluir
  29. Demissão é o de menos, quero ver receber....

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de saber se a CPI esqueceu de indiciar os gestores da UNIG (Nova Iguaçu). Não pagam nada na justiça, não pagam FGTS, como ficam os professores da UNIG?

    ResponderExcluir

O BLOG É MODERADO.

TODOS SÃO BEM-VINDOS !

Professor Brasileiro